:O Amor como elemento primordial de coesão da natureza.

"O que mantêm as frações infinitesimais unidas?

Segundo Empédocles (495 a.C. – 430 a.C.), nascido na cidade de Agrigento na Sicília, filósofo, médico, dramaturgo, materialista, ideólogo da democracia, pensador e cidadão grego, em sua busca pelas estruturas físicas que compõem o mundo material, uma força que chamou de “Amor” unia as partes para formar o todo . Ao mesmo tempo, uma força inversa (de igual intensidade), o “Ódio”, separa, divide os indivisíveis. O Amor constrói, o Ódio desconstrói. Conforme Empédocles, o Amor e o Ódio são os dois elementos universais que proporcionam o movimento de reunião e separação das substâncias. Para nosso filósofo, os opostos não se atraem, mas pelo contrário, o semelhante atrai o semelhante e o dessemelhante repulsa o dessemelhante. A força do Amor e da Discórdia existem no homem. Infelizmente a Discórdia se tornou demasiado poderosa, fato que reflete muito a existência problemática do homem. Quando é a desarmonia ou desequilíbrio que prevalece (seja na política, na saúde, no emocional etc.) é porque o Ódio está atuando".

Assim pensava Empédocles.

E, baseado nesse pensamento, podemos então afirmar que esta tenha sido a razão principal do governo petista ter dado errado: A disseminação do Ódio que só faz desconstruir.

#empédoclesliteraturafilosóficadeamoredeódio

Darcy Brito
Enviado por Darcy Brito em 30/03/2017
Reeditado em 09/05/2019
Código do texto: T5956326
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.