De uma pessoa frustada para outras nesse mesmo estado.

Somos jogados em um mundo selvagem. Não importa, em algum momento na sua vida você vai se ver no que chamará de "o maior desafio da sua vida". Mas nunca será o ultimo. A vida não nos dá um desafio e sim, desafios. Quanto mais avançamos, mais difícil será o próximo nível, o que nos fará olhar muitas vezes para trás. Olharmos para os dias que tudo parecia maravilhoso, porém não eram. Esquecemos que também haviam lutas, gigantes, montanhas para atravessarmos. Entretanto, por temos superado tudo aquilo, acreditamos que lá era melhor. Talvez até fosse, pois a dificuldade vai aumentando a cada fase da vida. O que nos desanima é a longa espera do pote de ouro no fim do arco iris. Veja, quantas pessoas você conhece que lutaram e hoje tem uma vida boa e feliz?

Quantos amigos de colégio que chegaram tão longe?

Agora olha para sua vida. Você está exatamente onde gostaria de estar?

Possivelmente não. Pela lei da meritocracia, talvez não tenha lutado o suficiente. De novo, olhe para dentro de você. Para seu passado. Será que não foi o seu suficiente?

Quantas batalhas, guerras, traições, decepções superou?

Mesmo assim se encontra de frente de mais uma. Uma que te sufoca e te faz desistir de continuar. Uma noticia triste para ti, se vencer essa, as próximas serão piores. Sim, daqui pra frente as guerras serão inimagináveis. Precisa escolher desistir agora ou continuar avançando. Como disse, a esperança do pote de ouro pode até te fazer continuar, mas em algum momento essa vontade desaparecerá. Você verá todos ganhando e chegando onde desejam e se isso não acontecer contigo, sua vontade será chutar o balde. Você até terá fé, mas a dor falará mais alto. Nesse momento estou passando por isso. Com uma vida fora dos trilhos, tenho tudo para sumir. Mesmo assim, uma chama arde dentro de mim.Não a chama do pote de ouro. Não a chama de um carro, uma casa ou estabilidade financeira. Uma chama que me diz: "olhe no espelho, não existe ninguém igual há você". Parece clichê, eu sei. Lembre-se de quem tu és. Lembre-se de suas qualidades, habilidades e sonhos. Esqueça quem partiu, as derrotas e pare de comparar as vitorias dos outros com suas derrotas. Olhe para a chama que arde dentro de você. Uma que aposta que independente da tempestade que te assola agora ou as que viram e serão muitas, você venceu no passado e pode vencer agora. Um fogo que grita, não desista de ti mesmo, quando todos já fizeram. Eu mais que ninguém não encontro razões para sorrir. Não encontro soluções para os meus piores temores, entretanto a parte mais ruim foi que perdi aquele olhar. O olhar de determinação. Recorda?

Aquele olhar que independente das circunstancias eu lutaria porque acreditava que tudo mudaria. Foi isso que me fez chegar até aqui. E esse "aqui", conseguiu me fazer esquecer de quem sou de verdade. Todos ganharam e eu não. Sou um fracassado!

Isso é o que esse "aqui" quer te fazer acreditar como a mim também. Hoje ouvi uma mensagem, não se proste, reaja. Eu me prostei. Eu cansei, joguei a toalha. Por que?

Porque é mais fácil, mais seguro. Eu lutei tanto até aqui, cade meu pote de ouro?

Com essa atitude, perdemos aquele olhar, começamos a murmurar e a viver na sombra de um passado que vencemos e nos esquecemos que aquelas vitórias não foram conquistadas nos prostrando. Posso numerar "n" vitorias minhas. O ruim é que muitas das pessoas que estão comigo ou não lembram ou não vivenciaram comigo. E o tempo tem o poder de transformar épicas vitorias em lendas. Porém eu estava lá. Eu recordo de cada uma delas. Então como pude de um vencedor me transformar em um perdedor?

Primeiro aprendo que não nasci um derrotado, pois já venci anteriormente. O que ocorre é que, quando passamos por dificuldades, as pessoas ao nosso redor nos julgam por aquilo que está ocorrendo e não pelo contexto. E pior de tudo, somos burros e acreditamos nelas. Se você como eu sofreu tantas derrotas e a vida te empurrou para um precipício e não sabe mais o que fazer, então me entende. Mas quando tinha tudo para desistir, algo sussurrou aqui dentro: "Eles estão errados, você sabe a verdade."

Quando tudo está contra nós, a capacidade de manter a fé em si mesmo é a maior batalha. Acreditar que tudo vai acabar bem pode até ser viável, mas romper com o comodismo e voltar a lutar é horrível. Ter que acreditar que dessa vez será diferente, depois de ter tentado de diferentes maneiras e não uma só vez, mais incontáveis é aterrorizador. No entanto, decido tentar de novo. Não porque tenho um novo plano, ou porque vou esforçar-me de uma forma diferente. Eu já cansei de fazer isso. Contudo, vou voltar pro campo de batalha. Porque não existe ninguém igual a mim e acredite, não há ninguém igual a você. Se você desistir, todos os sonhos que tem para um mundo melhor morrerão. Quão triste a Terra continuará sendo perdendo mais um homem que, se insistisse só mais um pouco, mudaria tudo para ele e até para as pessoas que perderam a fé nele.

De um homem de muitas lágrimas, mas que acredita ainda em um milagre.

Thiago Justo
Enviado por Thiago Justo em 15/02/2016
Reeditado em 16/02/2016
Código do texto: T5543903
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.