O AÇOUGUEIRO DE UGANDA

_____________________________________________

 

Idi Amin Dada Oumee (1925-2003) foi lider militar e ditador de Uganda de 1971 a 1979. Tinha um temperamento megalômano, vingativo e violento. Daí as alcunhas de "açougueiro de Kampala" e "o senhor do horror".

Quando Idi Amin se interessava por uma mulher, e esta fosse casada ou noiva, ele, simplesmente, ordenava a execução de seu marido ou noivo. As mulheres que não se submetessem aos seus caprichos eram estupradas, tinham os seios extirpados e poderiam até acabar dentro de uma geladeira. Sua quinta esposa, Sarah Amin, revelou ter visto no congelador do ditador a cabeça de uma de suas amantes, uma jovem muito bela chamada Ruth. Ela havia tido esse triste fim porque Idi suspeitava de sua fidelidade. Divorciou-se das três primeiras esposas porque elas haviam se tornado mulheres de negócios – o que era verdade, já que administravam tecelagens que ele próprio lhes havia dado. Chegou a surrar tão fortemente uma de suas esposas que fraturou o próprio pulso – e não perdoava as mulheres nem mesmo quando estavam grávidas. ®Sérgio.

TÓPICO RELACIONADO: (clique no link)

O Ditador Canibal.

_____________________________________________

Fonte: Lentz, Harris, M. Os Chefes de Estado e de Governo: Uma Enciclopédia mundial de mais de 2.300 líderes de 1945 a 1992, Jefferson, North Carolina: McFarland & Company,1994.

Se você encontrar omissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 07/11/2011
Reeditado em 07/11/2011
Código do texto: T3321990