A importância do trabalho interdisciplinar
A importância do trabalho interdisciplinar
*Escrito por Marcelo Beneti
Nós professores, não podemos mais negar a importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje em sala de aula, cada vez mais nós professores temos que trabalhar em conjunto – professores de todas disciplinas sim do núcleo comum , por isso torna-se necessário o trabalho por projetos e integrando todas as disciplinas nesse projeto, por exemplo: elaborar um trabalho sobre a dengue , várias disciplinas poderiam integrar esse trabalho e contribuir para o desenvolvimento do mesmo , veja abaixo as contribuições de cada disciplina:
• Língua Portuguesa: produção textual sobre a doença, crítica, dissertação, confecção de relatórios, correção ortográfica;
• Matemática: levantamento de dados, pesquisas, incidência em percentual da doença, gráficos e tabelas demonstrando esses números;
• História: contexto histórico da doença – quando surgiu? Quem descobriu?
• Geografia: Elaboração de um mapa com legendas indicando os principais focos da doença nos estados;
• Artes: o desenho do mosquito, produção de peças teatrais;
• Inglês: tradução de textos, vocabulário;
• Ciências da Natureza / Biologia: Higiene, como detectar focos da doença, cuidados, formas de transmissão, nome cientifico da doença e do mosquito transmissor.
O Exemplo acima nos dá a clara visão da importância do trabalho interdisciplinar , temos que ter em mente que todas as disciplinas andam de mãos dadas – uma necessita da outra para o seu desenvolvimento – para resolvermos um problema matemático temos que saber ler e interpretar o problema para isso temos que saber interpretar textos, pontuar corretamente – é onde entra a Língua Portuguesa; em Biologia no conteúdo de genética no ensino médio temos que ter conhecimentos em porcentagens e probabilidades onde entra a disciplina de matemática; assim como em Geografia para elaborarmos mapas, gráficos e tabelas temos que ter conhecimentos matemáticos para trabalhar com escalas, sistemas de medidas, conhecimentos em porcentagens para saber interpretar tabelas e gráficos.
Dessa forma nós professores não podemos considerar nossa disciplina como única, o processo ensino-aprendizagem não pode nem deve ser fragmentado como que cada disciplina fosse uma caixinha isolada , o processo é um todo e precisamos cada vez mais abrir nossa mente para esse fato, pois assim teremos alunos motivados em sala de aula.
*Marcelo Beneti
Professor de Ensino Fundamental, Médio , Técnico profissionalizante -nas disciplinas de Matemática , Geografia e Administração (p