SANTA RITA, AS ELEIÇÕES DE 1959

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

Ninguém, com toda certeza, é capaz de assumir a liderança em todos os campos, pois para um homem os deuses concederam as proezas da guerra, a outro, a dança, para um outro, a música e o canto, e, num outro, o todo poderoso Zeus colocou uma boa cabeça.

Homero

As eleições municipais de Santa Rita para os cargos de prefeito, vice prefeito e de vereadores, em 1959, foi um reflexo direto das eleições para Deputado Estadual de 1958, tendo em vista a confirmação da liderança do Deputado Estadual Heraldo da Cosa Gadelha/PSB, que obteve 1.920 votos, equivalente a 31,57% dos votos válidos naquelas eleições, dos 6.415 votos apurados dos 7.013 eleitores santaritenses. Portanto, o advogado dos pobres e ou o “Fidel” da Várzea do Paraíba, como o povo chamava o Líder Heraldo Gadelha, até então, daí porque o mesmo obteve a maior votação, o primeiro lugar para Deputado Estadual em Santa Rita, de modo que o filósofo Sócrates que já enfocava que “sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos”, e isso aconteceu em Santa Rita com as forças populares que antecederam o surgimento do projeto nacional de reforma agrária nas décadas de 50 e 60 do século XX, antes da Ditadura Militar de 1964. Os representantes dos usineiros e senhores de engenhos da Várzea do Paraíba, através da Coligação Nacionalista Libertadora/CNL (formalizada pela então UND e seus aliados): Flaviano Ribeiro Coutinho Filho/CNL, obteve apenas 812 votos, equivalente a 13,35% dos votos validos; Egidio Silva Madruga/CNL, obteve apenas 755 votos, equivalente a 12,45% dos votos validos; e Flávio Maroja Filho/CNL, ex-prefeito por duas vezes de Santa Rita, obteve apenas 282 votos, equivalente a 4,64% dos votos validos. Assim sendo, Heraldo Gadelha se confirmou como chefe político de Santa Rita apoiando e elegendo Antônio Teixeira e Lourival Caetano, prefeito e vice prefeito de Santa Rita em 1959, contra tudo e contra todos os adversários, foi a campanha do “tostão contra o milhão”. Daí a rebeldia e independência do povo de Santa Rita para com os humildes na formação do poder político local.

O eleitorado de Santa Rita nas eleições municipais para Prefeito de 1959 era de 7.013 eleitores, onde foram apurados 6.189 votos e teve 824 abstenções. Foi eleito prefeito Antônio Aurélio Teixeira de Carvalho/PSB/PSD, com 3.377 votos, equivalente a 54, 56% dos votos válidos. O segundo mais votado foi João Raposo Filho/UDN/PTB, com 2.724 votos, equivalente a 44,01% dos votos válidos; e o terceiro e último concorrente ao cargo de prefeito foi Arnaldo Bonifácio/PART (candidato sem partido e ou por conta própria), ex-deputado estadual, com 84 votos, equivalente a 1,42% dos votos válidos.

Nas eleições Municipais de 1959 no Brasil o eleitorado votava para prefeito e para vice prefeito em voto separado para ambos os cargos. Em Santa Rita/PB, foi eleito vice prefeito Lourival Caetano Alves de Lima/PSB/PSD com 3.466 votos, equivalente a 58,97% dos votos válidos (obteve 89 votos mais que o prefeito Antônio Teixeira). O segundo vice prefeito foi Abiathar Vasconcelos/UDN/PTB, com 2.412 votos, equivalente a 41,03% dos votos válidos (não eleito); e um fato curioso nos chama atenção é o fato histórico de que a candidatura particular de Arnaldo Bonifácio a prefeito não teve candidato a vice prefeito naquela eleição, o que era permitido segundo a legislação eleitoral vigente. É importante mencionar ainda de que dos 7.013 eleitores de Santa Rita nas eleições de 1959, foram apurados 5.878 votos válidos para o cargo de vice prefeito e verificou-se 1.135 abstenções (equivalente a 16,18% do eleitorado), o que vem corroborar ainda mais o prestigio do vice prefeito eleito Lourival Caetano, em Barreiras, e atual município de Bayeux, Distrito de Santa Rita em 1959.

Portanto, nas eleições municipais para Vereador de 1959, o nosso eleitorado era de 7.013 eleitores, onde foram apurados 6.403 votos e 610 votos de abstenções para o cargo de vereador. Foram eleitos os vereadores: José Maria da Silva Madruga/UDN, com 519 votos (1º lugar); Antônio Joaquim de Morais/UDN, com 413 votos (2º lugar); Oton de Carvalho Pedrosa/UDN com 379 votos (3º lugar); Álano Gonçalves do Nascimento/PSD, com 260 votos (4º lugar); Euclides Bandeira de Souza/PSD com 258 votos (5º lugar); Pedro de Mendonça Furtado/PSB, com 255 votos (6º lugar); Gastão de Souza Falcão/PR, com 242 votos (7º lugar); Geraldo José de Santana/PR, com 237 votos (8º lugar) e João da Costa Gadelha/PSB com 203 votos (9º lugar). A Câmara Municipal era constituída por nove representantes do povo..

A fotografia registra (tirada no dia da posse de Antônio Teixeira e Lourival Caetano em 1959, isso há 54 anos p.passado), portanto, o cortejo a pé da Câmara Municipal (Praça João Pessoa, nº 31), passando em frente à sede do Guarany Futebol Clube (Praça Getúlio Vargas) com destino a Prefeitura Municipal de Santa Rita (Rua Juarez Távora) para a transmissão do cargo de prefeito e vice prefeito em 1959, das mãos do Prefeito João Crisóstomo Ribeiro Coutinho, filho do Dr. Flávio Ribeiro Coutinho, então Governador do Estado da Paraíba, via pacificação política formal para sua eleição entre oposição e situação, tendo ao centro o grande comandante popular e Deputado Estadual Heraldo da Costa Gadelha, com o prefeito Antônio Aurélio Teixeira de Carvalho e o vice Lourival Caetano Alves de Lima, tendo em vista que ambos já tinham feito juramento e tomado posse perante a Câmara Municipal de Santa Rita; e os vereadores, dentre os quais os vereadores: Pedro de Mendonça Furtado/PSB e Euclides Bandeira de Souza/PSD, além do povo aplaudindo-os em praça pública e até porque o grande Napoleão Bonaparte menciona que “um líder é um vendedor de esperança”, e isso nosso "HG" soube fazer mais que ninguém na Várzea do Paraíba.

Assim terminou a eleição cognominada pelo povo santarirense de campanha do tostão contra o milhão.

.....................................

REFERÊNCIAS

AGUIAR, Francisco de Paula Melo. Santa Rita, Sua História, Sua Gente. Campinha Grande: Gráfica Júlio Costa, 1985.

Depoimento verbal do Deputado Heraldo da Costa Gadelha, 1980 a Francisco de Paula Melo Aguiar.

TSE/TRE/PB:

http://www.tre-pb.gov.br/she/pages/consulta/resultado_cargo_geral_localidade.jsf

Página acessada em: 03/04/2013.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 19/07/2013
Reeditado em 03/02/2024
Código do texto: T4394277
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.