Personalidade – Temperamento – Caráter

Personalidade – Temperamento – Caráter

Nossa intenção com esta enumeração de conceitos sobre Personalidade, Temperamento e Caráter é possibilitar o entendimento do que seja temperamento e onde encontrar-se enquadrado. Espécie de introdução para os artigos que pretendemos elaborar sobre cada um dos quatro temperamentos.

Do dicionário Aurélio - Personalidade: qualidade do que é pessoal; pessoalidade; o que determina a individualidade de uma pessoa moral; o elemento estável da conduta de uma pessoa; sua maneira habitual de ser; aquilo que a distingue de outra; traços típicos; originalidade.

Ou seja, tudo aquilo que distingue um indivíduo de outro indivíduo.

A personalidade é uma estrutura interna, formada por diversos fatores em interação. Não se reduz a um traço apenas, como a autodeterminação, ou a um valor moral.

É amplamente aceito que a personalidade se desenvolve através da interação de disposições hereditárias e influências ambientais. A personalidade é constituída do que poderíamos chamar de “herança biológica” e de “aquisição ambiental”.

A “herança biológica” reúne os fatores biológicos que estão determinados desde a concepção do bebê: a estatura, cor dos olhos, da pele, temperamento, reflexos musculares etc. É aquilo que o bebê recebe de herança genética de seus pais.

A “aquisição ambiental” reúne fatores ambientais relacionados à cultura, hábitos familiares, grupos sociais, escola, responsabilidade, moral e ética, etc. São experiências vividas pela criança.

A personalidade é formada durante as etapas do desenvolvimento, pelas quais passa a criança desde a gestação. São determinantes na formação tanto os elementos biológicos herdados, como os adquiridos do meio ambiente, no qual a criança está inserida.

Assim, em linhas gerais, podemos definir personalidade como sendo o conjunto de elementos temperamentais, que foram herdados, durante a gestação, e de elementos adquiridos do meio, durante as etapas do desenvolvimento, que formam o mundo interno psíquico de uma pessoa.

Ou, ainda, a definição freudiana: "personalidade é a organização dinâmica dos traços no interior do "eu", formados a partir dos genes particulares que herdamos, das existências singulares que suportamos e das percepções individuais que temos do mundo, capazes de tornar cada indivíduo único em sua maneira de ser e de desempenhar o seu papel social."

Do Dicionário Aurélio: Temperamento poderia ser entendido como índole, feitio, têmpera e seria o conjunto dos traços psicofisiológicos de uma pessoa, e que lhe determinam as reações emocionais, os estados de humor, o caráter.

Outras tentativas encontradas para conceituar temperamento:

“o conjunto das disposições orgânicas de um indivíduo”;

“é a tendência do humor do indivíduo, que caracteriza sua reação e sensibilidade em relação aos fatos da vida”; e

“é um aspecto inato, biológico da personalidade. As qualidades que estão relacionadas com o temperamento incluem entre outras, excitabilidade, irascibilidade, impulsividade, receptividade (sensibilidade), reserva, passividade, otimismo, pessimismo, vivacidade e letargia”.

Outro dado que poderia ajudar no entendimento do que é temperamento é enumeração de características que diferenciam temperamento de personalidade:

o temperamento é biologicamente determinado e a personalidade é um produto do ambiente social; e

diferenças individuais com características temperamentais como ansiedade, extroversão-introversão, também são observados em animais, ao passo que personalidade é a prerrogativa de seres humanos.

Resumidamente, o temperamento reflete as contribuições biológicas herdadas.

A sabedoria da Grécia Antiga registrada nos escritos do médico Hipócrates (400 AC aproximadamente) propunha a visão de que o corpo humano contém quatro humores essenciais – flegma (água em grego), bile amarela, bile negra e sangue - que eram secretados por diferentes órgãos, possuíam diferentes qualidades e variavam de acordo com as estações do ano.

O conhecimento da personalidade humana teve real contribuição da teoria dos temperamentos. Fundamentava-se numa classificação quaternária do cosmos, que estabelecia quatro tipos de temperamentos, conforme a predominância no organismo de um dos quatro componentes desses temperamentos.

Esses quatro componentes, correspondentes a cada um dos temperamentos, guardariam uma correspondência com os quatro elementos físicos constitutivos da realidade (fogo, água, ar, terra), as estações do ano (verão, inverno, primavera, outono), as idades da vida (infância, juventude, maturidade, velhice), as horas do dia (a manhã, o meio dia, o entardecer e a noite).

Esses quatro componentes seriam responsáveis pelo nível de equilíbrio do indivíduo e por sua constituição física.

Podemos observar que muito pouco foi acrescentado ao pensamento de Hipócrates e, afirma-se hoje, que os indivíduos se encontram em quatro grupos de temperamentos: Colérico (ardente como uma chama – bile amarela), Fleumático (adaptável como a água - flegma, em grego), Sangüíneo (sangue movimento - inquieto como o ar) Melancólico (pesados e com “pé no chão” - terra - bile negra).

Apesar de anteriormente à pesquisa, nosso entendimento ser o de Caráter como sendo parte da personalidade e durante a pesquisa nos parecer mais consistente Caráter como sendo a forma do indivíduo expressar sua Personalidade, vamos, a seguir, registrar um resumo que contém os dois entendimentos.

Caráter significa padrão de valores da personalidade. É constituído de valores morais e sociais. Adquiri-se o caráter na família, na escola e na sociedade em geral. O Caráter corresponde a nossa aquisição sobre as influências do meio a que somos submetidos, e incorpora-se à Personalidade.

Em Psicologia Caráter é o termo que designa o aspecto da personalidade responsável pela forma habitual e constante de agir peculiar a cada indivíduo.

Caráter está associado àquelas nossas ações, que satisfazem ou deixam de satisfazer os padrões aceitos da sociedade e que são, conseqüentemente, julgados como “certos” ou “errados.

Principalmente, no início da vida, as ações do meio desencadeiam pensamentos, sentimentos, que nos levam ao entendimento sobre nós mesmos e sobre nossas capacidades e restrições.

Cria-se uma idéia em mente sobre como é o mundo e como "é cada um de nós". Tal idéia forma o Caráter e orienta as escolhas futuras.

De acordo com Reich (1995), o Caráter é o conjunto de reações e hábitos de comportamento que vão sendo adquiridos ao longo da vida e que especificam o modo individual de cada pessoa. Portanto, o Caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas para várias situações. Incluem aqui as atitudes e valores conscientes, o estilo de comportamento (timidez, agressividade e assim por diante) e as atitudes físicas (postura, hábitos de manutenção e movimentação do corpo). Em outras palavras, o Caráter é a forma com que a pessoa se mostra ao mundo; é a expressão da personalidade por meio das atitudes de uma pessoa.

É por meio de o caráter que a personalidade do indivíduo se manifesta. Portanto, conhecer o caráter de uma pessoa significa conhecer os traços essenciais, que determinam o conjunto de seus atos.

Desde o momento da fecundação, todas as informações genéticas do pai e da mãe passam ao novo bebê, constituindo o seu temperamento. Ainda na gestação, o bebê apreende todos os estímulos provindos do meio. Sente e sofre com qualquer alteração sofrida pela mãe durante a gestação e gradativamente, vai incorporando esses estímulos e organizando-os em seu mundo interno, contribuindo para a formação de sua personalidade.

Os possíveis comprometimentos que por ventura irá ter ao longo das etapas de desenvolvimento, irão determinar a sua forma de agir e reagir perante a vida, constituindo assim, o seu Caráter, sendo esse, nada mais do que a expressão de seu mundo interno.

Então, cada pessoa assumirá uma forma definida de funcionamento, padrão típico de agir frente às mais inusitadas situações.

Como exemplo, podemos pensar numa sala de aula cheia de alunos, onde, sem ninguém esperar, entra um bandido armado. É provável que todos se assustem, porém, cada qual irá reagir com base em sua estrutura de caráter. Alguns desmaiam de medo, outros têm diarréia, sono, taquicardia, sudorese.

Encontramos também aqueles que querem persuadir o bandido, os que tentam seduzi-lo, os que procuram enfrentá-lo, mesmo ele estando armado. E assim, uma sucessão de comportamentos irá aparecer perante a mesma situação.

Fontes:

Dicionário Aurélio;

wikipédia;

paragrupo5.blogspot.com;

centroreichiano.com.br.

J Coelho
Enviado por J Coelho em 28/03/2010
Código do texto: T2164599
Classificação de conteúdo: seguro