O ibope das celebridades vazias e o ocultamento da intelectualidade

É triste saber como que a mídia se configura. É grande o ibope para pessoas que não fazem nada de importante. Cientistas, professores, policiais e outros profissionais que lutam para deixar o dia melhor são simplesmente esquecidos.

Algumas celebridades nem são agradecidas as próprias pessoas com que fazem que elas sejam famosas. É muito insano ver casos de algum famoso cuspir ou bater em fãs, e tais fãs ainda amarem e seguirem o ídolo da vida delas. Está precisando de mais amor próprio no mundo e uma autovalorização dentro da nossa sociedade.

Devemos focar mais as nossas atenções para quem faz coisas mais importantes. Muitos artistas que estudam por vários anos, se qualificam e se esforçam por ter amor no seu trabalho não são valorizados. Os nossos cientistas não são apoiados e muitas vezes são mais valorizados no exterior (por isso muitos decidem realizar suas pesquisas fora do Brasil). Coitado dos policiais, que tem um salário péssimo, não são valorizados e odiados por parte da população. Os professores que são a base de todo o sistema, são tratados como lixo e não tem o respeito que merecem.

A população por outro lado, trata os cantores de música lixo como deuses. Tem mulheres que simplesmente fazem sucesso por mostrar a bunda na televisão e isso é tratado como normal. As crianças crescem vendo um conteúdo totalmente promíscuo e acreditam que aquilo que é o sucesso. Algo tem que ser feito para quebrar este ciclo de criar uma nação de gente de cabeça oca.

É um pouco preocupante quando sai algum material em uma revista ou um site famoso mostrando quais são os conteúdos mais acessados pelos brasileiros. É um pouco chocante saber dos sites, músicas, vídeos, programas e algumas celebridades que as pessoas mais gostam.

A cada ano percebo que o processo de alienação e a criação de zumbis não é um conto de fadas, é um processo real e visível. Muita gente não consegue se libertar de estilo de vida infortunado que segue certa linearidade. Um bom indicador do processo de alienação e emburrecimento em massa é o surgimento e a popularização de celebridades vazias, e como este conteúdo vazio é maior do que conteúdo de enriquecimento cultural útil.

Vivemos em um país de renda média, onde se possui uma camada considerável da população na pobreza ou extrema pobreza. O contraditório é que, a cultura da ostentação se tornou importante para a vida de muitas pessoas. As celebridades vazias fazem muitas pessoas desejarem coisas que elas não têm condição de comprar ou ter. O pouco que tem, que poderia ser investido em empreendedorismo, educação ou em uma poupança de segurança para se proteger de situações imprevistas. Conteúdo vazio faz com que haja uma indução ao consumo em coisas que não são necessárias e que pode pesar no orçamento. Em Economia temos um termo para designar este tipo de comportamento, que se chama efeito demonstração. Este tipo de problema existe há muito tempo, principalmente na América Latina. Hoje, pode-se traduzir efeito demonstração para uma palavra mais atual, a famosa ostentação.