RESIGNAÇÃO

Resignação "é o mesmo que aceitação, uma condição de estar submisso ao desejo e vontade de outra pessoa ou da ação do destino. O sentimento de conformismo é uma das principais características da pessoa resignada, que não luta por alternativas para alterar a situação presente, resumindo-se em concordar com ela".

Sempre nos passaram que a resignação é a forma de convivermos com os nossos problemas diante da impossibilidade de superarmos. É claro que não podemos fazer nada diante da morte de alguém do nosso convívio, então, o único remédio que nos cabe é a resignação. Mas há tantas outras resignações aceitas por puro comodismo mesmo.

Então o resignar é tornar o nosso sofrimento menos pesado, é como colocarmos uma pá de cal no algo impossível de ser removido, fica mais confortável. As religiões , as auto ajudas incentivam esse tipo de comportamento. Facilita controlar os indivíduos, é um tipo de ideologia passada por séculos. É claro que a resignação já teve mais eficácia no passado, contudo, ela continua ter seus efeitos, e não é nada desprezível.

A resignação mudou suas vestimentas, ela se apresenta de uma forma tecnologizada em que um simples apertar ou teclar de botões preenche satisfatoriamente de uma maneira ilusória as necessidades das pessoas.

As redes sociais, a grande quantidade de informações que dispomos por segundos dá a sensação de que somos seres ativos, conectados com o mundo globalizado, mas como" disse o sociólogo estadunidense

em seu livro Visões da Tradição Sociológica, uma das características do nosso tempo é a visão fragmentaria do mundo"

(Sociologia para o ensino médio- Nelson Dácio Tomazi)

Então o indivíduo pensa que o mundo está em suas mãos ,que tudo está ao seu alcance. A resignação desaparece como por um encanto, como se tivesse livre, mas na verdade, o indivíduo está preso no seu imobilismo, na sua impossibilidade de mudar, e apenas levado quando bem quiser pelos interesses de quem realmente manda no sistema.

inclemente
Enviado por inclemente em 22/03/2017
Código do texto: T5948465
Classificação de conteúdo: seguro