Um viva às Capitus na/da vida

No meu segundo semestre de graduação em Letras Português (Licenciatura) na UFSM, cursei a disciplina Introdução aos Estudos Literários. Em dado momento do transcorrer da disciplina em questão, iniciamos um estudo minucioso da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. Pois bem, eu já havia lido tal obra no Ensino Médio e a "boa e velha" questão "Capitu traiu, ou não traiu, Bentinho?" foi a tensão centralizadora da leitura.

Eis que a nossa professora trouxe outra perspectiva de análise de Dom Casmurro, primeiramente com o deslocamento da questão centralizadora e depois, com os desdobramentos ocasionados por essa desestabilização. A questão central de Dom Casmurro, então, saiu da traição e/ou adultério feminino e chegou ao silenciamento da voz de Capitu. Decompomos cada linha desse romance, de maneira a encontrar indícios dos porquês do silenciamento da personagem Capitu. Em suma, a partir da materialidade literária, comprovamos que Capitu sempre fora silenciada por ser uma mulher que subvertia certos padrões, sobretudo os do feminino, levando em conta, sobremaneira, o período histórico representado na obra.

Ora, também há de se pontuar que, o narrador-personagem é o próprio Bentinho (já velho), enunciando o enredo e, portanto, oferecendo ao leitor, o seu ponto de vista (de um homem que se sentiu traído). Ao fim e ao cabo, podemos afirmar que, a personagem Capitu é uma mulher empoderada e em razão disso, tanto o narrador-personagem, quanto certas personagens conservadoras, a queriam calar. Se o Dia Internacional da Mulher surge como uma demanda de promoção à emancipação feminina (um incêndio criminoso, provocado por patrões de um fábrica de tecidos em Nova Iorque no ano de 1857, que matou 129 operárias que estavam em ato de greve), por que razão torná-lo um apagamento de reivindicações em prol de uma celebração, puramente comercial? Em tempos de ainda grande opressão ao feminino, deixo aqui, além de meu clamor por uma leitura desacorrentada de Dom Casmurro, a minha homenagem às mulheres de luta, às Capitus na/da vida.