A gestão de pessoas vem passando por amplo processo de transformação e tentando adequar pessoas da melhor maneira possível às empresas; que cada individuo seja encaixado em áreas nas quais ele tenha mais habilidade. Um dos maiores desafios das organizações é escolher pessoas certas para o lugar certo.
Este pode ser o diferencial do sucesso para o novo modelo. Como selecionar e desenvolver pessoas que irão fazer parte de uma equipe de alto desempenho.
Há uma conseqüência do sucesso para o bom desempenho que está ligado à satisfação do ser humano com o trabalho; é uma valiosa contribuição para a escolha da atividade certa para cada pessoa e pelo profissional certo para cada empresa. Mas para conhecer esse profissional a ponto de minimizar efeitos negativos e maximizar possíveis efeitos positivos associados a sua personalidade é necessária a flexibilidade por parte dos gestores por existir um mercado global passando por grandes transformações. Desta forma para alcançar a excelência na pratica da gestão de pessoas, o profissional precisa abandonar qualquer técnica baseada em procedimentos pré-estabelecidos, passando a adotar agora uma dinâmica relacional com as pessoas de sua empresa e que tem evoluído, passando de um contato passageiro de interesse unilateral para algo mais forte duradouro como a parceria de efeito mutuo.
Percebe-se que as empresas começam, ainda que em passos lentos, a compreender que devem preocupar-se com seus empregados implantando novas tecnologias e processos e medidas para que as pessoas tenham um maior rendimento no trabalho e as empresas possam alavancar cada dia a sua produtividade.
A palavra gestão de pessoas está fluindo um resultado positivo dentro das organizações e esperamos ter dentro de um curto espaço de tempo maior satisfação dos empregados com seus empregadores.