Vida efêmera

Qual o tempo do qual poderíamos dizer ter sido uma vida efêmera? Para um ser humano viver cem anos é longa vida. Mas, e para um inseto? A relatividade da existência extrapola a nossa compreensão.

Há ser no reino animal cujo tempo de existência é limitado a um momento. E isso não contando de um possível acidente, como o de um filhote servir de repasto para um predador.

Apesar da fragilidade de algumas espécies, elas subsistem, cumprindo o seu papel na cadeia alimentar.

E o ser humano, embora com todo conhecimento que tem, está susceptível a desaparecer de sobre este globo terrestre.

Segundo os relatos bíblicos, Adão, o primeiro homem, viveu quase um milênio. E só não viveu o seu primeiro dia milenar devido ter falhado, razão porque morreu, como Deus o havia prevenido.

Isso não é crível pela maioria dos humanos. Mas uma minoria crê não só que ele tenha vivido tanto, como que seja possível ela viver eternamente. Embora que, desse universo, só uma minoria alcançará o que crê e deseja, devido ao mesmo que aconteceu ao primeiro humano, ou seja, a não obediência a Deus.

O segredo é esse, obediência ao que Deus determina e constante nas Sagradas escrituras. Esse é o caminho no qual se resume a vida eterna, e que João resume bem sinteticamente, dizendo: “E sei que os seus mandamentos são a vida eterna”. Jo. 12:50. Primeira parte.

Oli Prestes

Missionário