_SER FELIZ: UMA ARTE_

O que fazer para ser feliz? Abaixo comento e transcrevo trechos de um ensaio de MARIO SABINO, publicado na revista VEJA, de 23/7/2014, pgs. 94 e 95, por demais interessante a sugerir reflexões.

Felicidade se compõe de escolhas, tentativas de realizações de desejos, os quais nem sempre ocorrem. O que seria "felicidade?". Colhi do artigo algumas citações de filósofos famosos, que se debruçaram sobre o tema:

# "Não se é jamais tão feliz quanto se crê, nem tão infeliz quanto se esperava." - François de la Rochefoucaud

Seguem-se algumas regras compiladas por Franco Volpi, no livro "A arte de ser feliz." :

# "Estar ciente de que só a dor é verdadeira... não requer nenhuma ilusão acessória para existir" - Rochefoucaud

# "O homem sábio não aspira ao deleite, e sim, à ausência de sofrimento." - Schopenhauer

# "Você nunca será feliz enquanto se torturar por alguém ser mais feliz." - Sêneca

Fidelidade a si mesmo, aceitando nossas limitações, evitaria muitas de nossas frustrações. Vejamos esta última consideração:

# "Quando reconhecemos claramente ... nossas qualidades e forças, bem como nossos defeitos e fraquezas, conseguimos fixar nossos objetivos, e nos resignamos com o inatingível. Escapamos, assim, da mais terrível de todas as dores: a insatisfação com nós mesmos, que é a consequência inelutável da ignorância da própria individualidade." - Rochefoucaud

* * *

Penso que cada um de nós elabora um conceito próprio de "felicidade". Também acredito que ele varia de acordo com as diferentes épocas de nossas vidas e suas respectivas expectativas e sonhos. Creio haver uma grande diferença entre o "estar feliz" (transitório) e o "ser feliz" (permanente). Afinal, o que é felicidade? Certamente, esta pergunta reflete um grande humano dilema.

________________________________________________

Artigo completo na revista VEJA, acima mencionado.

gajocosta
Enviado por gajocosta em 22/07/2014
Reeditado em 28/07/2014
Código do texto: T4891748
Classificação de conteúdo: seguro