O valor da Vida

Esta semana fui convidada a refletir a respeito do valor da vida e a dignidade humana. Percebi o quanto é difícil tratar do assunto. Às vezes valemos muito, outras vezes: nada.

Pare para pensar o quanto vale a sua vida. Pense no quanto você tem para viver, quantos momentos a vivenciar, o quanto você seria capaz de pagar, o que seria capaz de fazer, para que o seu direito à vida não fosse negado. E pense também, quantas vezes é negado a vida a alguém...

Nega-se a vida na guerra, na disputa pelo poder.

Nega-se a vida na intolerância, no preconceito.

Nega-se a vida na falta de atendimento na área da saúde, no descaso.

Em palavras mal proferidas, na falta de compaixão com o próximo, nega-se a vida.

No julgamento, na falta de amor pela própria vida...

É negado a vida àqueles que nem tiveram a oportunidade de viver, como se a vida não valesse nada. Como se a vida pudesse ser substituída por outra coisa, de valor equivalente, como também critica Dorrit Harazim.

A vida é um dom precioso que Deus nos oferece. Façamos bom uso dela, vivamos para que a vida perdure. Não apenas a nossa, mas de todos que na Terra vivem. Viva pela vida de seu irmão. Julgamos demais a vida alheia, o seu valor, mas esquecemos de viver nos preceitos divinos, e no quão bom é o amor. No inestimável valor que o amor( a si, ao próximo) agrega a vida humana!

Para ler o artigo de Dorrit Harazim:

<http://oglobo.globo.com/opiniao/quanto-vale-uma-vida-humana-15140396>