100 anos efervescentes ( A origem do Frevo)

O Frevo faz 100 anos. Mas, o gênero já existe desde os meados do século XIX e tem sua origem na quadrilha, tango brasileiro, maxixe e polca. Já nos idos de 1860, era comum pelas ruas do Recife, em Pernambuco, o desfile de bandas militares ou civis e a palavra efervescência já era usada para designar a euforia do povo que se lançava atrás do cortejo.

A escolha da data comemorativa, dia 9 de fevereiro, deve-se ao fato do termo Frevo aparecer pela primeira vez num artigo do Jornal Pequeno de Recife, atualmente, o Diário da Manhã, no ano de 1907. A matéria retratava com entusiasmo a manifestação popular que vinha alcançando cada vez mais notoriedade na capital pernambucana.

O nome Frevo deriva-se das palavras ferver e efervescente, que popularmente são conhecidas como “frever” e “efrevescente”. O Frevo lembra ainda confusão, rebuliço e agitação popular.

Como o enigma do ovo ou a galinha não se sabe quem veio primeiro: o Frevo como gênero musical ou o Frevo como dança, que em Pernambuco chama-se passo. Até os meados do século XX, existia muita rivalidade entre as bandas e clubes carnavalescos que terminava, na maioria das vezes, em pancadaria com dezenas de feridos e até casos fatais.

Os desfiles, então, contavam com a presença de capoeiristas brutamontes, verdadeiros acrobatas que munidos de pedaços de pau inibiam os mais briguentos e valentões. Para enganar a polícia, os capoeiristas, aos poucos, começaram a inventar passos, criando uma coreografia própria para acompanhar a “onda” dos cordões carnavalescos. Com o passar do tempo os cacetes e bengalas foram substituídos por sombrinhas coloridas.

Hoje, o Frevo originário das ruas de Pernambuco tomou o Brasil e o mundo. Muitos compositores da MPB, mesmo não sendo pernambucanos, já flertaram com o gênero. A propagação do Frevo como gênero musical é favorecida em muito pela sua moderna harmonização e a constante evolução nos passos da dança. O Frevo tem tantos passos quanto a criatividade do passista permitir.

Para comemorar o centenário de uma manifestação popular tão querida dos brasileiros, a Prefeitura do Recife além de promover projetos durante o ano sobre o Frevo, está pleiteando junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que o Frevo seja reconhecido como patrimônio cultural. Então, prepare-se. Esse ano vai “frever”!

http://marcelomadeira.wordpress.com/