NADA SERÁ COMO ANTES

Prólogo

Dedico este texto a quem necessita decidir, com urgência, o seu modo de viver. A quem precisa se afastar de tudo que lhe atrasa, retém seu ânimo, sua melhor performance. Às vezes, só de vez em quando, você quis acreditar e agora aconteceu um incentivo triste, mas convincente para lhe aproximar de mim e perguntar: “Como achar e seguir a trilha que me fará um ser completo, mais feliz e confiante? ”.

MINHA RESPOSTA SEM QUERER INDUZIR A UMA DECISÃO

De um modo geral somos lentos para nos declarar, apressados para brigar e relutantes na reconciliação. As relações afetivas dependem de uma boa orientação, equilíbrio e muita sorte. Suportar a aflição, os medos e a insegurança com resignação e dignidade certamente não será a melhor opção.

Convém não nos esquecermos nunca que o melhor remédio para doença social ou questões afetivas precisa ser eficaz; não basta ser amargo. Por isso posso afirmar: Tal qual amaríssimo remédio, que tem sabor desagradável, é necessário decidir!

Não será fácil, mas combine as tendências da alma e os cálculos da vida para substituir uma pessoa que já lhe trocou pelo egoísmo da insensatez e a violência do desrespeito. Faça isso sem culpas pois eu lhe conheço o suficiente para afirmar: O seu dilema jamais foi perdoar, mas confiar novamente. Por isso e depois de sua decisão, acredite: NADA SERÁ COMO ANTES.

CANCELAR A FESTA

A festa pode ser cancelada de última hora, o encontro desmarcado.... As flores vão murchar porque o humo do amor fraterno que as alimentavam acabou. E a menina de sorriso encantador, iluminado, pode nunca mais sorrir para dezenas de outras pessoas na melhor representação dos sonhos coloridos a serem realizados.

Já o marmanjo, esse homem rude, grosseiro, destemperado e insensível logo encontrará, também, seu caminho com bifurcações esparsas tais quais suas decisões confusas e improfícuas. Certamente o ser errante achará uma pessoa mais indulgente, cujo amor próprio, enfraquecido, dará vasão aos instintos primitivos de quem tem a visão estreita, obstada para enxergar apenas o que lhe convém, mas não o suficiente para se tornar um ser estável, confiável, equilibrado e amoroso.

EM BUSCA DE UM CULPADO (A)

Mas, de quem é (foi) a culpa dos desequilíbrios, das promessas fúteis, das agressões psicológicas, verbais; dos sofridos desenganos, das emoções negativas enaltecidas, dos prazeres fugazes, às vezes, fingidos; dos descontroles emocionais que, de forma atrevida e recalcitrante, instalam-se nos recônditos espaços mentais?

Quando a gente posterga um primeiro pequeno passo, uma ínfima andança, uma urgente e necessária mudança de vida, sabe-se lá, pode também estar mudando todo e completamente o rumo (meta) dos caminhos apenas e fragilmente idealizados.

CONCLUSÃO

A menina de sorriso doce e iluminado decidiu? Aprendeu com o tempo, com as decepções, o que e quem deverá melhor valorizar? Então, agora, mais do que nunca, é preciso acreditar que uma oportunidade perdida, para uma sábia, cogente e oportuna decisão, em grande parte das vezes, por mais não desejada, difícil e sofrida que seja, é uma chance desperdiçada para ser feliz para o resto da vida.

Ora, você precisa decidir não apenas por até hoje haver vivenciado uma vida abstrata, desperdiçado muito tempo de sua juventude dando cabeçadas inúteis nas relações afetivas com laços frágeis, desprovidas ou despretensiosas de bom siso.

É claro que você poderá dizer: "Essa vida de desrespeito e insegurança não tem nada a ver com meus sonhos de infância e adolescência".

– E eu Concordo! Você precisa voltar a acreditar numa verdade: Os melhores relacionamentos são aqueles que, além do amor, possuem confiança, lealdade, amizade, cumplicidade e respeito.

Creia em si mesma e se já não há o caminho florido das melhores expectativas a ser trilhado é de extrema importância seguir em frente e de cabeça erguida para assumir as rédeas do destino sem culpas, sem lamentações, compreendendo, finalmente, que a partir de hoje, depois de ler mais de uma vez este meu texto, você elevará sua autoestima, mas, NADA SERÁ COMO ANTES.