O PMO – Project Management Office, tem o objetivo de conduzir, planejar, organizar, controlar e finalizar as atividades de um projeto que pode ser um BPO ou outro tipo projeto, cujo o qual existe a distancia entre os núcleos base e os remotos. O PMO fica dentro da chamada unidade organizacional que abriga pessoas com conhecimento de Gerenciamento capazes de prestarem todo o suporte necessário aos gerentes de frente e suas equipes. O PMO na verdade fica dentro dos QG – quartel geral como alguns o denominam, pois é onde se concentra as informações de controle.
 
Dentro das novas tarefas de projetos remotos ou de BPO o PMO torna-se necessário para que haja integração no momento de apoiar as atividades de gerenciamento de um projeto analisando dados, auxiliando em tomadas de decisões e por conseqüência a divisão das tarefas dos gerentes no que diz respeito a sobrecarga que existe em um BPO devido suas particularidades muitas vezes seja diferente de lugar para lugar quando há bases distantes e distintas dentro de um único projeto atendendo um único cliente.
 
Ser um PMO hoje dentro de um projeto merece ter como características a simplicidade, o bom relacionamento com todos, facilidade de dialogar e ouvir, interpretar situações imaginaria de alguma localidade distante onde a dificuldade é atípica dos grandes centros... Deve aceitar a realidade da empresa, do cliente e ate mesmo da região e ou do país, haja vista que cada um tem o seu parâmetro de qualidade e exigibilidade que devem ser respeitadas. Tem como função também de coordenar padrões de qualidade, auxiliar na priorização de recursos e feeling para capacitar profissionais que estão em outra função e que poderiam dar mais resultados em atuando em outra área do projeto, além de identificar e oferecer todo o suporte a gerencias de frente. Em fim, ser um PMO é na verdade torna-se uma plataforma de aconselhamento para gestores, gerentes e diretorias de um determinado projeto e ou BPO.
 
Abaixo o peso que um PMO tem dentro de um projeto.
 
Função do PMO% de PMOs onde função é importante
Reportar status do projeto para a alta direção83%
Desenvolver e implementar uma metodologia padrão76%
Monitorar e controlar o desempenho do projeto65%
Desenvolver competências dos funcionários, incluindo treinamento65%
Implementar e manter um sistema de informações de projetos60%
Prover aconselhamento à alta direção60%
Coordenação entre projetos59%
Desenvolver e manter um scoreboard de projetos58%
Promover o gerenciamento de projetos na organização55%
Monitorar e controlar o desempenho do PMO50%
Participar do planejamento estratégico49%
Prover mentoring para gerentes de projeto49%
Gerenciar um ou mais portifólios49%
Identificar, selecionar e priorizar novos projetos48%
Gerenciar arquivos de documentação dos projetos48%
Gerenciar um ou mais programas48%
Conduzir auditorias nos projetos45%
Gerenciar interfaces com clientes45%
Prover um conjunto de ferramentas sem preocupação com padronização42%
Executar tarefas especializadas para os gerentes de projeto42%
Alocar recursos entre projetos40%
Conduzir revisões pós-projetos38%
Implementar e gerenciar um banco de dados de lições aprendidas34%
Implementar e gerenciar um banco de dados de riscos29%
Gerenciar benefícios28%
Conduzir networking and environmental scanning*25%
Recrutar, selecionar, avaliar e determiner salários para gerentes de projeto22%
* Veja a definição de environmental scanning na Wikipédia aqui


No atual mundo coorporativo a alta é ter conhecimento em BPO, Outsourcing. Vagas garantidas e salários mais que satisfatórios para pessoas que buscam especialização em projetos. Quem aprecia um trabalho dinâmico e com constantes mudanças e frenéticas decisões quando se pensa ter acertado o caminho...
 
Esse é o novo mercado surgindo.