PRÊMIO KLUGE
Nosso ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) acaba de ser indicado (14/05/12) pela Biblioteca do Congresso Americano como o ganhador do prêmio John Kluge de 2012, cuja honraria lhe foi concedida pelo conjunto da sua grande obra acadêmica.
Esse prêmio é considerado o NOBEL das ciências humanas e o seu ganhador embolsa um cheque de US$1 milhão! ... Maravilha, pois ele bem o merece. FHC foi senador (1983 a 1992), Ministro das Relações Exteriores (1992), Ministro da Fazenda (1993 e 1994), antes de conquistar a presidência do país.
Fernando Henrique Cardoso, sociólogo, político e presidente da república brasileira por dois mandatos consecutivos, governou o Brasil de 1992 a 2002, tornando-se o primeiro presidente nosso a ser reeleito. Recebeu o país com uma inflação galopante, formou seu ministério com figuras expressivas da vida política e social brasileira e lançou-se à hercúlea tarefa de recuperar a economia nacional.
Criou o "Plano Real" trocando nossa moeda, extinguiu a inflação que corroia os salarios do trabalhador brasileiro e afligia a vida dos menos favorecidos, promoveu a privatização de empresas estatais deficitárias, além de projetar o nome do Brasil no exterior. No plano político, consolidou a transição democrática no Brasil, aparando arestas que ficaram dos governos militares para os primeiros governantes eleitos pelo voto direto. Conhecido e respeitado internacionalmente pelos seus estudos humanos e sociais, FHC é considerado um dos maiores acadêmicos da América Latina.
Ao contrário de muitos políticos brasileiros, que não têm a envergadura moral e intelectual de FHC (alguns até se gabam de não gostar de ler), nosso ex-presidente se impôs pelo valor do seu pensamento e da sua obra acadêmica, como acabou de provar agora com a brilhante conquista desse prêmio Kluge.
Parabéns, FHC pela conquista que enobrece seu trabalho, por sua vida, por sua trajetoria social e politica, cujo exemplo só nos enche o peito e o coração de um imenso orgulho verde-amarelo! ...
-o-o-o-o-o-
B.Hte., 17/05/12