A Descaracterização do Texto ou A Poesia
(Expressando minha indignação com a literatura)
_____§§_____
O Recanto das Letras abriu portas para escritores e poetas amadores e profissionais da área, além de pessoas que tomaram gosto ou hábitos pela literatura, visando assim formar novos talentos segundo minha análise. O Recanto das Letras também tem suas regras e suas exigências bem como "Termos" "Licensa de Uso" "Autoria" "Classificação de Conteúdo" entre outros, visando proteger seu interesses para com os leitores e visitantes. Mas dentro das regras e exigências do RL não se proíbe não se corrige e nem impedem que textos publicados, estejam sem correção, mal interpretados ou mesmo fora de suas respectivas colocações como Sonetos, Prosas, Cordéis, Artigos etc, sendo eles modalidade poética ou não, tendo que estas funções estão acessíveis ao escritor . Por esta razão sinto-me na obrigação de fazer esta observação. Já que seus respectivos textos estão especificados, não há razões para que um Cordel esteja no lugar de um Soneto como exemplo. Visto que tanto um quanto o outro são de elaborações diferentes.
Mas não são somente os respectivos textos que estão sendo colocados fora de seu devido lugar. Além de erros excessivos no português e palavras com desfalque de letras o que ocorre freqüentemente com amadores e profissionais incluindo "eu" algumas vezes. Mas dando-se os fatos que os textos tem a opção "corrigir" uma vez que este esteja publicado, não há razões para continuar com o texto errado, se procurar ler o que escreveu.
O que tenho observado ainda mais são coisas infindáveis que estão até abaixo do amadorismo mesmo para os "profissionais"além de que, desconstroem nossas poesias e textos. Mas é a falta de conhecimento tal qual o mesmo desnecessário, já que fazendo uso da internet você tem a opção "pesquisa" no navegador de seu computador, tablet e smatfone, para conhecer e analisar aquilo que está postando. Volto a fazer a colocação lembrando novamente que o RL é uma escola e me ajudou aprimorar o que eu escrevia e muito para que eu viesse ser um Escritor conhecido no mundo pelo meu excelente trabalho que desenvolvi e venho desenvolvendo nestes mais de 10 anos de literatura.
Como já disse por esta ser uma escola sabemos que inúmeros amadores migraram "pra cá" no intuito de aprender, no entanto não só os mesmos amadores ou alguns profissionais vem desclassificando os grandes trabalhos literários feitos ao longo dos séculos assim como seus criadores e os grandes Escritores e Poetas de todas as eras. Publicando erroneamente sem nenhuma convicção do que escreve destruindo a verdadeira classe literária que tem por si publicar e nominar suas obras.
Outras de muitas deformações textuais são as criações de novas modalidades poéticas vista na categoria "Experimental" sobreposta aos itens literários com a proposta do surgimento de novos estilos de poesia criado pelo RL. Nesta questão a deficiência começa no nome da modalidade que deixa claro que o “poeta” não sabe o que está escrevendo e nem o objetivo de tal. O que também pode ser observado é que muitas destas criações não tem um real objetivo, nem sentido, nem explicação, deixando claro que o único objetivo era criar algo para "aparecer' ou ser visto pelos colegas.
Sou criador de uma modalidade chamada “Poesía Continua” também sendo parte da categoria Experimental e que no espaço dado a Teoria Literária deixa claro as razões de sua existência http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/4359055
Deixo claro que em momento algum fiz questão de aparecer ou me exibir e muito dos meus textos é que tiveram de ser mostrados e tudo que eu ganhei foi por mérito. Tanto que dos poucos comentários que ganho deixo vir naturalmente e o meu comentário deve-se a agradecimentos ou por conta do bom trabalho elaborado que fui comentar. Mesmo que julgue-o importante. (sem desprezar aqueles que se sentem melhor com comentários adversos)
Infelizmente assim como todas as outras modalidades vem sofrendo descaracterização por falta de pesquisa e conhecimento.
Peço gentilmente aqueles que migraram para o mundo literário e que se o seu único intuito é escrever sugiro, você usar a opção “Artigo” que por mais que sejam escritas coisas do gênero “idiota” os artigos ainda vão ser artigos. Você também pode usar o item "Mensagem" que não existe uma forma explícita de comunicação desde que isso venha ser referido a mensagem ou também quem sabe um "Discurso". Por que estas modalidades permitem que sejam escritas um monte de "bobagens" ainda que acabem em discussões e controvérsias. Também peço para os “poetas” e futuros poetas, que ao criar uma poesia use a opção poesia, se assim for não conhecer a fundo as outras modalidades. Há outras questões importantes como analisar o que escreveu e as escolhas das palavras para devida criação. e para facilitar o entendimento. Lembrar que nem sempre um jogo de palavras se encaixam corretamente.
O uso proposital de abreviaturas e emotions bem como a linguagem internauta para conversações destroem e descaracterizam textos mesmos aqueles de pequena importância. Exemplos. “vc é a coisa mais linda” “ derrepente ela riu kkk” ” pq simples é melhor" ou " :) figurinha” etc.
A menos que este detalhe faça parte do conteúdo de uma abordagem como esta que estou fazendo, não tem fundamento e nem relevância.
Peço mais uma vez gentilmente aos profissionais e amadores procurem saber o que estão fazendo antes de publicarem algo. Milhões de pessoas lêem as postagens do Recanto. Milhões de pessoas querem saber como se faz um Soneto, um Cordel, um Rondel, Um Haikai e suas importâncias. E se deparam com textos e poesias sem fundamento e acabam fazendo de forma erroneamente por que leu errado, além dos absurdos assuntos sem nexo. Também faço a observação de seus nomes artísticos que muitas vezes não definem exatamente quais as pretenções dentro da literatura. Um exemplo seria alguém se intitular " Garota Selvagem" . Por mais que tenha um exelente vocábulário e dons para contos, crônicas ou poesias, Jamais se igualara a Cecilia Meireles um exemplo. Não por suas escritas mas a falta de credibilidade em função de como se intitula.
Tem pessoas que não sabem o que é um “Pensamento” que muitas vezes se resume numa frase ou um texto específico ligado a uma idéia e um entendimento óbvio ou mesmo usar sua vã-filosofia. Muitos acabam por julgar o que ele está pensando para com a categoria "Pensamentos" que tem a arte de filosofar.
Foi de minha iniciatíva encaixar junto às outras modalidades o “Provérbio” junto as categorias existentes, que trata-se de uma lógica ainda não citada, Porém concreta suficiente para não haver discutições. Olhe exemplos de Provérbio e veram que mesmo parecidos, não são Pensamentos. Isso são apenas exemplos de inúmeros erros e equívocos que vem sendo construídos no RL.
Assim como manias e vontades de "aparecer" e serem vistos, cometendo gafes e exageros. Em vez de buscarem aprimorar seus textos e temas, buscam fazer "números" colecionando textos sem fundamento, comentários de diversas pessoas quem nem mesmo aprenderam comentar (o que define bem o que ele escreve) além de muitas vezes até xingamentos. E com estes números, deixa claro suas intenções e atenções estão longe de se incluirem na literatura. Proponho que se houver interesse de receber elogios e comepensações, faça-o por merecer.
Quero me desculpar com a equipe do Recanto das Letras, que vem ao longo de anos ajudando a descobrir novos poetas, e devido meu total conhecimento acredito que tenho autonomia para expor minha indignação e fazer estas correções. Meu profissionalismo não se resume em ser um “expert” em gramática e ortografia nem mesmo me igualar a mestres da literatura como, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado, Shakeaspere, Monteiro Lobato entre outros grandes escritores da história.
Eu sou passivo de erros como qualquer um e quem me conhece sabe que caminhos trilhei para chegar até aqui como escritor, designer, cantor, compositor e fotógrafo . Apenas procuro fazer certo de forma certa como todos aqueles que estão aprendendo. Ainda que a idéia de muitos é não ser profissional estamos expondo trabalhos que se opõe aos profissionais ridicularizando obras quais tornaran-se de grande importância para nossa cultura e o aprimoramento da nossa literatura.
Meu agradecimento e minhas desculpas se em parte deste texto acabei por ofender. Mas estas são minhas observações em nome daqueles que tem feito o possível e o impossível para aprender levando muitas vezes anos para chegar a determinado conhecimento e sendo passivo de excessivas críticas para se tornar um profissional.
Não é de meu interesse nem de minha vontade rebaixar os que estão aprendendo mesmo aqueles que já sabem, mas que adquiriram conceitos que fogem a ética. O que eu procuro aqui é resgatar os valores dos grandes poetas das grandes culturas e a nossa história. Que já estão perdidas para muitos que não escrevem e muito menos lêem ou sequer tem chegado perto de um livro ou pesquisa de internet. Tenho plena convicção do que eu digo, já que em algumas palestras em faculdades vi o grau de conhecimento nem tão elevados assim para assumir um posto de um grande profissional mesmo os estudantes universitários, me deixando constrangido com perguntas de respostas óbvias para alguém como eu que mal terminou os estudos e de pouca formação. Sabemos da dificuldade de compreensão e assimilação de algumas pessoas na hora de editar ou compreender um texto, porém como já venho dizendo vale muito pesquisar e buscar entender para que melhoremos e venhamos aprimorar nossos trabalhos.
Cresci muito com isso e meu profissionalismo provém do respeito com a criação da obra e seus criadores. Represento várias instituições literárias inclusive no exterior, mas jamais deixo de citar o Recanto das Letras como espaço literário voltado a amadores e profissionais bem como simpatizantes e leitores. Quero novamente parabenizar a todos que vem desenvolvendo seus trabalhos seriamente e nos presentear com belíssimos textos. Mas vou continuar me opondo as irregularidades e deficiências de quem escreve "bobagens" e textos sem fundamento. Fica aqui meu manifesto de forma “indignatória” mas com o intuito de ver melhorias e compreensões de seus devidos textos e poesias publicados aqui ou em qualquer outro site. Uma vez que optamos por migrar para está área temos a obrigação e a função de educar e ensinar, quem quer aprender e quem vier procurar algo para ler. Uma vez que publicamos seremos vistos e analisados podendo nos expor ao ridículo a difamação e a indignação qual está dentro deste manifesto, além de usar de forma mentirosa e equivocada os textos e poesias que vão ser lidas e guardadas talvez por um leitor ou admirador da poesia que será analizado de forma certa quando quem conhece sabe que está errada. “Não podemos ser bons professores sem sequer ser bons alunos” Um abraço a todos espero que as minhas colocações ainda que em determinados momentos "grosseiras" por assim dizer, venham ser educativas e de grande serventia e aprendizado.
Obrigado a todos!
O Recanto das Letras abriu portas para escritores e poetas amadores e profissionais da área, além de pessoas que tomaram gosto ou hábitos pela literatura, visando assim formar novos talentos segundo minha análise. O Recanto das Letras também tem suas regras e suas exigências bem como "Termos" "Licensa de Uso" "Autoria" "Classificação de Conteúdo" entre outros, visando proteger seu interesses para com os leitores e visitantes. Mas dentro das regras e exigências do RL não se proíbe não se corrige e nem impedem que textos publicados, estejam sem correção, mal interpretados ou mesmo fora de suas respectivas colocações como Sonetos, Prosas, Cordéis, Artigos etc, sendo eles modalidade poética ou não, tendo que estas funções estão acessíveis ao escritor . Por esta razão sinto-me na obrigação de fazer esta observação. Já que seus respectivos textos estão especificados, não há razões para que um Cordel esteja no lugar de um Soneto como exemplo. Visto que tanto um quanto o outro são de elaborações diferentes.
Mas não são somente os respectivos textos que estão sendo colocados fora de seu devido lugar. Além de erros excessivos no português e palavras com desfalque de letras o que ocorre freqüentemente com amadores e profissionais incluindo "eu" algumas vezes. Mas dando-se os fatos que os textos tem a opção "corrigir" uma vez que este esteja publicado, não há razões para continuar com o texto errado, se procurar ler o que escreveu.
O que tenho observado ainda mais são coisas infindáveis que estão até abaixo do amadorismo mesmo para os "profissionais"além de que, desconstroem nossas poesias e textos. Mas é a falta de conhecimento tal qual o mesmo desnecessário, já que fazendo uso da internet você tem a opção "pesquisa" no navegador de seu computador, tablet e smatfone, para conhecer e analisar aquilo que está postando. Volto a fazer a colocação lembrando novamente que o RL é uma escola e me ajudou aprimorar o que eu escrevia e muito para que eu viesse ser um Escritor conhecido no mundo pelo meu excelente trabalho que desenvolvi e venho desenvolvendo nestes mais de 10 anos de literatura.
Como já disse por esta ser uma escola sabemos que inúmeros amadores migraram "pra cá" no intuito de aprender, no entanto não só os mesmos amadores ou alguns profissionais vem desclassificando os grandes trabalhos literários feitos ao longo dos séculos assim como seus criadores e os grandes Escritores e Poetas de todas as eras. Publicando erroneamente sem nenhuma convicção do que escreve destruindo a verdadeira classe literária que tem por si publicar e nominar suas obras.
Outras de muitas deformações textuais são as criações de novas modalidades poéticas vista na categoria "Experimental" sobreposta aos itens literários com a proposta do surgimento de novos estilos de poesia criado pelo RL. Nesta questão a deficiência começa no nome da modalidade que deixa claro que o “poeta” não sabe o que está escrevendo e nem o objetivo de tal. O que também pode ser observado é que muitas destas criações não tem um real objetivo, nem sentido, nem explicação, deixando claro que o único objetivo era criar algo para "aparecer' ou ser visto pelos colegas.
Sou criador de uma modalidade chamada “Poesía Continua” também sendo parte da categoria Experimental e que no espaço dado a Teoria Literária deixa claro as razões de sua existência http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/4359055
Deixo claro que em momento algum fiz questão de aparecer ou me exibir e muito dos meus textos é que tiveram de ser mostrados e tudo que eu ganhei foi por mérito. Tanto que dos poucos comentários que ganho deixo vir naturalmente e o meu comentário deve-se a agradecimentos ou por conta do bom trabalho elaborado que fui comentar. Mesmo que julgue-o importante. (sem desprezar aqueles que se sentem melhor com comentários adversos)
Infelizmente assim como todas as outras modalidades vem sofrendo descaracterização por falta de pesquisa e conhecimento.
Peço gentilmente aqueles que migraram para o mundo literário e que se o seu único intuito é escrever sugiro, você usar a opção “Artigo” que por mais que sejam escritas coisas do gênero “idiota” os artigos ainda vão ser artigos. Você também pode usar o item "Mensagem" que não existe uma forma explícita de comunicação desde que isso venha ser referido a mensagem ou também quem sabe um "Discurso". Por que estas modalidades permitem que sejam escritas um monte de "bobagens" ainda que acabem em discussões e controvérsias. Também peço para os “poetas” e futuros poetas, que ao criar uma poesia use a opção poesia, se assim for não conhecer a fundo as outras modalidades. Há outras questões importantes como analisar o que escreveu e as escolhas das palavras para devida criação. e para facilitar o entendimento. Lembrar que nem sempre um jogo de palavras se encaixam corretamente.
O uso proposital de abreviaturas e emotions bem como a linguagem internauta para conversações destroem e descaracterizam textos mesmos aqueles de pequena importância. Exemplos. “vc é a coisa mais linda” “ derrepente ela riu kkk” ” pq simples é melhor" ou " :) figurinha” etc.
A menos que este detalhe faça parte do conteúdo de uma abordagem como esta que estou fazendo, não tem fundamento e nem relevância.
Peço mais uma vez gentilmente aos profissionais e amadores procurem saber o que estão fazendo antes de publicarem algo. Milhões de pessoas lêem as postagens do Recanto. Milhões de pessoas querem saber como se faz um Soneto, um Cordel, um Rondel, Um Haikai e suas importâncias. E se deparam com textos e poesias sem fundamento e acabam fazendo de forma erroneamente por que leu errado, além dos absurdos assuntos sem nexo. Também faço a observação de seus nomes artísticos que muitas vezes não definem exatamente quais as pretenções dentro da literatura. Um exemplo seria alguém se intitular " Garota Selvagem" . Por mais que tenha um exelente vocábulário e dons para contos, crônicas ou poesias, Jamais se igualara a Cecilia Meireles um exemplo. Não por suas escritas mas a falta de credibilidade em função de como se intitula.
Tem pessoas que não sabem o que é um “Pensamento” que muitas vezes se resume numa frase ou um texto específico ligado a uma idéia e um entendimento óbvio ou mesmo usar sua vã-filosofia. Muitos acabam por julgar o que ele está pensando para com a categoria "Pensamentos" que tem a arte de filosofar.
Foi de minha iniciatíva encaixar junto às outras modalidades o “Provérbio” junto as categorias existentes, que trata-se de uma lógica ainda não citada, Porém concreta suficiente para não haver discutições. Olhe exemplos de Provérbio e veram que mesmo parecidos, não são Pensamentos. Isso são apenas exemplos de inúmeros erros e equívocos que vem sendo construídos no RL.
Assim como manias e vontades de "aparecer" e serem vistos, cometendo gafes e exageros. Em vez de buscarem aprimorar seus textos e temas, buscam fazer "números" colecionando textos sem fundamento, comentários de diversas pessoas quem nem mesmo aprenderam comentar (o que define bem o que ele escreve) além de muitas vezes até xingamentos. E com estes números, deixa claro suas intenções e atenções estão longe de se incluirem na literatura. Proponho que se houver interesse de receber elogios e comepensações, faça-o por merecer.
Quero me desculpar com a equipe do Recanto das Letras, que vem ao longo de anos ajudando a descobrir novos poetas, e devido meu total conhecimento acredito que tenho autonomia para expor minha indignação e fazer estas correções. Meu profissionalismo não se resume em ser um “expert” em gramática e ortografia nem mesmo me igualar a mestres da literatura como, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado, Shakeaspere, Monteiro Lobato entre outros grandes escritores da história.
Eu sou passivo de erros como qualquer um e quem me conhece sabe que caminhos trilhei para chegar até aqui como escritor, designer, cantor, compositor e fotógrafo . Apenas procuro fazer certo de forma certa como todos aqueles que estão aprendendo. Ainda que a idéia de muitos é não ser profissional estamos expondo trabalhos que se opõe aos profissionais ridicularizando obras quais tornaran-se de grande importância para nossa cultura e o aprimoramento da nossa literatura.
Meu agradecimento e minhas desculpas se em parte deste texto acabei por ofender. Mas estas são minhas observações em nome daqueles que tem feito o possível e o impossível para aprender levando muitas vezes anos para chegar a determinado conhecimento e sendo passivo de excessivas críticas para se tornar um profissional.
Não é de meu interesse nem de minha vontade rebaixar os que estão aprendendo mesmo aqueles que já sabem, mas que adquiriram conceitos que fogem a ética. O que eu procuro aqui é resgatar os valores dos grandes poetas das grandes culturas e a nossa história. Que já estão perdidas para muitos que não escrevem e muito menos lêem ou sequer tem chegado perto de um livro ou pesquisa de internet. Tenho plena convicção do que eu digo, já que em algumas palestras em faculdades vi o grau de conhecimento nem tão elevados assim para assumir um posto de um grande profissional mesmo os estudantes universitários, me deixando constrangido com perguntas de respostas óbvias para alguém como eu que mal terminou os estudos e de pouca formação. Sabemos da dificuldade de compreensão e assimilação de algumas pessoas na hora de editar ou compreender um texto, porém como já venho dizendo vale muito pesquisar e buscar entender para que melhoremos e venhamos aprimorar nossos trabalhos.
Cresci muito com isso e meu profissionalismo provém do respeito com a criação da obra e seus criadores. Represento várias instituições literárias inclusive no exterior, mas jamais deixo de citar o Recanto das Letras como espaço literário voltado a amadores e profissionais bem como simpatizantes e leitores. Quero novamente parabenizar a todos que vem desenvolvendo seus trabalhos seriamente e nos presentear com belíssimos textos. Mas vou continuar me opondo as irregularidades e deficiências de quem escreve "bobagens" e textos sem fundamento. Fica aqui meu manifesto de forma “indignatória” mas com o intuito de ver melhorias e compreensões de seus devidos textos e poesias publicados aqui ou em qualquer outro site. Uma vez que optamos por migrar para está área temos a obrigação e a função de educar e ensinar, quem quer aprender e quem vier procurar algo para ler. Uma vez que publicamos seremos vistos e analisados podendo nos expor ao ridículo a difamação e a indignação qual está dentro deste manifesto, além de usar de forma mentirosa e equivocada os textos e poesias que vão ser lidas e guardadas talvez por um leitor ou admirador da poesia que será analizado de forma certa quando quem conhece sabe que está errada. “Não podemos ser bons professores sem sequer ser bons alunos” Um abraço a todos espero que as minhas colocações ainda que em determinados momentos "grosseiras" por assim dizer, venham ser educativas e de grande serventia e aprendizado.
Obrigado a todos!
____§§____
Altair Feltz
Altair Feltz