A LIBERDADE... A VONTADE... "O estudo da MEDULA ÓSSEA é FUNDAMENTAL para as pesquisas sobre a AUTO-HEMOTERAPIA" (J. M. C.) - 1ª parte - TEORIA da CONSPIRAÇÃO - 21ª parte.

AUTO-HEMOTERAPIA, Dr. Fleming e sua PANACEIA*...

Artigo Extra.

TEORIA da CONSPIRAÇÃO – (21ª parte).

"O estudo da MEDULA ÓSSEA é FUNDAMENTAL para as pesquisas sobre a AUTO-HEMOTERAPIA". (J. M. C.) – 1ª parte.

MEDULA ÓSSEA.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

“Foto: Ilustração das CÉLULAS da MEDULA ÓSSEA”.

A MEDULA ÓSSEA, (em latim Medulla ossium) também conhecida como TUTANO, é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários OSSOS e fabrica os ELEMENTOS FIGURADOS do SANGUE PERIFÉRICO como: hemácias, LEUCÓCITOS e plaquetas.

Observações do escriba:

1ª – A própria Wikipédia reconhece no texto sobre a MEDULA ÓSSEA, que é lá que são fabricadas as hemácias, as plaquetas e os LEUCÓCITOS. A informação está correta.

2ª – A Wikipédia afirma também que tais ELEMENTOS FIGURADOS são encontrados no SANGUE PERIFÉRICO. A informação está correta.

3ª – A Wikipédia afirma ainda que a MEDULA ÓSSEA é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários OSSOS. A informação também está correta.

4ª – Entre os diversos tipos de LEUCÓCITOS encontrados nos SERES HUMANOS e em OUTROS ANIMAIS, existe um tipo especial de LEUCÓCITO, que recebe o nome de MACRÓFAGO.

5ª – Os chamados MACRÓFAGOS também são fabricados na MEDULA ÓSSEA.

6ª – Emboras as hemácias, as plaquetas e os LEUCÓCITOS sejam encontrados no SANGUE PERIFÉRICO, os MACRÓFAGOS não são encontrados no SANGUE PERIFÉRICO.

7ª – Embora também sejam fabricados na MEDULA ÓSSEA, os MACRÓFAGOS são encontrados no TECIDO CONJUNTIVO FROUXO, e, eles existem em todos os SERES HUMANOS e também em MUITOS OUTROS ANIMAIS.

8ª – Para se realizarem pesquisas sobre a AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), é necessário estudar a MEDULA ÓSSEA, antes da aplicação da mesma, e também depois de ser realizada tal TERAPIA COMPLEMENTAR.

9ª – Portanto, a MEDULA ÓSSEA (ou seja, o MIELOGRAMA) deve ser realizado ANTES da aplicação da AUTO-HEMOTERAPIA (AHT), e DEPOIS da aplicação da AUTO-HEMOTERAPIA (AHT).

10ª – O estudo do MIELOGRAMA é fundamental para as pesquisas sobre a AUTO-HEMOTERAPIA (AHT).

A MEDULA ÓSSEA é um ÓRGÃO HEMATOPOIÉTICO. Ela é constituída pelas linhagens que originam os três elementos citados acima, de CÉLULAS que tomam parte na fabricação do osso (osteoblastos e osteoclastos), de CÉLULAS e FIBRAS que compõem uma malha para sustentar todas as CÉLULAS referidas (FIBRAS e CÉLULAS RETICULARES).

É onde estão as CÉLULAS PROGENITORAS das CÉLULAS SANGUÍNEAS.

Observação do escriba: Acrescentamos nós: - É onde também estão as CÉLULAS PROGENITORAS dos MACRÓFAGOS.

Ali também têm origem as alterações que vão ser responsáveis por inúmeras doenças.

No homem adulto sadio produz cerca de 2,5 bilhões de eritrócitos, 2,5 bilhões de plaquetas e 1,0 bilhão de granulócitos para cada quilograma de sua massa corporal.

A MEDULA ÓSSEA é constituída por um TECIDO esponjoso MOLE localizado no interior dos OSSOS longos.

É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos (Eritrócitos), glóbulos brancos (LEUCÓCITOS) e plaquetas (Trombócitos).

Observação do escriba: Acrescentamos nós: - É NELA que o organismo também produz todos os MACRÓFAGOS.

Estes componentes do SANGUE são renovados continuamente e a MEDULA ÓSSEA é quem se encarrega desta renovação.

Trata-se portanto de um tecido de grande atividade evidenciada pelo grande número de MULTIPLICAÇÕES CELULARES.

A MEDULA ÓSSEA mantém-se em atividade intensa e ininterrupta para produzir CÉLULAS SANGUÍNEAS e para isso depende de abundante e contínuo suprimento de substâncias.

Observações do escriba:

1ª - Acrescentamos nós: - A MEDULA ÓSSEA mantém-se em atividade intensa e ininterrupta para TAMBÉM PRODUZIR MACRÓFAGOS.

2ª – Com a aplicação da AUTO-HEMOTERAPIA (AHT) a MEDULA ÓSSEA aumenta a atividade ainda mais, no sentido de FABRICAR mais MACRÓFAGOS.

Para elaborar novos glóbulos vermelhos ela aproveita restos de glóbulos vermelhos envelhecidos e destruídos, ferro contido na hemoglobina é reaproveitado.

ANATOMIA e TIPOS.

Ao nascermos todos os nossos OSSOS contêm MEDULA capaz de produzir SANGUE: a "MEDULA VERMELHA ".

Com a passagem dos anos, a maior parte da MEDULA vai perdendo sua função, sendo substituída por TECIDO gorduroso que passa a ser chamada de "MEDULA AMARELA ".

No adulto apenas alguns OSSOS continuam exercendo essa função: as costelas, o corpo das vértebras, as partes esponjosas de alguns OSSOS curtos e das extremidades dos OSSOS longos dos membros superiores e inferiores, assim como o interior dos OSSOS do crânio e do esterno.

Os outros OSSOS do esqueleto do adulto possuem MEDULA AMARELA e portanto, em condições normais, são incapazes de produzir SANGUE.

Quando há uma necessidade maior, como no caso de uma anemia, parte desta MEDULA ÓSSEA AMARELA pode voltar a produzir CÉLULAS SANGUÍNEAS.

ESTROMA.

CÉLULAS-TRONCO.

São um conjunto CELULAR capaz de se transformar em qualquer tipo CELULAR do nosso organismo, podem ser adultas, com funções limitadas, ou embrionárias, tendo a função pluripotente, ou seja, se transformar em qualquer tipo CELULAR do nosso organismo.

A MEDULA ÓSSEA contém CÉLULAS-TRONCO, que pode originar qualquer outra parte do corpo, inclusive a PLACENTA.

DOENÇAS envolvendo a MEDULA ÓSSEA:

Diversas doenças podem alterar a arquitetura da MEDULA ÓSSEA. Entre elas se destacam:

• Aplasia de medula óssea.

• Síndrome mielodisplásica.

• Anemia aplástica.

• LEUCEMIA.

• Leucemia mieloide aguda.

• Trombofilia.

• Mieloma múltiplo.

• LINFOMA.

DOAÇÃO e TRANSPLANTE de MEDULA ÓSSEA.

“Foto: MEDULA ÓSSEA sendo retirada”.

Ver artigo principal: TRANSPLANTE de MEDULA ÓSSEA.

A MEDULA ÓSSEA também pode ser DOADA para TRANSPLANTE. O processo baseia-se no TANSPLANTE das CÉLULAS HEMATOPOIÉTICAS.

EXAME de MEDULA ÓSSEA.

Ver artigo principal: MIELOGRAMA.

Diversos exames de MEDULA ÓSSEA podem ser realizados através de BIÓPSIA para diagnóstico de uma doença.

NOTAS e REFERÊNCIAS.

1 - JUNQUEIRA, L. C. CARNEIRO, José. Histologia Básica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

VER TAMBÉM.

- LEUCEMIA.

- Leucemia mielóide aguda.

- TRANSPLANTE de MEDULA ÓSSEA.

CATEGORIAS:

- SISTEMA LINFÁTICO.

- SISTEMA IMUNOLÓGICO.

- Sistema Circulatório.

Observações do escriba:

1ª – Sobre a LEUCEMIA, iremos abordar o “tema” de uma maneira “televisiva”.

2ª – Salta aos olhos de todos que o SISTEMA IMUNOLÓGICO faz parte das “categorias”, quando estudamos a MEDULA ÓSSEA. E não poderia ser diferente. Portanto deveria ser estudado por IMUNOLOGISTAS.

3ª – O Sistema Circulatório está “dominado” pelos chamados “Hematologistas”.

4ª – O SISTEMA LINFÁTICO está “dominado” pelos chamados “Hematologistas” e pelos chamados “Oncologistas”. Uma espécie de parceria público-privada. Deveria ser uma atribuição também dos IMUNOLOGISTAS. Mais, para estes, as portas estão fechadas.

Esta página foi modificada pela última vez às 20h15min de 29 de junho de 2016.

A luta contra a debilitante POLIOMIELITE (paralisia infantil) continua, e a luta a favor da inofensiva AUTO-HEMOTERPIA (AHT), também continua.

PANACEIA* - UM SER SUPERIOR mandou mudar a “mensagem”.

Se DEUS nos permitir voltaremos outro dia ou a qualquer momento. Boa leitura, boa saúde, pensamentos positivos e BOM DIA.

ARACAJU, capital do Estado de SERGIPE (Ex-PAÍS do FORRÓ e futuro “PAÍS da BOMBA ATÔMICA”), localizado no BRASIL, Ex-PAÍS dos fumantes de CIGARROS e futuro “PAÍS dos MACONHEIROS”. Quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017.

Jorge Martins Cardoso – Médico – CREMESE – 573.

Fontes: (1) – Wikipédia. (2) - Outras fontes.