AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

ARTIGO

AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO

LIMA, Eloina de Jesus – brasileira, professora, licenciada em Pedagogia e Estudos Sociais. Pós Graduada em Metodologia do Ensino Pesquisa e Extensão em Educação, Extensão em Espanhol, Capacitação a Distância para Gestores Escolares PROGESTÃO

Jesus veio ao mundo, se fez homem, conviveu entre nós com uma grande missão. Ensinar-nos a cerca da vida futura. Deixou claro que nada fica sem resposta. A lei Divina é de causa e efeito. Fez, cedo ou mais tarde recebe de volta. Seja o bem ou o mal. Tudo retorna. Para que os povos da época entendessem, Ele ensinou por parábolas. E diz que o reino dos Céus é semelhante a um homem rei que fez as bodas de seu filho e mandou os servos (judeus) chamarem os convidados, e esses rejeitaram. Enviou outros servos para insistirem com o convite, novamente recusaram. Uns se foram para a casa de campo e outros para o trabalho. E outros massacraram os servos e depois os mataram.

Os primeiros foram os judeus para que tomassem conhecimento de sua lei. E como rejeitaram o rei mandou que os servos trouxessem para o banquete quem eles encontrassem. Maus ou bons. A sala ficou repleta. Quando o rei adentrou a sala, à mesa viu um homem que não portava a veste nupcial (traje de luz-aura espiritual). Então o rei disse: atai-o de pés e mãos e lançai-o nas trevas exteriores: aí haverá choro e ranger de dentes. Porque são muitos os chamados e poucos os escolhidos.

Com este exemplo Jesus quis mostrar que o amor ilumina, e que devemos viver imantados unicamente no bem. Para quando chegar a hora do adeus estarmos portando o traje de luz. Porque para adentrar o Reino dos Céus é preciso amar de forma incondicional.

Jesus quando falou em amor ao próximo pela primeira vez, o povo daquela época se escandalizou. Até hoje vemos a palavra amor ser confundida com namoro, sexo, quando na realidade amar é se relacionar com igualdade de consideração, benevolência, tolerância às falhas e diferenças alheias.

No início o homem só tem instintos; mais elevado e corrompido só tem sensações; mais instruído e purificado, tem sentimentos. Então, amemos o nosso próximo como a nós mesmos.

E O AMOR RESUME TODA DOUTRINA DE JESUS.

Só o amor universal é real.

Eloina Lima
Enviado por Eloina Lima em 14/09/2008
Código do texto: T1177844
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.