Rotary Club, Rotary International, Rotarians and yours objectives

Desde o período 1949/50, tornou-se uma “Prática Constante” de O Presidente Eleito de Rotary Internacional lançar um “Lema”. Persiste a idéia até os nossos dias. O que deve inspirar os Rotarianos ao trabalho anual e contínuo é proposto na idéia central do slogan.

O período 2005-2006 o Rotário, em prol de um mundo melhor, é embalado pela idéia central de Car – Wilhelm Stenhammar: Dar de Si Antes de Pensar em Si.

Dar de si antes de pensar em si” direciona o pensamento à ação presente e futura; um convite inteligente à atuação na linguagem universal da solidariedade, o compartilhamento, pois, do mesmo ideal humanístico.

(Coração rotariano - 2006).

Conceitos e Definições

O Rotary Internacional foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, por Paul Harris. Foi o primeiro clube de prestação de serviços. Iniciou-se nos Estados Unidos. Paul Harris viveu até janeiro de 1947. Dedicou-se de coração à formação desse instituto humanitário que em 2005 completou 100 anos de fundação; em meio a eventos, selo comemorativo, muita alegria e vitórias.

Rotary significa, em inglês, rodízio ou rotação. Essa denominação surgiu, visto que, semanalmente, encontravam-se empresários no escritório de um deles, de uma maneira alternada e seqüencial.

A denominação club, para os povos saxônios, define um grupo que, tendo qualquer natureza, reúne-se. Diversamente a esse entendimento, a língua latina, em se tratando do vocábulo clube, abriga a idéia de reunião de grupos associados no sentido de lazer, esporte e vida social.

Por questão de interpretação idiomática, o conselho de legislação de 2001, aprovando uma proposta de resolução, tornou facultativo o uso da palavra clube.

Club / Clube, para que pertença ao Rotary Internacional, tem que seguir o Estatuto e o Regimento Interno estabelecido pelo mesmo.

Essa instituição é uma organização de grupos de serviço, com mais de 32.000 Rotary-Clubs, em 168 países. São mais de 1,2 milhões de membros unidos por um forte companheirismo na execução de serviços e projetos exemplares, nacionais e internacionais, munidos do mesmo lema rotário: Dar de Si Antes de Pensar em Si. Um verdadeiro mandamento rotário que assim traduzo: dar de si antes de pensar em si é um convite a um movimento coeso de ajuda, numa avaliação rápida e profunda do custo/benefício, desconsiderando o esforço a ser desprendido.

Ao servir, ainda que advenha a alegria do dever cumprido, que seja uma felicidade póstuma à ação justa e necessária ao bem - servir em tempo hábil. (Coração rotariano – 2006).

Celebremos Rotary – Glenn E. Estess Sr. 2004-05.

Cada clube elege os seus diretores. Todo ele goza de considerável autonomia no que concerne ao âmbito do estatuto e regulamento interno rotário. Os Clubes Rotários pertencem a seus Distritos, formados pela situação físico-geográfica das cidades envolvidas. Esses Distritos têm um governador, que também ocupa a posição de Conselheiro do Rotary Internacional. Há ainda governadores, assistentes e várias comissões que auxiliam aos presidentes das Casas Rotárias nos seus trabalhos, projetos e realizações. Atualmente, são 529 Distritos sendo 38 no Brasil. O Distrito atua nos clubes de forma normativa mediante consultas ao Governador.

O Conselho Diretor do Rotary Internacional é composto por 19 rotários, incluídos o presidente e o presidente eleito, e, unidos, definem o lema e a ênfase para aquele ano.

O Rotary Internacional tem sua sede mundial em Evanston, subúrbio de Chicago e possui escritórios internacionais em vários países do mundo, inclusive no Brasil. O secretário-geral do Secretariado chefia uma equipe de 600 pessoas que trabalha para servir os Rotários de todo o mundo. Devido às muitas facetas, tradição, programas e procedimentos, pormenorizo o que me foi possível entender.

Cada Clube Rotário, sem que percam seu caráter paroquial e não perdendo de vista uma visão global do trabalho em equipe, segue em frente, com os mais nobres propósitos e realizações, posto que cada célula compõe a internacionalidade rotária globalizada.

A mesma linha de direcionamento pragmático no sentido de desenvolver lideranças, observando elevados padrões éticos.

(Coração rotariano – 2006).

Sendo a base, o patamar da instituição, o ser rotariano é aquele que participa de um segmento reconhecidamente útil à sociedade. Profissional que exerce, no seu cotidiano, rastreando a ética, voluntariamente, no ideal de servir. São indivíduos imbuídos do ideal da subserviência voluntária e dignificante em prol daqueles que sofrem. No que eu acrescento: servir no sentido mais amplo que o amor e o dever imponham.

Pedir para si pode deixar o ser humano humilhado; pedir em prol da necessidade do outro, eleva-o. (Coração rotariano – 2006).

O elitismo existente é especial; é preciso agrupar os semelhantes no sentido literal. Homens especiais (atualmente, no sentido homem/mulher) no desejo de ajudar ao próximo; pessoas que dispõem de algum tempo, muita boa vontade, exímia disposição e, sobretudo, integridade moral para realizar fundamentais obras de amor e edificação.

O ideal de servir é o que se pode chamar de canalizador de bons sentimentos que engendram ações rápidas e precisas de entendimento grupo-universal, no sentido de ajuda ao ser humano, que, malgrado a sua origem, é igual, carente e social. (Coração rotariano – 2006).

Nos primórdios do Rotary, uma norma básica foi instituída por Arthur Sheudon, tratava-se da “Comissão de Métodos em Negócios”, precursora da “Avenida de Serviços Profissionais” e depois “Avenida de Métodos de Negócios”. Essa norma a garante ética no trabalho e, isso agradaria, ainda agrada, aos companheiros de Rotary e, principalmente, a toda comunidade.

Em 1930, devido à depressão que assolou aos Estados Unidos, depois da quebra da Bolsa de Valores que, diga-se de passagem, repercutiu no mundo inteiro, inclusive no nosso país.

A Prova quádrupla: Das coisas que pensamos, dizemos ou fazemos.

Durante a depressão americana, em 1932, o Rotário Herbert J. Taylor instituiu a “Prova Quádrupla” para que se pudesse analisar a equidade das transações comerciais e, ainda hoje, mensura a verdade, a boa vontade e a decência na comunidade, nos negócios e nos afazeres pessoais do membro rotário.

1- A avaliação consiste em saber o que pensa, diz ou faz o membro rotário é baseado na verdade?

2- Se o que pensa, diz ou faz é justo para com todos os interessados;

3- Se o que pensa, diz ou faz produz boa vontade e melhores amizades;

4- Se aquilo que o membro rotário pensa diz ou faz, com certeza, traduzir-se-á em benefício para todos.

Esta é a Prova Quádrupla, seguida por Rotários do mundo inteiro. Desde a sua criação, vem sendo traduzida. Hoje expressada em 100 idiomas.

Em suma: Eu, Membro Rotário, sou um ser humano movido pela ética?

A ética se processa naturalmente entre pessoas responsáveis, idôneas e capacitadas. Porquanto, faz-se necessário o trabalho de formação do homem como um todo. É básico o alicerce de cidadania que se traduz em respeito e credibilidade. (Coração rotariano – 2006).

As reuniões e encontros ao nível de clube são realizadas em locais e horários definidos previamente pelo grupo. Costume herdado dos fundadores. Paul Harris agrupava pessoas escolhidas entre os melhores da sociedade americana da época, aqueles que podiam dar de si em prol de outros. Uma das modalidades é a reunião plenária. O grupo se reúne na hora do almoço ou do jantar; naquele tempo que todos nós temos para nos alimentar; usam desse tempo e regam as refeições com a faculdade de servir. Assim, alimentam o corpo e a alma. Afora a reunião plenária, acontece regularmente Fóruns de Serviço e seminários. Dentre outros.

No âmbito distrital, cada período rotário vai de 1º de julho a 30 de junho, dá-se dois grandes eventos: a Assembléia Distrital cuja finalidade é o treinamento dos dirigentes iniciantes e a Conferência Distrital que, além de ser um incentivo ao companheirismo, afigura-se, ainda, como uma oportunidade de avaliação das ações dos clubes.

O empenho de cada rotariano, o comprometimento dos Clubes Rotários, a assiduidade às reuniões semanais garantem um retorno em beneficie para o clube e, conseqüentemente, para a qualidade do servir.

A capacidade itinerante dessas instituições permite que o associado possa freqüentar às reuniões onde estiver, desde que consulte o Diretório Oficial ou utilize o Localizador de Clubes em ¬www.rotary.org, o sítio na Web do Rotary Internacional.

Muitos requisitos de filiação foram concebidos para que os membros participem com total acesso, construindo a sua experiência em rotary:

“Ao participarem dos projetos e serviços do clube, os membros aprendem mais sobre o envolvimento do seu clube em projetos locais e internacionais e, nesse sentido, podem dedicar o seu tempo e talento onde forem mais preciosos, em regime de voluntariado”. (Rotary, a juventude e o Esporte – p. 25 terceiro item).

Cumpre aos clubes rotários aumentar ou manter o seu quadro social num ambiente de companheirismo e participação em projetos de interesse local ou universal, apoiar a Fundação Rotária Internacional com contribuições financeiras e participar de programas cada vez mais capazes de desenvolver lideranças, num engajamento amplo, além paroquial.

“Aquilo que os Rotários recebem do Rotary depende largamente do empenho que nele colocam”.

(Rotary, a Juventude e o Esporte – p.25 “A Responsabilidade do Sócio”).

Os princípios de orientação do Rotary buscam leva-los à conquista dos mais nobres ideais de serviço dentro da ética e da solidariedade. Tais princípios foram definidos e, desde 1910, desenvolvidos continuamente em busca de aprimoramento e compreensão de seus sucintos propósitos.

Num primeiro patamar o companheirismo: o estreitar laços, o contemporizar objetivos no sentido de que se faça presente o sonho realizável da ajuda em tempo recorde.

“A vida é uma engrenagem agigantada. Cada um de nós representa um elo e todos fazemos parte essencial desse sistema. Não fora a contribuição geral, muito do conseguido não teria saído a contento; o sucesso na certa periclitaria”.

(Coração rotariano – 2006).

Adiante, percebemos a preocupação com a dignificação da atividade de cada rotário, o uso da ética nos negócios e nas profissões, reconhecendo mesmo como um caminho de bem - servir à sociedade.

Por conseguinte, torna-se latente a idéia de que a aplicação de serviço do rotário deve manifestar-se em sua vida pessoal, profissional e comunitária; o incentivo e a união no avanço da compreensão e da paz internacional pelo mesmo ideal de serviço.

Apesar da distância física entre os continentes, diferença cultural e pluralidade idiomática, ainda assim o amor se faz presente na união das forças. É o poder da multiplicação através dos recursos. È indestrutibilidade calcada no ideal de servir. (Coração rotariano – 2006).

O quadro de sócios rotários, bem diversificado, repercute a formação social, econômica e profissional da comunidade. O limite, em se tratando de número de pessoas por cada classificação, está sujeito ao tamanho do clube. Essa diversificação, além de traduzir a realidade local, proporciona um intercâmbio de experiências profissionais para a execução de projetos de serviços para o clube, facilitando a formação de líderes. O mundo necessita de líderes bem formados. O mundo carece da ética esmiuçada em exemplos probos e dignificantes da nossa condição humana e social.

Os programas e as oportunidades de serviço viabilizam unânime ajuda.

Este é o teor humanístico do Rotary. Essa entidade jovem de nascimento e milenária de sentido, uma vez que traduz o anseio do homem na busca do aperfeiçoamento humano. Isso é legítimo em Rotary Clube ativo e participante: em prol dos necessitados na comunidade e no mundo. (Coração rotariano – 2006).

Programas do Rotary Internacional são desenvolvidos e incentivados para que sejam supridas as necessidades das pessoas por todo o mundo.

No Movimento Rotário são ouvidos e almas que se irmanam num mesmo ideal e vozes adultas da experiência, da boa vontade, da imparcialidade. Juntam-se as vozes juvenis dos Interacts Clubes (jovens de quatorze a dezoito anos, estudantes do segundo grau) em prol da Prestação de Serviço, no mesmo ideal de servir, objetivado na ação em prol do desenvolvimento, compreensão e consolidação da paz mundial. Interagidas se irmanam as vozes dos Rotaractistas, aqueles que caminham para a maturidade (jovens de dezoito a trinta anos).

O mesmo ideal de servir, a mesma preocupação com os problemas da comunidade, do país e do mundo. A mesma linha de direcionamento pragmático no sentido de desenvolver lideranças, observando sempre elevados padrões éticos.

(Coração Rotário – 2006).

Os Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDC) organizam e patrocinam grupos não-rotários no afã de trabalhar pela melhoria da comunidade: mais de 5.700 Núcleos em 71 países.

Existe o espírito rotário em pessoas que não pertencem ao grupo. São pessoas imbuídas do desejo do servir constante, são os capazes da sacrossanta ajuda. (Coração Rotário – 2006).

Atualmente, existem 93 grupos de companheirismo. São grupos profissionais, recreativos, cônjuges de Rotários e Rotaractistas que partilham dos mesmos interesses. Nesta mesma linha de confraternização, trabalho, dedicação existe o Intercambio Rotário da Amizade: visitas recíprocas de Rotários e suas famílias de países distintos, fazendo com que desenvolvam consideravelmente o companheirismo e a cultura. Sabedores das dificuldades que assolam o mundo como um todo e das diferentes necessidades locais, o homem elemento-rotário torna-se um ser universal, formando sua concepção da problemática que envolve o ser humano, onde quer que ele viva.

Os voluntários e outros profissionais qualificados oferecem o seu serviço e experimentam projetos humanitários dentro ou fora do país de origem.

Os jovens de 15 a 19 anos passam férias prolongadas no estrangeiro. A cerca de 7000 a cada ano. São patrocinados por Clubes ou Distritos Rotários.

A fundação Rotária é uma entidade sem fins lucrativos que existe para apoiar o Rotary Internacional no cumprimento de seus objetivos e metas. A essas, nós poderíamos traduzi-las em caminhos que conduzem o mundo em nível local, nacional e internacional à paz tão necessária e advinda da compreensão entre os povos. Esse é um exemplo que dignifica e faz o homem levantar a cabeça e olhar de frente para o futuro, contribuindo mesmo para a volta da esperança. Esperança essa que na atualidade se faz tênue.

Verde é cor que traduz a esperança. O sentimento verde nos faz lembrar a Roda da Transformação. Esse emblema rotário é um ideal de servir constante que gira na roda dentada em prol da dignidade humana. Num agir constante, suas engrenagens, sempre em movimento, muito têm conseguido. O equilíbrio entre as nações é uma preocupação constante que se tem traduzido em muitas vitórias. A Família Rotária a custa de trabalho, diplomacia e unanimidade, através de seus pares peleja pela paz universal.

(Coração Rotariano – 2006).

Não almejando lucros, o apoio financeiro advém de contribuições voluntárias de rotarianos e amigos espalhados por todo o mundo da Fundação Rotária. Um patrimônio invejável com aplicação de mais de um bilhão de dólares. No período 2003/04, a Fundação Rotária recebeu contribuições no total de 106 milhões de dólares e deste total gastou 86,7 milhões de dólares no apoio a programas humanitários praticados pelos clubes e distritos. Cada dólar colhido junto aos rotários financia programas de cunho humanitário. A iniciativa “Cada Rotário, Cada Ano” foi criada para incentivar um donativo anual de, no mínimo, 100 dólares/ano per capita.

A idéia da doação de recursos foi proposta por Arch Kumph, o sexto presidente do Rotary Internacional que, em 1917, durante a Convenção de Atlanta, na Geórgia, EGA, propôs a criação de um “fundo de doações para o Rotary com a finalidade de espalhar em todo o mundo o bem através da caridade, da educação e de outras sendas do progresso comunitário”. Em pouco tempo, esse fundo, que ainda era uma idéia e um ideal de amor, recebeu sua primeira contribuição e depois outra e mais outra até tornar-se grande e magnânimo. A idéia e o amor frutificados em cada coração foram transformados na Fundação Rotária. Seus estatutos e o regimento interno foram adaptados à nova realidade: aquele fundo de doações com objetivos tão nobres ganhava enfim uma personalidade jurídica.

Mesmo com muitas doações a Fundação continuava a ser um grande e, paradoxalmente modesto empreendimento. No entanto, o progresso significativo estava sendo alcançado. Com o advento da Grande Depressão e Segunda Guerra Mundial não havia verba nem pessoal suficiente para montar um programa substancial de ajuda.

Os tempos difíceis dos anos 30 fez com que acontecesse um declínio. Percebeu-se que havia faltado projeto capaz de estimular o idealismo dos rotarianos. Faltara objetivos atraentes e inspiradores que os fizessem sair da inércia.

Em 1935 ficou decidido que os curadores adviriam de uma indicação do presidente que recaísse, sempre que possível sobre “o último ex-presidente e seus quatro últimos predecessores”. Isso deu credibilidade e alma nova ao Movimento Rotário. Todo o seu acervo, com a aprovação do Conselho Diretor do Rotary Internacional serviram para consolidar um único fundo e atingir os objetivos propostos. Foram nomeados 5 curadores incumbidos de “zelar, investir, dirigir e administrar”, aumentados para 11 em 1960, exigindo-se que, dentre os onze, somente seis fossem Ex-Presidentes. A partir de 1964 os curadores passaram a ter mais autonomia para dirigir trabalhos da Fundação Rotária, antes dirigidos pelo Conselho Diretor do RI.

Em 1940 uma política estabelecida permitia que as doações fossem enviadas diretamente à Fundação, sem a intermediação do Conselho Diretor do RI.

As contribuições dos Rotários destinam-se a um dos três fundos capitais:

• Fundo Anual para Programas: providencia subsídios e prêmios para os Programas da Fundação;

• Fundo Permanente: apenas parte do legado é gasto com programas da Fundação, na perspectiva de manter-se viável.

• Fundo POLIOPLUS: apóia o sonho que vem se tornando real de erradicação da poliomielite.

O sucesso dos projetos rotários depende dos subsídios humanitários advindos da Família Universal Rotária. São projetos importantes que demandam esforço, companheirismo e muita solidariedade por parte dos membros desta instituição. Projetos internacionais de serviços, assim como assistência médica, aulas de alfabetização, abertura de poços artesianos, dentre outros.

Não é para ganhar louvores que o Rotary existe e coexiste com a dura realidade de enfrentar desafios e solucionar o quase insolúvel, buscando soluções práticas e assentadas na mais pura moralidade e respeito à cidadania, há quase um século. Este interesse tão acirrado pelos semelhantes não é um interesse político-partidário nem um meio de autopromoção. Esta entidade é movida por pessoas sérias, honestas, promissoras e comprometidas com a saúde dos povos e a paz mundial. (Coração Rotário – 2006).

Dê a mão ao próximo – 2003-04 – Presidente Eleito de R. I. Jonalhan B. Majiyagbe.

Os subsídios: Facultam, auxiliam, fortalecem, fornecem, direcionam, respectivamente:

Os subsídios Distritais Simplificados facultam a utilização de uma parte do FDUC (Fundo Distrital de Utilização Controlada), para gerir campanhas humanitárias ou apoiar atividades de serviço, que beneficiem todos os níveis geográficos populacionais.

Os subsídios Equivalentes auxiliam os clubes e distritos rotários na realização de projetos humanitários em trabalho conjunto com clubes de outros países. Cada um desses parceiros contribui com 25% do valor a ser empreendido e a Fundação Rotária completa. Desta forma milhares de projetos são executados no mundo inteiro.

Os subsídios Saúde, Fome e Humanidade (3-H) fortalecem projetos desenvolventistas em longo prazo, de auto-ajuda e de criação de bases – projetos de tamanha ênfase que, sem que houvesse a união, não haveria a objetiva concretização dos mesmos. O Programa 3 H foi lançado em 2005, em comemoração aos 75º aniversário da Fundação Rotária e tem como metas promover o desenvolvimento social e humano em todo o mundo, aliviando a fome e melhorando a saúde e a qualidade de vida das pessoas menos favorecidas. Um sistema integrado de saúde beneficiará 300.000 em Mali. Igualmente relevante é o plano para diminuir a desnutrição na zona urbana da Guatemala. Para dar apoio e ajuda humanitária foi custeado, também, voluntários do Rotary para trabalharem nos campos de refugiados do Sudeste Asiático.

O Rotary entende que se faça um esforço sobre-humano e que a ajuda anteceda ao desespero. Que o socorro chegue em tempo hábil àqueles que clamam pela misericórdia de Deus e dos homens; que nunca esmoreça a mão vencida pelo cansaço da desesperança, sem que outra venha substituí-la ou a suste-la. Pois que seja constante e Universal tão sagrada ajuda. (Coração rotariano – 2006).

Os subsídios Blane de Imunização Comunitária fornecem aos clubes e distritos rotários dos Estados Unidos até 1000 dólares subsidiados para a realização de projetos humanitários.

Subsídios Rotary para professores Universitários (de cunho educacional) direcionam recursos a docentes do ensino superior para ensinarem, num campo acadêmico de uso prático, a pessoas oriundas de países subdesenvolvidos.

Sobre

Bolsas Educacionais: O maior programa mundial de bolsas internacionais em nível privado.Aproximadamente, 900 estudantes são enviados para servirem como embaixadores da boa vontade no estrangeiro.

O Programa de Bolsas Educacionais foi lançado em 1947, o mais antigo e popular programa da Fundação Rotária. A contribuição financeira imanente de todo o mundo representa a certeza do Rotary no sucesso de tal empreendimento. Sabe-se que líderes são formados e, por sua vez, contribuirão significativamente com a sua comunidade e com o mundo. O sucesso do programa depende e muito de que os Rotarianos que dão suporte a bolsas educacionais estejam cientes de que haverá cuidadoso processo de seleção, acompanhamento/orientação intensivos e personalizados, procedimento que o caracteriza hoje, e o diferenciou desde 1999.

Faz-se necessário o bem plantar para melhor colher. E, bem plantar significa a seleção cuidadosa da semente, a escolha certa do terreno e sua prévia preparação; igualmente relevantes são os cuidados ao fazer o plantio, significativos cuidados o sucedem. O acompanhamento é básico, ansiosamente se espera por amadurecidos frutos. Tal colheita tem excelsa importância em sua missão de portadores de novas sementes. Daí, advém a reprodução moral e intelectual. Esses frutos serão auto-semeadores, o doce fruto a realização social. (Coração Rotário – 2006)

Liderança e iniciativa são os pontos cruciais para a formação dos embaixadores da boa vontade que, graças aos seus conhecimentos, sensibilidade e iniciativa, venham a oferecer soluções para os problemas diversos que assolam a humanidade.

Os beneficiários dos Programas da Fundação Rotária exercem um impacto positivo sobre aqueles que cumpriram suas missões como embaixadores internacionais da boa vontade. Muitos desses bolsistas da Fundação transportaram o seu espírito de solidariedade para as suas carreiras, tornando-se profissionais voltados para serviços sociais.

Bolsas Rotary pela Paz Mundial: na área de paz e resoluções de conflitos:

Bolsas Rotary para a Resolução de Conflitos: pessoas interessadas são enviadas à Tailândia, para estudarem em programas de curta duração, no Centro Rotary dos Estudos para a Paz e Resolução de Conflitos.

Intercâmbio de Grupos de Estudo: são distritos de diferentes países que intercambiam a cultura. É direcionado a pessoas de negócios e profissionais com idades compreendidas entre 25 e 40 anos.

Em 1985 o Rotary Internacional lançou a programa POLIOPLUS objetivando imunizar toda criança do mundo contra a pólio até o centenário da organização. A Fundação Rotária foi criada em 1917, portanto em 2007.

Até 2005 o Rotary deverá ter contribuído com 800 milhões de dólares.

O Fundo POLIOPLUS financia vacinas e dá condições às campanhas maciças de vacinação. Um unânime e hercúleo esforço é desprendido para que sejam efetuadas a contento, inclusive, executando tarefas práticas como emprestar seu veículo para transporte, fornecer refeições e administrar doses de vacinas. O Rotary rastreia laboratórios, apóia a mobilização social e confia que estamos nas últimas etapas para a erradicação da poliomielite. Mais de 600 milhões de dólares foram preparados, quiçá 800 milhões até 2005. O Rotary Internacional é um dos maiores parceiros, no mesmo nível da OMS, UNICEF e dos Centros Americanos para o Controle e Prevenção de Doenças, no tocante, principalmente, ao embate à poliomielite, a fim de extingui-la da face da terra.

No que tange à saúde universal, sabemos um Rotary ligado internamente e unido a Entidades Internacionais em busca de soluções no menor tempo possível. A guisa de exemplo, podemos citar a quase erradicação da poliomielite, essa doença terrível que ceifou a vida de muitas crianças, e, que a outras, marcou terrivelmente com o estigma do aleijão e da incapacidade física.

Não fora a compactação das suas forças, o poder da vontade férrea de servir Rotário, não haveria ônus suficiente para essa batalha conjunta com a OMS e UNICEF, no enfrentamento dessa terrível doença. O sucesso desse humanístico - empreendimento já se faz claro no nosso tempo.

Esse exemplo dignifica e faz o homem levantar a cabeça e olhar de frente para o futuro, Com a perspectiva calcada na luta grandiosa, surge em nossos corações a esperança de um mundo melhor.

(Coração Rotário – 2006).

Reuniões importantes acontecem e muitos são os motivos: o partilhamento de idéias, a comemoração dos êxitos obtidos, o desfrute do companheirismo e o planejamento futuro. A Convenção do Rotary Internacional acontece em maio ou junho, diversificado o local, é o maior acontecimento em se tratando de Reuniões Rotárias. São apresentados os líderes mundiais. Todos os participantes têm a oportunidade de conhecê-los e de conhecer a sua história de vida. Todos assistem a espetáculos típicos da cultura local e, ao mesmo tempo, saboreiam o prazer de sentir a amplitude da camaradagem internacional.

Também importante são as Conferências Distritais. Os Rotários são incentivados a comparecer às Conferências que acontecem no Distrito a que pertença seu Clube Rotário. Esse é um evento familiar que engloba companheirismo e aprendizagem e ainda permite que sejam discutidos os rumos dos seus distritos, em se tratando de metas e serviços.

Servir é o lema primordial da Comunidade Rotária. Que seja o propósito de todos quantos tenham a mesma preocupação com a vida, onde haja toda uma inquietação humanitária. Eu, movida pela emoção acrescento: servir, além da exaustão.