Relacionamentos de Mentoria, Impactos Decisivos Sobre o Seu Destino.

Ao escrever este texto tenho em mente o meu sogro. Afortunado sou por fazer parte da família de um homem habilidoso em muitas questões, dentre elas o jogo de damas. Faço meu elogio com liberdade e a com a distancia de 1700 quilômetros , aproximadamente.

O seu Carlos, como o chamamos, é um daqueles jogadores de damas difíceis de se ganhar. Perspicaz, concentrado, conhecedor das regras e da matemática dos movimentos das peças, é capaz de dizer na primeira ação de seu adversário se o embate chegará ao fim empatado ou com a vitória de um deles. Invariavelmente seu diagnóstico é exato.

Faço esta abordagem inicial porque temos em vista o seu modo de praticar o seu hobby e a sua diligencia em empreender sua prática. O Seu Carlos precisou admirar a prática do jogo de damas, antes que pudesse desenvolvê-lo. Precisou gostar do jogo.

Da mesma maneira, eu e você, nos tornaremos excelentes naquilo que desejarmos ou gostarmos. Neste nível seremos levados ao interesse desperto no tocante ao conhecimento das regras e enfim nos relacionaremos com aqueles que praticam aquilo do qual gostamos, levando nossa atividade a efeito com a ajuda de um mentor ou professor ideal.

É assim na vida natural, espiritual, nos relacionamentos, nos negócios, na prática profissional. Interessamos-nos, procuramos nos informar, relacionamo-nos com pessoas de interesses afins e por fim estabeleceremos dentre eles um mentor, o qual estabelecerá influencia sobre o modo como desenvolvemos o nosso desempenho.

A mentoria ou o aprendizado com aquele que nos influencia e a prática contínua serão os elementos que aprofundarão e expandirão o poder das nossas habilidades, potencializando a excelência nas nossas ações.

Espiritualmente falando, quando somos atraídos aos braços do Pai Celestial, no relacionamento com o Senhor, somos desafiados a nos informar, conhecendo a Palavra de Deus e nos envolvendo com aqueles que a valorizam. Para isto procuraremos aqueles que já vivem esta experiência com sinceridade e sobriedade. Dentre estes escolheremos um mentor ou discipulador e este nos conduzirá ao contexto da excelência por sua influência permitida em nossas vidas.

Isoladamente poderíamos tentar o alcance desta excelência pessoal, no entanto ela jamais seria reconhecida ou legitimada a não ser pelo convívio interpessoal. Digo isto porque não existe excelência “single”, mas aquela que se evidencie no serviço mútuo, uma vez que toda as praticas pessoais serão positivamente avaliadas pelo benefício prestado a outros.

Desta forma, para que a excelência se torne a minha parceira, preciso, em primeiro lugar, estabelecer o grau e o foco dos meus interesses pessoais, e se eles são realmente dignos de tal investimento e atenção.

Precisarei ainda encontrar a base didática, os ambientes ou pessoas que os desenvolvem, a fim de crescer no conhecimento daquilo que propus como foco.

Necessariamente estabelecerei os limites do meu destino à espécie de mentoria a que resolvo ligar-me. Cito como exemplo os atletas de alta performance, os quais, buscam relacionamentos de influencia nos mentores de experiência e resultados comprovados.

A ligação com mentores medíocres limita o horizonte pessoal à mediocridade, o relacionamento e aprendizado com mentores excelentes levarão os nossos destinos a excelência.

Certamente este é o assunto de maior interesse a respeito de nossas vidas, uma vez que as influencias permitidas e incidentes sobre as nossas histórias pessoais afetarão decisivamente o destino de cada um de nós.

Neste aspecto, o Deus ao qual sirvo e com Quem me relaciono; as pessoas que fazem parte do contexto de nossas vidas e com quem nos aliançamos; os mentores que influem como líderes espirituais ou naturais sobre a nossa conduta; são estas as ênfases com as quais precisaremos lidar a fim de sermos bem sucedidos, integralmente.

Um fato estabelecido é que estes relacionamentos de mentoria são inevitáveis. Aprenderemos com alguém, ensinaremos a outros. Isolados não sobreviveremos. Portanto, a unção que eu honrar, esta estabelecerá sobre o meu destino sua influencia por toda a minha vida. Daí, fica a pergunta: - A quem você honra como mentor ou mentora usado por Deus para forjar o Seu Caráter? A resposta a essa pergunta explicará o seu momento atual.