COMO POTENCIALIZAR O JEJUM

“Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará. E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse.” (Isaías 40:4,5)

PORQUÊ

Não foi uma nem duas vezes que me perguntaram porquê coisas ruins acontecem a pessoas boas. Independente de onde morem, ou quem sejam. Existem algumas respostas a respeito disso.

O PECADO NO MUNDO

Um dos problemas de acontecerem coisas ruins a pessoas boas, e o que nos atinge diretamente: Por que acontecem coisas ruins a cristãos? É o pecado no mundo. O pecado é como uma enorme doença maligna que impregnou tudo e todos e afetou nossa capacidade de acertar, assim como a nossa capacidade de ser feliz.

INFLUENCIADOS PELA NOSSA SOCIEDADE

Eu já pensei bastante a respeito de ser uma boa pessoa e agir corretamente e mesmo assim, ainda acontecerem coisas ruins. O Brasil nunca foi um país calmo, como poderíamos imaginar a uma primeira vista ciscunstancial, é só rever a história, mas nos últimos anos temos visto uma piora muito grande e que não decresce, só aumenta. A nossa sociedade, seja no Sudão do Sul, na India, na Venezuela, ou no interior de Mato Grosso, ou no Canadá, nos influencia para o bem ou para o mal. Não dá pra fugir do desemprego onde o desemprego só aumenta, assim como não dá pra viver num país em guerra.

O QUE FAREI PARA MUDAR A MINHA HISTÓRIA?

A grande questão que me fez escrever isso é, sabendo que a sociedade nos influencia e nos molda, o que faremos a respeito a isso? A questão não é saber que está tudo ruim, mas o que é que faremos, como reagiremos. Nós sempre vamos ter duas opções: Fugir ou ficar e lutar.

Para alguns cristãos não muito firmes existe a possibilidade de que ele possa deixar o Evangelho, se achar que nada está dando certo. Mas essa possibilidade é algo impensável quando você entende que somos, não apenas freqüentadores de Igreja, mas feito filhos de Deus. Como é que você feito um filho, vai agora deixar de ser filho? Filho é filho, pra sempre e acabou.

Sempre vai haver a possibilidade da pessoa casar e se não der certo com um ano eu separo. Você pode mesmo fazer isso, a questão é, você deve? Fugir é muito fácil, ficar e lutar é difícil. As pessoas podem fugir das suas situações se embebedando, ou se drogando, ou se prostituindo e podem levar suas vidas assim ,as o problema não estará resolvido, talvez ele piore muito.

Mas vamos pensar que somos corajosos e vamos enfrentar o problema, como então fazer isso? Eu pensei algumas coisas.

ORAÇÃO

Já sabemos o valor da oração e que Deus promete responder positivamente as nossas orações, se obedecermos alguns requisitos como andar com ele e andar em santidade. Nessas ultimas semanas me subiu ao coração a necessidade de potencializar a oração. Como é que a gente potencializa a oração, para que aquilo que Deus promete que virá venha rápido. Se eu orar, vai vir, mas pode demorar um pouco, mas e se a minha necessidade for tal que eu preciso disso pra ontem? Como potencializar a minha oração para que venha o mais rápido possível a boa resposta de Deus.

JEJUM

A resposta a potencializar a oração é jejuar, enquanto se ora. Nós já aprendemos algumas coisas a respeito do jejum e só vou chover no molhado.

1- O jejum é para ajudar na oração. Jejum sem oração não é jejum.

2- A Bíblia nos mostra várias vezes o jejum, mas o que mais parece funcionar é o jejum prolongado. O jejum de um único dia tem uma força, mas o jejum de vários dias é mais potente, ou é potencializado. Ou seja, dá pra potencializar o jejum, dar mais poder a ele, mais potência, dá, jejuando vários dias seguidos. Eu já tenho feito isso, jejuar por um único propósito vários dias seguidos e aconselho você a pensar no jejum como algo de muitos dias e não só de um dia. Eu tenho ficado em jejum pela manhã e mais ou menos lá pelas 13.00hs eu tenho entregado. Não deveria falar, porém só para ajudar alguém, vai que eu consiga, nesse minuto estou a 7 dias em jejum pela manhã.

3- No jejum devem acontecer algumas coisas. Oração, leitura e estudo da Palavra, dependência, apresentar claramente os seus problemas a Deus, perdoar, ficar em santidade, estar atento a qualquer resposta de Deus.

4- Por isso tudo anterior, fica comprovado que praticamente não dá pra jejuar trabalhando. No trabalho, se você estiver em jejum, vai dar para ler a Palavra, meditar nela, orar alto, o que é clamar? No trabalho você poderá por exemplo colocar uma pregação e ouvir? Se sim, então você é um privilegiado. Mas no geral não dá.

5- Beba água quando jejuar. Chupe uma balinha por causa do mau hálito. Escove o dente. Num jejum prolongado as toxinas do corpo saem e poderemos ficar com um mau hálito. Uma balinha não vai fazer você quebrar um jejum. Pense nela como um remédio.

REDIRECIONADO PARA A ADORAÇÃO

Nesses dias eu estive compartilhando com um pastor amigo, algumas coisas que nos sobrevêm quando estamos em jejum. O irmão me disse que certa vez fez um jejum de 30 dias das 6 da manhã até as 18 horas, em prol de um emprego, pois à época estava desempregado. Um presbítero amigo de uma vila onde morava, me disse que ficou quase quinze dias num jejum completo de vinte e quatro horas.

Mas o irmão Pastor me falou algo que eu nem tinha pensado sobre o jejum. Ele me falou que tem que ter oração, separação, não dá pra jejuar no meio de um monte de gente, por exemplo, que não sejam cristãos, por isso é bom fazer o jejum em casa. Tem que ter leitura da Bíblia, estudo e... Adoração. Cantoria, louvor etc.

Eu jejuo a muito tempo e você acredita que não tinha pensado nisso? A bíblia não nos mostra claramente que tem que haver adoração no momento do jejum, mas pensando bem, tem sim. Como é que não pensei nisso antes.

Então o jejum é praticamente um culto entre você e Deus. Deve ter oração, consagração, palavra e adoração.

CONCLUSÃO

O mundo está em pecado, a situação de muitos países está calamitosa, nossa situação atual pode não ser das melhores, e podemos sim, fugir dos nossos problemas, entretanto poderemos ficar e lutar. Deus ouve a oração. O jejum potencializa a oração. Jejum prolongado potencializa o jejum comum. A adoração potencializa qualquer jejum. Está ai, descrito a rota da vitória. A partir daí você pode esperar manifestações do Espírito Santo, derramamento de poder, revelações e a sua situação sendo solucionada na direção de Deus.

Fique na Paz.

pslarios
Enviado por pslarios em 21/02/2017
Código do texto: T5919449
Classificação de conteúdo: seguro