A diferente noção de DIMINUTIVO para uma criança em fase inicial de aprendizagem da parte escrita
Para um aluno a partir da 3a. ou 4a. série, tal-
vez esse problema inexista. Porém, para uma criança em fase inicial de
aprendizagem da parte escrita da língua, isso ocorre.
Explicando melhor ...
Para um aluno (já) de 3a. ou 4a. série, o
emprego dos sufixos INHO, ZINHO, indicativos de diminutivo sintético,
já lhe dá ideia de que as palavras que contêm esses sufixos indicam
que elas - as palavras - estão indicando ALGO EM TAMANHO MENOR,
no caso, a forma diminutivo.
Porém, conforme dito, se a uma criança em
fase inicial de aprendizagem da parte escrita de uma língua forem a-
presentadas, por exemplo, as palavras BOLA e BOLINHA (apresenta-
das, repetimos, DE FORMA ESCRITA) e for perguntado a a essa criança qual das duas palavras indica algo MENOR (para testar nela a noção de diminutivo) PROVAVELMENTE ela dirá que é a palavra BOLA.
E qual é a "leitura" que essa criança faz
ao apresentar esta resposta ?
É a quantidade de sílabas das duas palavras
que "indicará" à criança qual das duas palavras dá idéia de algo MENOR (no caso, o diminutivo). Para a criança, "bola" SÓ tem 4 le-
tras e 2 sílabas, ao passo que "bolinha" tem 7 letras e 3 sílabas.Logo,
...