Vida abundante
Abundante é aquilo que passa dos limites, que excede, que transborda. A vida dos seres humanos, nunca foi tão prolongada, embora antigamente, no tempo dos patriarcas, eles tinham uma vida mais longa. Abraão morreu com 175 anos de idade (Gn 25:7) e sua mulher Sara aos 127 anos (Gn 23:1); Isaque morreu aos 180 anos (Gn 35:28), Jacó aos 147 anos (Gn 47:28), Moisés aos 120 anos (Dt 34:7) e Josué aos 110 anos (Js 24:29). “A duração da vida humana é calculada em 70 anos, ou quando muito, 80, conforme a robustez física, como diz a oração de Moisés no Sl 90:10. Davi morreu com 70 anos (2 Sm 5:4; 1 Rs 2:11). É certo que algumas pessoas de hoje vivem mais de 80 anos, mas a maioria delas, não vivem uma vida feliz, pois dependem completamente de outras pessoas para as suas necessidades. Muitos terminam os seus dias em Abrigo de Velhos. A Associação Garimpeira, em Poxoréo, é um triste exemplo de como vivem as pessoas idosas e sem recursos para sustentar a sua velhice. Elas são praticamente abandonadas ali, à sua própria sorte.
Mas, apesar das dificuldades que se tem para viver na velhice, ninguém deseja morrer cedo. As pessoas fazem ginástica, caminhadas, tomam vitaminas e outros remédios, estabelecem um regime alimentar severo e etc., com o objetivo de prolongar a vida. O sonho de vida longa é praticamente geral. E no contexto deste assunto, surge o Senhor Jesus Cristo, prometendo VIDA ABUNDANTE, o que vem de encontro com as aspirações e expectativas da humanidade. Surge, no entanto, uma questão de entendimento entre a vida que os homens desejam e a vida eterna que o Senhor Jesus oferece.
Os homens desejam uma longa vida neste mundo. E a vida eterna que Jesus oferece não é neste mundo. Jesus oferece vida eterna a todo o que desejar viver com Ele em seu reino. E o seu reino não é deste mundo. Jo 18:36. Este mundo é o reino de Satanás. Esse é o príncipe deste mundo. Mt 4:8-9; Jo 12:31; 14:30; 16:11. Nesse texto de Jo 12:31 nós temos a informação de que “chegou o momento de ser julgado este mundo” e também o seu príncipe. É bom que saibamos que este mundo está reservado para ser consumido por fogo ardente. 2 Pe 3:7. Há uma necessidade urgente de que todos nós deixemos este mundo, para nos salvarmos da destruição. É muito bom lembrarmos de que este mundo já foi destruído uma vez por afogamento. 2 Pe 3:5-6; Gn 7:11, 21-23. E agora este mundo será novamente destruído. E como nos dias de Noé houve salvação, também agora existe salvação. Naqueles dias a salvação foi pela arca. Hoje a salvação é por meio de Jesus Cristo. At 4:12. Não há outro meio de nos salvarmos da destruição. Só Jesus pode nos garantir a vida, porque Ele é o Senhor da Vida. Jo 14:6.
Essa é a realidade. Há muita gente querendo construir impérios aqui neste mundo. E de que adiantarão esses impérios, se tudo será destruído pelo fogo. A nossa preocupação, queridos, não deve ser em nos prendermos a este mundo condenado, mas em nos salvarmos deste mundo. O Reino de Satanás está com os dias contados. Em breve será destruído. É necessário que nos mudemos para o Reino do Senhor Jesus e que ali construamos os nossos sonhos e coloquemos os nossos interesses. Lc 12:29-34.
Quando se aproximava os dias de sua morte, Jesus disse aos seus discípulos uma palavra de conforto. Ele dizia que estava indo para o Pai, mas que ele voltaria outra vez para buscá-los. Que palavra maravilhosa é essa. Vamos lê-la em Jo 14:1-3. Hoje, queridos, pela graça e pela misericórdia de Deus, que nos enviou o Salvador, nós temos a vida eterna. Jo 3:16; 5:24. Hoje o nosso reino, o nosso País, a nossa Pátria, já não é mais aqui neste mundo. Aqui somos estrangeiros. 1 Pe 2:11; Fp 3:20. Jesus, em sua oração final em favor de seus discípulos, lembrou muito bem esta questão. Jo 17:6-16.
Assim encerramos esta palavra de hoje, convidando você dar crédito à Palavra de Deus ( Jo 17:7-8). Jesus roga por você a partir daí. Veja-se que ele diz claramente que não roga pelos que são deste mundo (Jo 17:9), mas pelos crentes. Hoje você tem uma oportunidade de se tornar um crente, um servo do Rei Jesus, um cidadão do Reino dos Céus, um salvo deste mundo condenado e perdido. E o meu apelo é para que você não rejeite este convite e esta oportunidade, mas que entregue a sua vida a Jesus hoje mesmo, porque amanhã pode ser muito tarde e você poderá não ter de nova esta oportunidade. Que Deus, em Cristo Jesus, nos abençoe. Amém!
Poxoréo, em 16 de fevereiro de 1997.