A Criança como Reflexo do Ambiente Familiar

A família é a base do desenvolvimento infantil, constituindo a primeira fonte de aprendizagem para a criança, sendo o lugar onde ela aprende a viver, ser e estar e onde começa o processo de formação dos valores sociais, é neste ambiente que o individuo aprende a respeitar os outros e colaborar com eles. No meio familiar a criança adquiri

o alicerce necessário para o desenvolvimento da sua capacidade de raciocinar e imaginar, do senso de responsabilidade e de curiosidade em relação ao mundo. A família é privilegiada em relação à educação, pois é no seu meio natural que a criança nasce, existe e se desperta como pessoa, uma boa educação dentro de casa garante uma base mais solida e segura no contato com as adversidades culturais e sociais característica do processo de amadurecimento.

Muitas das lições aprendidas no contato com os cuidadores fixam-se de tal maneira na personalidade da criança que esta carrega consigo durante toda vida. A família é responsável pelo estimulo constante, necessário para o desenvolvimento integral da criança e também por dar limites tão necessário para desenvolver uma personalidade sadia como para o convívio do individuo com a sociedade.

Entendes-se a palavra limite como regras ou leis a seguir, limites que pressupõe equilíbrio, a criança precisa sentir-se segura, importante e capaz de ver a vida de uma forma autônoma além de lidar saudavelmente com seus conflitos e frustrações. A existência de limites é de extrema importância para a criança, antes mesmo dela nascer, ainda no útero esta vive em um espaço limitado mais totalmente adequado as suas necessidades, assim será por toda a vida da criança e futuro adulto, com regras, normas e leis a seguir e respeitar. A criança aprende desde pequena o que a mãe/cuidador não gosta, o que é perigoso, o que pode e o que não pode fazer. A postura que a família assume em relações aos fatos da vida, ira ajudar a definir, em grande parte a conduta da criança bem como a sua maneira de enxergar as circunstâncias que o cotidiano lhe apresenta. Quando a criança tem claro para si os papeis e os limites de cada um, ela sabe exatamente até onde pode ir e onde deve parar, esta precisa assiduamente da aprovação do outro, sendo de extrema importância para ela a opinião das pessoas em relação as suas capacidades. Se sentir-se confiante certamente aprenderá a valorizar-se, porém, se acreditar que não apostam em sua capacidade, dificilmente ela mesma apostará. Esta visão que a criança adquiri de si própria é fundamental para o seu processo de desenvolvimento e aprendizagem.

A família é o suporte que toda criança precisa e infelizmente nem todas tem, cabe a família entender que a criança precisa de liberdade, mais por si só não tem condições de avaliar o que é melhor ou pior para ela mesma, é base influente no desenvolvimento das capacidades cognitivas e na estruturação das características afetivas, tais como ética, inter-relação pessoal e de inserção social tão necessárias para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania.

Fernanda Lovison
Enviado por Fernanda Lovison em 10/11/2009
Reeditado em 11/11/2009
Código do texto: T1916694