É CULPA DE DEUS?

Deus, no princípio, criou um paraíso para suas primeiras criaturas, não existia dor, não existiam sofrimento nem a maldade. Mas os tais decidiram desobedecer, mudando os planos do criador, resultando esse ato na entrada dos males e da maldade neste mundo.

Deus enviou seu próprio Filho, Jesus, para resgatar a humanidade, fazer o bem e pregar amor e a misericórida, o homem escolheu lavar as mãos, pendê-Lo e crucificá-Lo entre ladrões.

Deus sonhou um mundo bonito sem poluição, mas a ganância e o descaso de muitos poluem rios e mares, turvam as águas das fontes, tão puras em sua nascente. Matam-se espécies da fauna marinha e peixes dos rios boiam na correnteza. Florestas que quase desaparecem, sacrificados são os animais, na destruição de seu habitat. Assim se registram as espécies em extinção e a reviravolta no clima do planeta, causando sérios problemas de destruição e danos ao ecossistema. Ignoram-se as leis dos homens, da natureza e, o pior, as leis divinas.

Ele deu sabedoria ao homem para crescer, produzir, para administrar com probidade e praticarr a justiça social, mas o poder distribue mal a renda: Uns têm muito, a maioria o mínimo e há os que dependem de outros para comer. E a África e outros despossuídos clamam de dor.

Deus, através de seu Filho, pregou a igualdade, a fraternidade o amor comum, mas alguns criaram os regimes de castas, onde os maiorais pisam os "inferiores" e massacram no nascedouro suas pretensas possibilidades.

Deus almejou que cada ser humano tivesse uma família equilibrada, bem dirigida, mas o indivíduo se entregou aos vícios, aos negócios escusos, ao jogo, desestruturou a si e aos que dele dependem. Veio a falência, a carência, e outros males que resultam dos maus atos e das más escolhas.

Deus capacitou ao homem descobrir as matérias primas, criar grandes inventos, mas ele fez a bomba atômica, projetou armas poderosas, promoveu guerras e conflitos, puniu o semelhante a soberba de alguns líderes políticos ou fanáticos sem ideais.

Deus permitiu que esse mesmo homem evoluísse, fabricasse carros, veículos diversos, até mesmo aviões e navios, mas o próprio ser humano utiliza erradamente esses recursos, dirigindo bêbados, sonolentos, ignorando os riscos para si e ao semelhante inocente, causando acidentes e grandes tragédias e fomentando grandes guerras. O que foi criado pro bem passou a ser usado para o mal.

Deus criou as diferentes raças, em sua criatividade: o negro, o branco, o amarelo e o índio, com sua cútis vermelha e sua beleza peculiar. O homem inventou o preconceito, o julgar ser melhor que o outro e muitos passaram a acreditar que isso é normal.

Deus quis que os povos tivessem dirigentes capazes de promover o bem, que dessen oportunidades iguais a outros menos privilegiados, mas eles escolheram cultivar a ambição, o destempero. alguns que se tornaram os verdadeiros inimigos dos que o promoveram, causando injustiças várias para alimentar a própria ganância.

Deus idealizou que as igrejas fossem dirigidas por pastores lúcidos, que, por respeito ao próprio Deus, fizessem bom uso dos recursos que a própria comunidade, com liberalidade, oferece como dízimos e espórtulas, mas alguns deles se transformaram em lobos roubadores, que falam de Deus magistralmente e atraiçoam ao seu próximo. Tal como a própria Bíblia predisse, em Mateus 7-15.

Deus sonhou com uma humanidade que amasse uns aos outros, se respeitasse, mas o homem rouba, engana, trapaceia, escraviza, estupra, atropela, mata.

Deus nos criou para que fossemos felizes, mas há quem pense que ser feliz é conseguir seus intentos a qualquer preço, de qualquer maneira, dane-se o resto, que não passa de resto pra ele.

Deus que é bom, magnânimo, poderoso, misericordioso e perfeito

vê com tristeza o rumo tomado pelas suas criaturas, que ainda têm a ignorância de, ao presenciar uma catástrofe ou uma tragédia, é capaz de dizer: Deus quis assim, essa é a vontade de Deus. Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que dizem!