ANOTAÇÕES CURIOSAS (2)

_____________________________________

Literárias e Não Literárias

 

Menendro (famosopoetagrego) desencorajava a educação da mulher, uma vezque, paraele, isso equivaleria a tornar uma cobramaisvenenosa.

Apolo incumbiu Agamedes – célebre arquiteto grego - e seu amigo Trofônio de construir o seu templo. Depois de terminada a obra, o deus grego premiou a Agamedes e seu amigo com a morte; segundo Apolo, o bem maior a que um mortal poderia aspirar.

A obra literária mais extensa do mundo é sobre a doutrina budista praticada no Tibete.

O primeiro romance literário do mundo foi escrito pela japonesa Murasaki Shibiku, no ano 1007. Ela escreveu um livro chamado "A História de Genji", que narrava à história de um príncipe em busca do amor e da sabedoria.

Entre 1944 e 1947, o jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues escreveu novelas de folhetim com o nome de Suzana Flag.

O primeiro poeta brasileiro a publicar um livro foi Manoel Botelho de Oliveira em 1705. O livro era "Música do Parnaso", e foi impresso na oficina de Miguel Menescal.

O tzar Ivan IV da Rússia, que reinou de 1533 a 1584, mandou executar na fogueira um matemático a quem pedira, apenas para divertir a corte, que calculasse o número exato dos tijolos necessários para construir determinado prédio. Ao término da obra, verificada a precisão dos cálculos, Ivan IV sentenciou o matemático à morte como bruxo, porque era dotado de estranhos e perigosos poderes.

Beethoven tinha a esquisita mania de despejar água gelada na cabeça. Dizia o compositor que não existia coisa melhor para estimular a imaginação do que água fria.

Leonardo da Vinci era canhoto. Ele tinha o costume de fazer suas anotações da esquerda para a direita.

Na Antiguidade Grega, acreditava-se que o tamanho do nariz era proporcional ao dos órgãos genitais, e narizes grandes eram sinônimos de virilidade. Por isso, os guerreiros corajosos eram denominados "nasuti". Virgílio, na "Eneida", descreve o costume de amputação da pirâmide nasal em homens e mulheres como punição ao crime de adultério.

Em 1986, Júlio Verne sofreu uma estranha tentativa de assassinato. Seu sobrinho Gaston, filho de seu irmão Paul, deu-lhe um tiro. A bala ficou alojada entre o tornozelo e o pé, deixando-o coxo. Gaston foi internado em um manicômio pelo resto de sua vida.

Os gregos acreditavam que os seres vivos respiravam pelas orelhas. O filósofo Alcmaeon (580AC) escreveu que "o sopro da vida entra pela orelha direita, e o sopro da morte, pela orelha esquerda".

Aristóteles (384-322 a. C.), em seu livro "A História dos Animais escreveu que as pessoas com orelhas grandes e salientes tinham uma tendência para as conversas sem importância e fofocas". ®Sérgio.

Veja Também: (clique no link):

Anotações Curiosas (1) - Literárias e Não Literárias.

____________________

Se vocêencontraromissões e/ou erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura e, antecipadamente, qualquercomentário.

Volte Sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 10/11/2009
Reeditado em 11/01/2012
Código do texto: T1914995