DESTAQUE DE DEZEMBRO: V MOSTRA MUNICIPAL DE SAÚDE DE FORTALEZA

Com o tema “Experiências na Atenção Primária em Saúde de Fortaleza”, os dois primeiros dias de Dezembro de 2016 acolheu, com muito calor humano e alegria, a V Mostra de Saúde de Fortaleza. O evento foi realizado em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará e o apoio das diversas instituições formadoras que integram o Fórum da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Cogtes). A V Mostra contou com mais de 600 inscrições e 167 trabalhos, que foram apresentados durante os dois dias do encontro.

Na abertura da Mostra, após a vivência de acolhimento que foi conduzida pela Estratégia Cirandas da Vida, a secretária da Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, ressaltou a importância do encontro, agradeceu a presença de todos e a contribuição dos colaboradores que fazem a Atenção Primária à Saúde (APS) da Cidade, pela defesa do projeto que coloca a APS como o centro do sistema de saúde. “Estamos aqui concluindo um ciclo, vamos trocar experiências e nos qualificar cada vez mais. Todo o trabalho que fizemos em quatro anos de gestão estará pulverizado nas exposições dialogadas e nas rodas de conversas que serão apresentadas aqui. Vamos também renovar energias e o nosso compromisso com a continuidade do modelo implantado na nossa APS”, afirmou.

O coordenador de Políticas e Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Ceará (Sesa), Ivan Mendes Júnior, destacou a importância do evento como espaço de discussão de uma visão de futuro para o enfrentamento dos problemas da área da Saúde. Ele parabenizou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) pelo trabalho realizado em Fortaleza, principalmente, com a experiência com foco na APS como coordenadora da Saúde. “É muito importante que esse modelo se propague para todos os municípios do Ceará e, até mesmo, para todo o Brasil. Sabemos que a organização da APS é o canal para um sistema de saúde resolutivo”, ressaltou Ivan.

Também participaram da abertura da Mostra, o superintendente da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, Dr. Salustiano Gomes de Pinho Pessoa; a vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Sayonara Moura de Oliveira Cidade; o ex-presidente do Cosems, Jurandir Frutuoso; o gerente da Célula de Atenção Primária à Saúde, André Bonfim; e a coordenadora da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Ivanília Timbó.

No primeiro dia (01/12) da V Mostra, foram apresentados, exposições dialogadas com temas focados nos eixos Cuidado em Saúde e Educação e Promoção em Saúde. Entre os trabalhos, comporam a programação “Matriciamento em Saúde Mental e a Formação de Especialistas na APS”, “Acontecimentos na Rede de Atenção, Prevenção e Violência e Promoção da Cultura de Paz” e “Relato de Experiência: Grupo Operativo de Pacientes com Doenças Crônicas em Fortaleza”.

E a Estratégia Cirandas da Vida, logo na abertura acolheu os participantes com seu jeito vivencial e lúdico integrativo. Elias José, foi logo perguntando aos participantes que lotaram o auditório Ciro Gomes. As pessoas foram pedagogicamente provocadas provocadas a responder:

Por que a gente se mostra?

Por que a gente quer mostrar?

Por que a Saúde se mostra?

Espontaneamente os participantes deram respostas a estas perguntas chave da vivência.

E a síntese criativa foi se configurando:

O verbo Mostrar nos leva a conjugar os processos de trabalho dos sujeitos em missão. E para além do aparente, a transparência, os resultados potentes do protagonismo dos trabalhadores de saúde. Estratégias e ações da promoção, que se desdobram em trabalhos consequentes, realizados, vivenciados e mostrados.

E assim em síntese, mostrar é apontar caminhos e apresentar – dos objetivos -, o objeto concreto e também subjetivo do trabalho em saúde,que se faz desafio do viver. A missão em labuta determina os encontros apresentam, demonstram, indicam, exibem e revelam o que fazemos e somos... E somamos, compartilhamos nos processos de vida e trabalho.

Expor aos olhos, olhar e ver. Eu me exponho aos teus olhos!

Nós nos expomos pela integralidade dos olhares que convergem, que divergem, que dialogam, que brilham, que se comunicam e que juntos mostram muito mais potência.

Como causa e consequência de todos os olhares, a gente faz e se mostra, que a gente mostra e faz o caminho mais seguro para a paz.

O caminho mais seguro para a paz... você quer saber?

- Sou eu, é você, somos nós!

O caminho mais seguro para a paz, é o abraço que se dá e que troca, que me convoca, que nos convoca, que se faz mostra e que me leva até você!

A síntese se fez em vivência de abraços e olhares de acolher:

FOI PRA VOCÊ QUE EU GUARDEI

TODA PAZ QUE HÁ EM MIM

TODA PAZ QUE HÁ EM MIM

FOI PRA VOCÊ QUE EU GUARDEI

FOI PRA VOCÊ QUE EU GUARDEI

TODO AMOR QUE HÁ EM MIM

TODO AMOR QUE HÁ EM MIM

FOI PRA VOCÊ QUE EU GUARDEI

Em seguida foi a mesa de abertura e a fala expositiva do Dr. Jurandir Frutuoso, diretor executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que abordou de forma vivencial o tema norteador da V Mostra: “Experiencias na Atenção Primária.

Como resultado, a V Mostra premiou 17 trabalhos, dos 167 inscritos e teve cerca de 640 participantes, entre gestores, alunos e demais profissionais da área de Saúde. Foram dois dias plenos de atividades que deram uma dimensão do universo de experiências desenvolvidas pelos trabalhadores, estores e estudantes, no contexto dos territórios e da rede de saúde de Fortaleza.

Na avaliação da coordenadora da Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação à Saúde (COGTES) da SMS, Ivanília Timbó, a Mostra superou todas as expectativas, tanto de público participante como de trabalhos inscritos e apresentados. “O resultado é extremamente motivador, isso prova que os nossos profissionais têm grandes trabalhos a serem apresentados e que querem participar. As mesas redondas foram ovacionadas e os temas abordados, além de importantes, refletem de fato as nossas realidade e necessidades”, pontuou Ivanília.

O segundo e último dia da Mostra, que teve como tema neste ano “Experiências na Atenção Primária em Saúde de Fortaleza”, foi marcado pela apresentação de trabalhos, rodas de conversa, videoconferências e mesas redondas abordando as temáticas: Experiências locais de Inovação em Saúde e O poder da prática dos profissionais no território, além da palestra sobre “As perspectivas para o Sistema Único de Saúde-SUS”, ministrada pelo doutor em Saúde Pública, Arnaldo Ribeiro Costa Lima e mediada pela coordenadora de Políticas e Organização das Redes de Atenção à Saúde (Copas) da SMS, Imaculada Fonseca.

Para o médico da Estratégia Saúde da Família do Posto de Saúde Dom Aloísio Lorscheider, Paulo Sávio Magalhães, um dos autores do trabalho que abordou a temática “PET-Saúde/Gradua SUS”, a realização desse encontro foi de grande importância para promover a troca de experiências entre os profissionais da rede. “Durante esse evento, eu tive a oportunidade de conhecer grandes trabalhos de colegas que estão empenhados em promover a humanização e valorização do SUS e que vão muito além do modelo centrado de atendimento, implantando alternativas terapêuticas para o tratamento de algumas doenças, por exemplo,” avaliou o participante.

Já a dentista do Posto de Saúde Anísio Teixeira, Veruska Queiroz, autora do trabalho “Marola do SUS”, um dos premiados do evento, ressaltou que “esse momento é de suma importância para ampliar o conhecimento e divulgar o que está acontecendo, pois a partir dessa divulgação, temos a oportunidade de expandir para as demais unidades as ideias positivas que já foram colocadas em práticas e que estão dando certo”.

A V Mostra Municipal de Saúde Fortaleza foi encerrada com a fala de agradecimento da comissão organizadora dos representantes da Copas e COGTES da SMS e com a entrega de prêmios aos 17 trabalhos eleitos nas categorias; exposição dialogada (cinco trabalhos premiados), roda de conversa (quatro trabalhos premiados) e do Curso de Especialização de Gestão em Saúde na Atenção Primária (oito trabalhos premiados).

Segundo uma das premiadas, Tânia Morais, autora do trabalho “Blitz e caminhada pelo Outubro Rosa: Ação pela Promoção à Saúde da Mulher”, “essa premiação é uma forma de reconhecimento ao trabalho que vem sendo construído diariamente pelos profissionais dentro das unidades de saúde e na comunidade. Esse é também um momento de reunir os nossos esforços e os trabalhos que construímos em nome da melhoria do SUS, além de promover a interdisciplinaridade e intersetorialidade”, concluiu a enfermeira do Posto de Saúde Paulo de Melo Machado.

Além de todos os trabalhos mostrados, debates e exposições, a V Mostra dedicou aos participantes um espaço de cuidado em práticas integrativas e populares de saúde, que foi organizado pelo Espaço Ekobé. Os participantes receberam os cuidados integrativos em saúde. O Espaço Ekobé funciona no Campus da Universidade Estadual do Ceará e parte dos seus cuidadores integra a Estratégia Cirandas da Vida.