SOLIDÃO NA INTERNET: CONTRADITÓRIO, PORÉM, UMA REALIDADE

Solidão: Estado de quem está só, sentimento de isolamento ou profundo vazio.

Nos dias atuais com a era da internet, sentir-se assim é algo praticamente extinto, correto? Errado! Mesmo com a utilização da web e as barreiras impostas pela distância amenizadas, as pessoas ainda continuam se sentindo sós, justamente porque na maioria das vezes elas abrem mão do contato físico pelo virtual, o que parece contraditório acaba causando um dos males do século XXI. Alguns usuários da grande rede a utilizam por várias horas, deixam coisas rotineiras de seu convívio social de lado e priorizam sua existência no mundo online, fazem dele morada e vivem suas vidas ali, conectadas umas as outras por perfis virtuais, colocam a interação física em segundo plano, muitas das vezes até esquecem-se dela e mesmo sem perceberem se tornam sozinhas, separadas justamente por quem teria o papel de uni-las.

A mesma internet que serve como um elo, também age como um refúgio para mascarar uma situação e afastá-lo do mundo real. De maneira silenciosa o usuário da web vai se afastando do seu círculo social (família, amigos, trabalho) se tornando uma pessoa solitária, sua vida se resume a redes sociais e “amigos” adicionados no seu perfil virtual, muitos deles desconhecidos na vida real. Como se afasta fisicamente das pessoas, prezando apenas o contato online, o usuário compulsivo da rede, se limita à relações superficiais e sem perceber passa muito tempo sozinho. Esse afastamento pode ser o início da solidão.

A convivência nessas redes causa a ilusão de se estar acompanhado ou rodeado de pessoas que sempre estarão ali, ouvindo e interessados no que acontece no seu dia-a-dia, quando na verdade a internet apenas causa uma sensação ilusória de um vazio preenchido. O usuário se entrega a esse mundo, se fechando cada vez mais para a realidade e seu ‘eu’ acaba ficando mais solitário. “Se torna uma doença, quando um indivíduo, efetivamente, não consegue mais se relacionar com as pessoas a sua volta, onde a realidade concreta se torna tão ameaçadora, que ele se refugia na internet.” (NABUCO, 2011)14.

Atualmente as relações humanas não necessitam mais de contato físico, o olho no olho ficou pra trás. As pessoas se ligam ao mundo e ao mesmo tempo se isolam dele.

Marla Freire
Enviado por Marla Freire em 12/03/2016
Reeditado em 12/03/2016
Código do texto: T5571882
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.