A simplicidade da moral

“Se ela me assistir pela TV lá no Maranhão vai ver que o filho dela ainda é uma das pessoas honestas deste mundo”

Rejaniel de Jesus Silva Santos

Algumas frases são antológicas, escritas por autores famosos ou por pensadores renomados. Filósofos do mundo antigo deixaram para nós frases que, hoje, são utilizadas por profissionais da motivação em suas palestras. Várias são “largadas” na internet para que possamos nos referenciar e as recitamos como rezas para nosso bem estar.

Mas, hoje, deixei-me impressionar com a pureza e a força da frase dita acima. Como pai e como filho senti um enlevo em saber que esta poderia ser dita por mim, ou ouvida, também, por mim sendo dita por um dos meus filhos.

Nossos valores estão se deteriorando. Infelizmente este ato praticado pelo Sr. Rejaniel, será visto por muitos como estupidez.

Quer um prova: faça uma pesquisa em seu ambiente de trabalho, ou com as pessoas com quem convivem se fariam a mesma coisa. Você poderá ter uma surpresa desagradável, pois eu já fiz esta pesquisa. Aproximadamente, para ser um pouco otimista, 50% diriam que não fariam isto.

Só para recordar: este Sr. Rejaniel, é um catador de papel, morador de rua, que – juntamente com sua companheira – encontraram, aproximadamente, R$ 20.000,00 (vinte mil reais) após um assalto na cidade de São Paulo. Imediatamente procuraram a polícia e entregaram o valor que já foi devolvido para o seus devidos donos.

Em um Brasil onde impera a corrupção política, as fraudes policiais, as sonegações empresariais, os pequenos delitos cometidos por pessoas comuns que justificam como sendo normais (crimes no trânsito, adulteração de carteirinhas de estudante, falsificações de atestados médicos para não irem trabalhar, etc...) é quase uma utopia acontecer este ato de moralismo.

O nosso problema é achar que o nosso erro é pequeno e justificável.

Estamos sempre justificando a nossa falta de moral. Esta palavra é pesada, mas é a que melhor traduz o que vivemos hoje: somos seres imorais (não no sentido sexualmente pejorativo, mas naquilo que é contrário à ética). Faço esta afirmação pegando o todo pela parte. Faço esta afirmação utilizando métodos estatísticos, pois muitos poderiam me confrontar e dizer: não se pode generalizar.

Com certeza ate o Sr. Rejaniel já cometeu vários atos imorais.

Quando um ato, simplesmente, ético faz um estardalhaço midiático, podemos afirmar que os valores estão invertidos.

Infelizmente faltou somente uma palavra na frase do Sr. Rejaniel, pois a sua mãe veria que ele é uma das poucas pessoas honestas deste mundo.

A vida é feita de detalhes. Atos de ética, também, são praticados nos detalhes.