FORMAÇÃO CONTINUADA: Uma Visão Lúdica na Educação Infantil

RESUMO: O artigo tem como objetivo estudar a educação continuada, como um processo que aprimora o conhecimento dos professores que trabalham com a educação infantil; com crianças de zero a quatro anos, utilizando a forma lúdica, com o objetivo de desenvolvimento de suas habilidades. Evidenciou-se no decorrer da leitura que varias são as formas de buscar aperfeiçoamento podemos encontrar em palestras, pequenos seminários e durante toda a vida. Por isso afirma-se que a educação infantil por tratar-se da primeira fase da educação básica necessita de um acompanhamento de um profissional que está a todo o momento buscando uma formação continuada, pois, fica constatado que ambos estão em constante evolução e transformação, tanto psicologicamente quanto socialmente.

Palavras- chave: Educação Infantil. Formação. Lúdico.

1 INTRODUÇÃO

Partindo do princípio que o educador possui a responsabilidade de se formar e buscar formação continuada, por ser essencial a sua profissão, devendo este processo ser permanente no seu desenvolvimento profissional, conforme é frisado legalmente na Lei 9.394/96 ( Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

Várias são as formas de alcançar uma formação continuada, podemos encontrá-la em palestras, pequenos seminários; e por toda uma vida acadêmica.

A educação infantil é a primeira fase da educação básica, contribuindo para o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança, completando a ação da família e da comunidade. Esta etapa é fundamental para o sucesso escolar no tempo posterior.

O universo infantil é caracterizado por uma forte presença das atividades lúdicas, como aliado no processo de desenvolvimento da criança e apropriação de conhecimentos. Pergunta-se: Como a formação continuada pode contribuir nas aulas do professor de educação infantil?

Mediante o exposto objetiva-se encontrar meios para responder os questionamentos que esse artigo propõe-se, com uma pesquisa bibliográfica e pragmática.

Por ter um enfoque histórico, os brinquedos e as atividades lúdicas foram responsáveis por transmissão de cultura de uma geração para outra. Este artigo justifica-se por entender tanto a criança como os professores vivem em permanente formação e se desenvolvem em diferentes contextos e ambientes. De modo que, para construção de sua identidade é de fundamental importância.

2 EDUCAÇÃO CONTINUADA

Educação continuada é um programa elaborado com o objetivo de aprimorar e ou aperfeiçoar os conhecimentos dos professores da área de educação infantil. Corroborando, Sardinha et al, 2013 dizem que a educação continuada como fator influenciador do aprimoramento profissional. Ela está em articulação com o trabalho educativo na Educação Infantil, pautado no eixo das interações e brincadeiras e, portanto, buscamos compreender como se configuram as pesquisas que associam a tríade referente à formação continuada, ao brincar e à Educação Infantil. (SOARES, COCO e VENTORIM, 2016).

Qualificar os profissionais implica instigá-los a se conhecerem e se aprofundarem no movimento permanente e sistemático de construção do conhecimento. A troca deste conhecimento professor-aluno e aluno-professor exige uma seriedade e um preparo que segundo Paulo Freire ( 1997, p.37) é,

“ensinar exige respeito aos saberes dos educandos, criticidade, pesquisa, estética, e ética, risco, aceitação do novo, rejeição a qualquer discriminação, reflexão sobre a pratica, reconhecimento e ascensão a identidade cultural, segurança, competência profissional, generosidade, comprometimento, autoridades, tomada consciente de decisão, disponibilidade para o dialogo, curiosidade, alegria, esperança, convicção que a mudança e possível e, entre outras coisas, querem bem aos outros.”

2.1 EDUCAÇÃO INFANTIL

A educação infantil, como dever do Estado, é um direito de todas as crianças sem necessidade de requisito ou seleção. São oferecidas em creches para crianças até três anos, pré-escolar para crianças de quatro e cinco anos, escolas, centros ou núcleos de educação infantil. Segundo o Ministério da Educação, 2013,

“A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é um direito humano e social de todas as crianças até seis anos de idade, sem distinção alguma decorrente de origem geográfica, caracteres do fenótipo (cor da pele, traços de rosto e cabelo), da etnia, nacionalidade, sexo, de deficiência física ou mental, nível socioeconômico ou classe social.”

Geralmente acontece em jornada parcial ou integral, por meio de praticas pedagógicas cotidianas. Para a matricula na educação infantil é necessário que a criança tenha a partir de quatro anos de idade completados em trinta e um de março do ano que ocorrer a matrícula.

3 LÚDICO

De acordo com Gusso e Schartz (2005) o ser humano nasce e cresce com necessidade de brincar e assim consegue desenvolver potencialidades, assim como trabalhar suas limitações com habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas.

O lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano. Os jogos e brinquedos fazem parte da infância das crianças, onde a realidade e o faz de conta intercalam-se. No mundo da criança há fantasia, faz de conta, sonhar e descobrir (MALAQUIAS; RIBEIRO, 2013). Por esses motivos pensamos que a imagem artística é imprescindível no ambiente escolar, especialmente na educação infantil porque:

“a arte das crianças de dois a oito anos realmente parece ser espontânea florescendo de fontes interiores de criatividade e contendo símbolos universais. Portanto, é compreensível que maior parte da nossa atenção deva centrar-se nesses estágios de desenvolvimento” (WILSON,WILSON, 2001, P.60).

Para Malaquias; Ribeiro, 2013, a ludicidade é um grande laboratório para o desenvolvimento integral da criança que merece atenção tanto dos pais quanto dos educadores. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, na fase da infância, no âmbito da cientificidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente artigo não se esgota em si, mas teve o intuito de apresentar a temática Formação Continuada em uma visão lúdica na educação infantil. Desta forma, buscou-se evidenciar as possibilidades que se descortinam mediante ao exposto objetiva-se encontrar meios para responder os questionamentos que esse artigo propõe-se, com uma pesquisa bibliográfica e pragmática.

É importante ressaltar que o enfoque histórico dado aos brinquedos e as atividades lúdicas demonstram que são responsáveis por transmissão de cultura de uma geração para outra, auxiliando assim, na construção de sua identidade.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional Nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 16 jan de 2017.

_______. Lei Nº. 5.564 de 21 de dezembro de 1968 dispõe sobre o exercício da profissão de orien¬tador educacional. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/1950_1969/L5564.htm>.Acesso em: 16jan de 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática

educativa. 5.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção leitura)

GUSSO, S. de F.K; SCHUARTZ, M.A. A criança e o Lúdico: A importância do “Brincar”. Disponível em:

http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2005/anaisEvento/documentos/com/TCC1057.pdf.acesso em janeiro de 2017.

MALAQUIAS, M.S. RIBEIRO, S.S. A Importância Lúdica no Processo Ensino-Aprendizagem no Desenvolvimento da Infância. Set/2013

RAMOS,Z.M. Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo, Cortez. 2001.

SARDINHA, P.L.,CUZATIS,G.L. DUTRA, C.T., TAVARES,C.M.M., DANTAS,C.A.C. ANTUNES,C.E. Educação permanente, continuada e em serviço: desvendando seus conceitos. Revista eletrônica trimestral de enfermeria.n.29,jan/2013

SOARES,L.C, COCO,V. VENTORIM,S. Formação continuada na Educação Infantil:Interfaces com o brincar. Universidade Federal do Espírito Santo-UFES. Holos, jan/2016

WILSON, Brent; WILSON, Marjorie. Uma visão Iconoclasta das fontes de imagens nos desenhos das crianças. In: BARBOSA, Ana M. (org).Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2001.

Ana Lucia Guimarães e Ms.Maria Elielma dos Santos Dra. Rosângela Lemos da Silva
Enviado por Ana Lucia Guimarães em 17/01/2017
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