A diferente noção de DIMINUTIVO para uma criança em fase inicial de aprendizagem da parte escrita

Para um aluno a partir da 3a. ou 4a. série, tal-

vez esse problema inexista. Porém, para uma criança em fase inicial de

aprendizagem da parte escrita da língua, isso ocorre.

Explicando melhor ...

Para um aluno (já) de 3a. ou 4a. série, o

emprego dos sufixos INHO, ZINHO, indicativos de diminutivo sintético,

já lhe dá ideia de que as palavras que contêm esses sufixos indicam

que elas - as palavras - estão indicando ALGO EM TAMANHO MENOR,

no caso, a forma diminutivo.

Porém, conforme dito, se a uma criança em

fase inicial de aprendizagem da parte escrita de uma língua forem a-

presentadas, por exemplo, as palavras BOLA e BOLINHA (apresenta-

das, repetimos, DE FORMA ESCRITA) e for perguntado a a essa criança qual das duas palavras indica algo MENOR (para testar nela a noção de diminutivo) PROVAVELMENTE ela dirá que é a palavra BOLA.

E qual é a "leitura" que essa criança faz

ao apresentar esta resposta ?

É a quantidade de sílabas das duas palavras

que "indicará" à criança qual das duas palavras dá idéia de algo MENOR (no caso, o diminutivo). Para a criança, "bola" SÓ tem 4 le-

tras e 2 sílabas, ao passo que "bolinha" tem 7 letras e 3 sílabas.Logo,

...

pedralis
Enviado por pedralis em 29/11/2009
Código do texto: T1950662
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