Brasil Gigante

Quinto país do mundo em extensão territorial, com uma área de 8.547.403,5 km2 e distância de mais 4.000 quilômetros entre seus pontos extremos Norte-Sul e Leste-Oeste, exatos 4.394 quilômetros entre o Monte Caburaí, em Roraima, e Arroio Chuí, Rio Grande Sul, e 4.319 quilômetros entre a Ponta do Seixas, Paraíba, e a nascente do Rio Moa, no Acre, em cuja área se situam 26 estados e um Distrito Federal, com suas 27 Capitais e 5.570 municípios, podemos dizer que é realmente um Brasil Gigante.

Diante da quase impossibilidade de pisar o solo de todos os municípios, escolhi pisar o solo de cada estado, a partir de suas capitais. Um marco para aquele menino nascido na roça, no sertão do São Francisco, que imaginava que o mundo terminava na linha do horizonte. Com o passar do tempo, descobriu que “além do horizonte deve ter algum lugar bonito pra viver em paz”, como diz Roberto Carlos, numa de suas canções.

A partir da aposentadoria do casal, ambos depois dos 60 anos, este foi o foco. Se fôssemos mais jovens, com disposição para dirigir por grandes distâncias, provavelmente teríamos optado pelo automóvel. Entretanto, optamos pelo transporte aéreo, um meio mais fácil de chegarmos às capitais dos respectivos estados. Qualquer que seja a distância, chega-se no mesmo dia, conforme a disponibilidade de conexões. Assim, estamos quase fechando o ciclo, faltando um único estado a visitar, que não é ponto extremo do país. Percentualmente, significa que faltam apenas 3,70% da meta. Portanto, muito em breve, haveremos de chegar lá. E não apenas fotos, mas um novo livro surgirá.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 09/04/2016
Reeditado em 09/04/2016
Código do texto: T5599829
Classificação de conteúdo: seguro