INFORMÁTICA PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Sandra Taís Amorim*
RESUMO
Neste artigo apresentamos um contexto sobre o uso da informática na sala de aula
apontado suas possibilidades e seus desafios. Nos dias atuais a tecnologia tem sido
utilizada constantemente e, no mesmo ritmo, passa por atualizações frequentes. No
contexto escolar, as salas de informática pedagógica oferecem suporte a esta tecnologia a
qual interfere nas atividades dos alunos. A informática, através do uso adequado, pode
auxiliar na criatividade dos alunos, e na construção de seus conhecimentos. Os recursos
disponíveis podem auxiliar os professores na elaboração de novas metodologias de
ensino. Neste sentido, nesse artigo apresentamos: questões sobre como a informática
pedagógica pode auxiliar na alfabetização, reflexões sobre o uso da informática no dia a
dia da escola com os alunos, como ela pode auxiliar o trabalho do professor, e a ação da
mesma quando mal utilizada. Como contribuição, esperase que os educadores saibam
compreender de que forma a informática pode auxiliar no aprendizado e na aplicação da
informática de suas aulas.
Palavraschave: Informática na educação, sala de aula informatizada, mídias na
educação.
1
*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C.
Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental;
Mestranda em Ciências da Educação Uldelmar. Autora do livro Sustentabilidade Ambiental, Livro
Pronto S.P; 2010.
1 INTRODUÇÃO
As tecnologias estão inclusas em diversas das nossas atividades do dia a dia,
desde as mais simples até as mais elaboradas, e com modificações constantes.
Segundo Santos (2009), no final do século XX, foi inserido na sociedade um
cenário tecnológico: computadores ligados em rede, sistemas de comunicação síncrona e
assíncrona, informações digitalizadas, realidade virtual, velocidade de transmissão de
dados, ambientes bidimensionais e tridimensionais e comunicação audiovisual. Isto é fato,
pois, a cada dia, ganha mais espaço nas atividades cotidianas das pessoas, seja como
forma de comunicação rápida e interativa, entretenimento, trabalho ou educação, que
iniciou um fenômeno irreversível.
Neste mesmo ritmo, “a dinâmica da indústria e do comércio tem proporcionado
contínua queda dos preços dos equipamentos, possibilitando o acesso de uma parcela
crescente da população aos serviços telefônicos, à computação e à internet” (BRASIL,
2009).
Assim, a facilidade para comprar equipamentos, ter acesso a internet fez um
grande número de pessoas, que antes eram desprovidas destas facilidades, comprarem
aparelhos tecnológicos e principalmente fazerem uso da internet, como meio de
comunicação. No cenário atual, dificilmente, existem pessoas que não sejam
influenciadas de alguma forma pela tecnologia, desde o relógio de pulso até as mais
sofisticadas tecnologias digitais disponíveis no mundo, muitas das quais as pessoas
dependem diretamente.
Neste cenário, o estudo sobre novas propostas metodológicas educacionais se faz
relevante em função das transformações sociais decorrentes do desenvolvimento
científico e tecnológico contemporâneo (SANTOS, 2009). Assim, é mister buscar a
compressão de como esses recursos tecnológicos podem interferir no processo de
ensinoaprendizagem e como a informática pedagógica pode auxiliar o aluno no acesso
ao mundo globalizado e estar inteirado dos seus acontecimentos e das suas mudanças.
2
*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C.
Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental;
Mestranda em Ciências da Educação Uldelmar. Autora do livro Sustentabilidade Ambiental, Livro
Pronto S.P; 2010.
No contexto do uso das tecnologias na educação, tornase função da escola
colocar estes alunos em contato com as tecnologias existente as quais podem, se
utilizadas corretamente, ser viáveis para o uso em sala de aula e fora do contexto escolar,
como ferramenta de apoio ao ensino, para que as crianças possam ter oportunidade de
saber explorálas para fins educacionais, de entretenimento, busca de informações e
socialização e a manuseálas, sem receio. Com isso, a escola estaria contribuindo com
a inclusão social (cibernética), e também digital, consideradas importantes na formação
para a cidadania. Segundo o Ministério da Educação e Cultura,
Os Parâmetros Curriculares Nacionais PCN são referências de qualidade para
os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal. O
objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em
vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em
que se aprende mais e melhor. ( BRASIL.2006).
Assim, enquanto educadores, não podemos nos eximir do uso das novas
tecnologias, como apoio ao ensinoaprendizagem , bem como, deixar de buscar formas
de facilitar o contato do aluno com as ferramentas e mostrar a forma mais correta e eficaz
de aprender e ficar atualizado. Com isso, a escola estaria contribuindo com a inclusão
social (cibernética), e digital, consideradas importantes na formação para a cidadania.
Neste sentido, tornase importante pesquisar softwares educacionais disponíveis e
atividades pedagógicas que proporcionem estímulo, com base em atividades interativas e
lúdicas e, além disso, utilizar meios de comunicação digital, em especial a internet, para a
pesquisa e uma melhor percepção das informações disponíveis na rede.
A boa utilização das tecnologias disponíveis facilita o aprendizado sem decorar e
nem ficar copiando horas o mesmo texto ou a mesma palavra, e uma nova maneira de
educar, observar e escutar o que precisa ser gravado, de forma visual e oral, diminuindo
assim o impacto da educação repetitiva e acumulativa.
A produção textual, de forma rápida e limpa, acaba facilitando aos alunos, observar
seus próprios erros e no mesmo instante, (com auxilio do corretor ortográfico). Alguns
3
*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C.
Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental;
Mestranda em Ciências da Educação Uldelmar. Autora do livro Sustentabilidade Ambiental, Livro
Pronto S.P; 2010.
professores de língua portuguesa na sala informatizada utilizam esta ferramenta para que
os alunos observem seus erros e os modifiquem, ajudando acima de tudo a gravar
palavras que muitas vezes as pessoas acreditavam estar escrevendo corretamente.
Na sala de aula informatizada, com auxilio de um professor, o aluno dispõe de
meios que facilitam a busca de materiais disponíveis na internet para, com isso,
desenvolver pesquisas de cunho científico e desta forma, quando estimulado e orientado
para isso, ele poderá desenvolver habilidades de leitura e produção textual além de
adquirir conhecimentos sobre os assuntos pesquisados, pois, atualmente é possível ter
acesso, através da internet, a softwares que auxiliam a imaginação da criança que
aprende ao interagir. Assim, a tecnologia facilita novas descobertas e atividades
pedagógicas inovadoras, que podem ser facilmente construídas e difundidas por meio da
internet e, além disso, esses recursos podem contribuir com as práticas pedagógicas do
professor tornandoas mais descontraídas e atrativas, e desta forma podem chamar a
atenção dos alunos com os diversos meios disponíveis.
Pelo todo exposto buscase neste artigo apresentar um contexto sobre o uso da
informática na sala de aula apontado suas possibilidades e seus desafios.
2 AS INFLUÊNCIAS DA INFORMÁTICA NA VIDA DAS PESSOAS
Não existe uma metodologia única para a atividade pedagógica ou para a inclusão
digital, porém os recursos tecnológicos fazem parte de diversas atividades do cotidiano
das pessoas De acordo com (FRÓES, 32,1994).
Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet,
a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir.
O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu
pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo
datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o
que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como consequência,
a um pensar diferente.
Mas, a influência da tecnologia nem sempre é benéfica, pois, observamos cada dia
4
*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C.
Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental;
Mestranda em Ciências da Educação Uldelmar. Autora do livro Sustentabilidade Ambiental, Livro
Pronto S.P; 2010.
mais pessoas que se isolam e vivem no mundo virtual, e por isso desprivilegiam a vida
social, e este problema já chega nas escolas desde cedo. Muitas crianças estão tão
interligadas a estas redes de comunicação, que é difícil para elas entrar em grupos reais
de amigos, para fazer trabalhos e atividades em conjunto.
É inegável que a informática pode facilitar o contato virtual com muitas
informações, pessoas do mundo inteiro. Porém, ao se inserirem no mundo virtual as
crianças deixam de ter contato físico com a sociedade e o mundo exterior ficando
“bitoladas” em jogos de rede, e comunidades virtuais, de fácil acesso. Porém, sem
orientações dos pais ou de um adulto essas crianças não percebem os riscos que podem
estar correndo. E isso pode tornase um grande problema à sua segurança.
Em algumas situações a internet, liberada e aberta, pode se tornar inimiga do
sistema educacional. Um exemplo disso está na facilidade de acesso às informações, que
ora podem contribuir para a aprendizagem e outrora pode prejudica a capacidade criativa
e investigativa das crianças. Por isso, o acesso rápido a conteúdos e assuntos, por meio
da internet, se não for bem orientada pode acabar sendo inimiga da criatividade e da
construção do conhecimento. Por esta razão a informática pedagógica necessita seguir
um planejamento adequado do que se espera alcançar e de que forma é possível chegar
aos objetivos propostos em determinado tema ou assunto trabalhado.
Há pessoas que ficam isoladas do mundo real e se especializam no uso de
recursos informatizado se, assim, fazem desta tecnologia sua forma de ganhar a vida e,
com o passar do tempo, se isolam e se afastam das atividades necessárias à saúde
física e mental, e desta forma sofrem de problemas de sedentarismo, depressão,
solidão, dentre outros. Neste sentido a era da tecnologia de comunicação digital requer
cuidados especiais de cunho social, comportamental e de saúde.
Nossos alunos chegam à sala de aula abreviando palavras e usando gírias
comuns à internet, sem conhecer a grafia, origem e forma correta das palavras da língua
portuguesa. Ao utilizarem computadores eles têm contato com palavras em língua
estrangeira, e muitas vezes nem se dão conta do que estão escrevendo, lendo e falando
5
*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C.
Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental;
Mestranda em Ciências da Educação Uldelmar. Autora do livro Sustentabilidade Ambiental, Livro
Pronto S.P; 2010.
em outro idioma. Para FLORES (pg. 64 1996)
A Informática deve habilitar e dar oportunidade ao aluno de adquirir novos
conhecimentos, facilitar o processo ensino/aprendizagem, enfim ser um
complemento de conteúdos curriculares visando o desenvolvimento integral do
indivíduo.
Se por um lado as crianças aderem e aprende facilmente a lidar com recursos de
informática, por outro lado, há educadores que vêem estes recursos como um obstáculo
ao seu desempenho enquanto educador. Pois, ensinar tendo como apoio recursos
informatizados requer do professor novas metodologias de ensino o que implica na
aquisição de novas competências.
A informática se for integrada a sala de aula, pode trazer vantagens ao aprendizado
do aluno, pois o mesmo tem acesso ilimitado a conteúdos e informações em tempo real,
que facilitam a construção do saber. Inicialmente o computador foi utilizado nas escolas
com o propósito de adaptar as atividades que os professores eram acostumados a fazer
sem ele. Mas com o passar dos anos descobriuse outros potenciais uso deste recurso. A
exemplo disso, os professores de informática na educação de Santa Catarina, por meio de
ações do governo federal, estão passando por formações e mudanças nas formas de
aplicar seus projetos visando englobar conteúdos, métodos, ações e pesquisas e
interdisciplinariedade em busca de uma construção coletiva do aprendizado.
3 A INFORMÁTICA NO ENSINO REGULAR
Diversas atividades didáticas e pedagógicas podem ser feitas por meio da
informatização, facilitando a produção textual e montagem do trabalho, no nosso dia a dia
são feitas por meio da tecnologia existente. Segundo, BORBA (pg.104, 2001) que:
“O acesso à Informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o
estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua, no mínimo, uma
6
*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C.
Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental;
Mestranda em Ciências da Educação Uldelmar. Autora do livro Sustentabilidade Ambiental, Livro
Pronto S.P; 2010.
alfabetização tecnológica. Tal alfabetização deve ser vista não como um curso de Informática, mas, sim,
como um aprender a ler essa nova mídia. Assim, o computador deve estar inserido em atividades
essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver
noções espaciais etc. E, nesse sentido, a Informática na escola passa a ser parte da resposta questões
ligadas à cidadania.”
O computador, quando bem utilizado para auxiliar na alfabetização, tornase uma
ferramenta eficaz, mas necessita de cuidados e análise das atividades para prejuízos nos
processos de ensino e aprendizagem.
Com a interdisciplinariedade e a troca de informações o professor poderá criar
aulas atrativas e construtivas nos dias atuais, e somente fazendo uso de tecnologias e
softwares disponíveis os mesmos podem criar atividades que chamem a atenção dos
alunos, para que os mesmos tenham interesse em realizála. Segundo Pedro Demo
(2000, p. 19): “mexer no computador não é tarefa difícil. Difícil é transformálo em
procedimento vantajoso de aprendizagem....”
Há na internet diversos materiais disponíveis para atividades educativas, mas a
maneira com que estes são utilizados dependem diretamente das condições do professor
para aplicar uma aula diferente, atrativa e de construção do conhecimento.
4 AS SALAS INFORMATIZADAS
As salas informatizadas estão cada dia mais adaptadas e atualizadas. Seu
uso pode facilitar o trabalho em grupo de forma lúdica e atraente para os alunos. Neste
sentido, urge a necessidade de favorecer a informática, aplicada na educação para o
crescimento do ser humano.
As ferramentas educacionais podem facilitar o trabalho do professor na sala
informatizada, e muitas atividades podem ser produzidas para que sejam utilizadas em
aulas diversas. Porém, cabe aos educadores escolher corretamente os softwares a serem
utilizados para que estes alunos recebam de forma atrativa e construtiva o conhecimento.
Um problema que se apresenta com o uso de recursos computacionais é quando
7
*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C.
Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental;
Mestranda em Ciências da Educação Uldelmar. Autora do livro Sustentabilidade Ambiental, Livro
Pronto S.P; 2010.
os educadores utilizam a tecnologia de forma inadequada, acaba fazendo do aparato
tecnológico, um novo formato de livro e quadro, sem mudar formas e maneiras de passar
os assuntos, e realizar as atividades. Assim, ao limitar as atividades a atos repetitivos e
sem mudanças, podem não trazer resultados significativos, e acaba banalizando o uso
dessas tecnologias.
O ensino, apoiado por recursos de pode ser realizados por meio de diferentes
métodos de ensino, desde a digitação das letras, o reconhecimento do teclado, a
formação de palavras, construção de frases, interpretação textual, e muitas outras. O uso
constante das ferramentas educativas auxilia no aumento do número de informações
adquiridas e do conhecimento e habilidades, que um professor de informática pode
auxiliar a acontecer.
É muito importante que o educador participe das atividades para que o aluno siga
os passos e faça conforme o combinado, e não fique ocioso sem entender o
procedimento, e que não faça mau uso desta ferramenta – para fins pedagógicos e se
desiludi e se desanima frente a uma tecnologia tão ampla de oportunidades.
O educador, através das tecnologias disponibilizadas via redes de internet,
bibliotecas virtuais sites educacionais e blogues, pode fazer uso desses recursos,
agregados a metodologias de ensino, para tornar suas aulas mais produtivas e que obter
resultados mais significativo. A produção de sites, webquest, atividades educativas em
apresentações eletrônicas, são importantes para instigar a curiosidade e o pensamento
lógico e construtivo dois alunos, e devem ser utilizados de forma controlada e avaliada.
Entretanto,O professor da sala informatizada necessita ser aberto a mudanças e
métodos por que as tecnologias modificam constantemente, e sempre existem novas
maneiras, novos softwares educativos adaptados a diferentes temas, situações e
dificuldades de aprendizagem.
Por meio de desenhos, imagens, esquemas, animações, o aluno desenvolve a
lógica e o raciocínio apurado em diversas questões, e uma mente crítica e aberta a
construção e criatividade. O aluno quando escreve e reescreve suas ideias, troca
8
*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C.
Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental;
Mestranda em Ciências da Educação Uldelmar. Autora do livro Sustentabilidade Ambiental, Livro
Pronto S.P; 2010.
experiências e produz histórias, busca de alguma forma resolver problemas do seu dia a
dia, e constrói um conhecimento, que auxilia muito no desempenho pessoal, social e
profissional. A sala informatizada pode ser a ponte dos alunos com a comunidade, em
troca de informações, conteúdos e notícias, e pode também de alguma forma integrar a
comunidade, com sites da mesma e aproximar o estudo da vida do cotidiano de seus
familiares, e transformando em sociedade de aprendizagem.
Quando os computadores são utilizados de forma inadequada e que as crianças
não têm domínio acaba por trazer resultados negativos. Contrária a isso, no processo
educacional se busca a construção do conhecimento e , sendo assim, o professor de
informática necessita estar atento para direcionar e restringir a sites e atividades
educativas, para que se obtenha o resultado esperado.
A sala informatizada aonde temos muita tecnologia e acesso a milhares de
softwares e a busca incansável por suprir as curiosidades mentais e acadêmicas na
internet.
Esta enorme gama de informações globalizadas e disponíveis em algumas escolas
mais acessíveis, coloca os alunos a par de mudanças ocorridas no mundo no momento
que acontecem.
E mesmo que estas informações estejam de fácil acesso, elas nem sempre são
confiáveis e totalmente verídicas.
Necessitamos de muita observação e análise dos sites que serão pesquisados e
trabalhados com nossos alunos, pois muitos deles trazem informações inadequadas e
impróprias as suas idades e desenvolvimento psicológico, podendo ser até mesmo uma
experiência traumática.
A atuação de um professor liderando sua atuação na prática pedagógica é
essencial para que não se ocorra uma desagradável atividade na área tecnológica, é
necessário que haja um planejamento inicial, e uma análise profunda dos sites e
atividades a serem trabalhadas pelos alunos.
9
*Amorim, Sandra Taís. Professora de Informática pedagógica da EBM Olga Rutzen Blumenau S.C.
Licenciada em Ciências Biológicas, Bacharel em Ecologia, especialista em Educação Ambiental;
Mestranda em Ciências da Educação Uldelmar. Autora do livro Sustentabilidade Ambiental, Livro
Pronto S.P; 2010.