People change

É uma coisa que ouço o tempo todo, pessoas mudam.

Claro que isso é uma bobagem, pessoas se moldam, se adaptam, pessoas em sua incursão diária ao cotidiano vestem-se de personagens, esses que por sua vez insistem em tomar o lugar daqueles q os criou.

O meio ou locais específicos exigem determinadas ações que parecem mudanças, com tempo e um pouco de olhar apurado pode-se notar que pessoas não mudam.

A essência daquilo que são esta lá.

Stanley Milgran faz essa observação em seu livro “Obediência a Autoridade”, a experiência dele tem um centro especifico, porém tratando-se de alguns aspectos assemelha-se ao fato que pessoas não mudam, afinal manter em si aquilo que realmente são é natural, pode ser suprimido em circunstâncias e ou períodos, mas, esta lá, qualidades ou defeitos estarão lá em todo o tempo.

Outro que reflete essa idéia em sua obra é *Rousseau, a idéia geral do ser humano ser o que é em sua essência.

É como aquela mulher insubordinada e que levou toda a sua vida em função de contestar varias ações na sociedade e por diversas vezes portou-se feminista em seus gestos, um determinado dia ela apaixona-se e vive uma tranqüila dona de casa que satisfaze-se com a simples tarefa de cuidar do lar o do esposo. Ela mudou?

Ela suprimiu seus sentimentos de luta em favor de sua nova aquisição, o amor.

O mesmo pode-se dizer de um sindicalista que hoje é presidente, ele mudou? Em função de seu cargo e amor pelo mesmo transformou-se e se moldou para manutenção de seu cargo.

Uma das pessoas mais controversas em suas ações são religiosos, pessoas tinham um comportamento ao aderirem uma crença (seja ela qual for), normalmente adapta sua forma de ser a essa crença, ao que parece controverso partindo do principio que o religioso deveria esvaziar-se de si ao encher seu interior com o mentor ou criador de tal mudança ou fé.

A dificuldade tem origem simples, controle; pessoas gostam da sensação que controlam suas vidas e isso as impele a não mudança.

Ai o que nasce para pedreiro será sempre pedreiro, o carpinteiro; carpinteiro, o administrador tende a ser sempre administrador, pois seu domínio lhe é natural assim como o suposto submisso assim o é, pois lhe parece conveniente.

O exemplo da caverna nos concebido por Platão é mais um retrato desse comodismo dessa adaptação e de suas proporções quase ínfimas em mudança real.

O que sai da caverna mudou? Não me parece provável, nasceu inquisidor e assim continuou até o fim de sua jornada.

A Bíblia cristã reflete o ser humano caótico que vive em um circulo de retornos a sua essência de erros e insubordinação, uma clara alusão a esse fato inegável; pessoas não mudam, adaptam sua vida aquilo que convém.

”some things change, other they never change” (Frase retirada do filme Matrix Reload)

“algumas coisas mudam, outras nunca mudarão” Essa parece ser uma idéia mais próxima do que move as pessoas, coisas que mudam, situações, desejos ou objetivos, assim são as pessoas, imutáveis em sua natureza, o que serve sempre servira por que acredita ser isso correto, o insubordinado sempre assim o será, pois é parte daquilo que ele é.

Uma frase de Jesus:

“Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” * livro de Mateus (15:19).

Jesus sempre foi especifico em suas idéias de como o ser humano não é o que aparenta, exatamente por essa característica de assumir formas de acordo com a situação.

Altruísmo é um bom modelo de mudança real, por partir de um principio divino, suprimir os próprios desejos em favor dos que necessitam, e ai vem uma vez mais o fato que pessoas não mudam, pois, a verdadeira mudança também esta condicionada a supressão de desejos próprios, ou seja, eles estarão lá só não irão influenciar nos atos por um beneficio maior. Ai parece ter sentido o centro da idéia da “natureza má do homem” *, afinal todo e qualquer beneficio que venha a ser praticado tem sua paga no retorno aquele que a praticou, assim no Budismo isso pode ser a síntese da lei de Causa e Efeito.

Talvez haja o dia em que pessoas mudem, infelizmente esse dia só chegará com a idéia que somos interdependentes como nação.

Ai uma vez mais sofreremos mutação social mas será por um bem comum.

Bibliografia:

Matrix, Bem-vindo ao Deserto do Real – William Irwin –

Obediência à Autoridade – Stanley Milgram

A Origem da Desigualdade Entre os Homens – Rousseau

A Política – Aristóteles

Transformando a Mente – Dalai-Lama (14)

*Bíblia –