Preconceito em terras tupiniquins

Estava lendo algo agora, e me chamou a atenção algumas pessoas "não racistas" e os seus comentários "não racistas". - "Ah mais agora ele vai mostrar a empregada negra, o amigo negro e até o cachorro do vizinho que é negro", "racismo só acontece nas terras tupiniquins", "ser racista não está com nada... Eu sou branco, mas não sou racista", "existe tantos negros bons", "negro é só uma cor". Ai me lembrei de um amigo querido que me chama "morena" porque acha que não sou negra... e de uma outra amiga querida que me diz "você é a negra que mais gosto" e ainda uma outra que diz "ah mas você não é negra" e por ai vai... Me pergunto se estas pessoas são racistas ou não.

Mas deixo de lado a questão racista para me prender em uma só frase de todas que estão ai, a falta de informação, de cultura, do saber, da vivência e do ler...

Como alguém pode falar de alguém que é racista se nem sabe o que significa ser racista.

Como se pode falar de algo que existe no mundo inteiro dizendo que só "acontece em terras tupiniquins"?

Gente... Maior que o racismo que está arraigado na alma e na mente de um povo e que viveu por centenas de anos sendo alimentado por uma aristocracia que ganhava as custas disto é a falta de saber o que é e onde está o racismo.

Muito maior de que meu amigo não me chamar de negra porque acha que vou me ofender é não saber da cultura que existiu e existe em todo o mundo que é de que pessoas são diferentes pelo tom de pele. E não importa se negro, amarelo, vermelho ou branco. Muito mais grave do que uma pessoa que em um momento de ódio ou raiva agride a outra com palavras que na mente dela inferioriza a aquele a quem agride é uma pessoa que tem um mundo inteiro de informação e usa o que tem para exacerbar um bairrismo contra seu país sem a menor noção do que está dizendo.

Então racismo só existe no Brasil? Não na Africa do Sul? Não no continente africano? E nos Estados Unidos da América, não existe? E no continente Americano, será que existe? Na França, Alemanha, Portugal... Continente Europeu, não existe? E na Ásia, Malásia e sei lá mais onde... Não existe?

Mas do que o preconceito racial devia ser urgente a algumas pessoas combaterem o bairrismo contra o país que nasceu e que lhe propõe com diversas e gravíssimas falhas, verdade, tudo o que esta pessoa consegue.

É se conhecendo e convivendo e aprendendo a ser coerente que se combate preconceitos, racismos, bairrismo e tudo o que é tratamento diferencial.

Não se pode combater algo que não se conhece. Não se pode combater o racismo achando que ele é uma cultura brasileira e que só em terras do Brasil acontece isto.

Só a informação e o saber nos oferece condições de julgar as pessoas no certo e errado e mesmo assim como mal aprendizes que somos caímos muitas vezes em erros atrozes e nesta frase vai o meu pedido de desculpa se escrevi algo que não era verdade.