Descobrindo a Orquestra
Embora a OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, tenha a parceria com a SEE - Secretaria da Educação - no conceito de cursos, e audições de músicas para professores e alunos, faço questão de tentar produzir um projeto educacional de música dentro da escola.
Nós professores somos no conceito musical, ecléticos, e os gostos musicais de nossos alunos bem diversificados.
A música é algo que inspira e transforma-se em movimento (dança), e além disso para alguns estudiosos em musicoterapia, a música é capaz de curar alguns de nossos males.
Vale lembrar que para se fazer um projeto que se envolva uma interdisciplinaridade em relação a música vamos entender que a questão das notas musicais é um conceito matemático, e filosófico.
A Disney em 1959, já lançou algo lúdico que envolva conceitualmente a Matemática com a música:http://pt.slideshare.net/aldadecassiazanin/relatrio-do-projeto-26175377, e o filme infantil, mas aborta vários conceitos de Trigonometria, veja a filmagem de 27 m e 42s : https://www.youtube.com/watch?v=wbftu093Yqk.
Além do conceito matemático, temos ainda a noção da organização dos elementos químicos por Newlands, que comparou alguns elementos químicos às notas musicais, e sua tabela periódica ficou conhecida como: As Oitavas de Newlands - http://www.infoescola.com/quimica/lei-das-oitavas-de-newlands/ - 1864.
Temos ainda na Disciplina de Ciências da Natureza, a questão de algumas canções de cantores de renome, como Gil - Cérebro eletrônico, Pit - Admirável Chip Novo, que retratam do cérebro humano, uma máquina perfeita. Assim, como outras canções, como Planeta Água - Guilherme Arantes, entre grandes nomes da música, onde podemos através da música ensinamos Geografia como a canção de Sá e Guarabira: https://www.youtube.com/watch?v=EUyaQfPexKo.
A Música assim como a dança é algo cultural, e libera endorfinas, é algo político, pois através de muitas canções foram retratados e ainda são situações que relata a sociedade brasileira.
Além disso, tem todo o conceito de Artes, onde podemos abranger várias situações imagináveis.
Sem contar do teor da Comunicação, lembramos aqui a História, a comunicação através de tambores - Percussão.
Tem ainda o conceito da Biologia e Física, o Som, que no conceito mais simplório são ondas, e a captação desse som é feita através dos nossos ouvidos.
Então o conceito Música está relacionado a toda e qualquer disciplina, basta sermos criativos e proporcionar direção para nossos alunos. E, por que não para nós mesmos.
Além de ser conceitual, a música pode ser instrumentalizada, a criação de vários instrumentos, faz com que possamos compreender várias outras habilidades cabíveis ao ser humano.
Então, agora é colocar a mão na massa, e realizar o projeto.
A questão de nossos jovens hoje estarem ouvindo um conceito de letras musicais degradantes, temos nas mãos como educadores proporcionar conhecimento para os mesmos.
Além disso, proponho a questão de caixinhas de música em salas de aula, para que ouçam músicas instrumentais, como Vivaldi, e outros compositores clássicos, que acabam ambientando um lugar de estudo agradável, e realmente criar o conceito de tirar os fones de ouvido que acabam prejudicando a audição de nossos alunos.
Bem, este é um projeto simples, que foi sendo elaborado a partir da aula presencial em 21/02/2015, no curso da OSESP, e no decorrer de buscar soluções viáveis para o aprendizado. Tendo também uma conversa informal com a colega Professora Rosemary Fernandes, no momento que estava aqui descrevendo este projeto.
Assim, dedico este a todos os colegas da EE Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos, e a todos que gostam de músicas.
Deixo aqui uma das minhas canções preferidas: Let it be - The Beatles.
São Paulo, 26 de Fevereiro de 2015. 9:06h.
Tereza Cristina G Castro.
São Paulo, 26 de Fevereiro de 2015. 9:06h.
Projeto enviado a OSESP - em 21/5/15 com algumas alterações feitas por mim.SP. 21/5/2015