Liderar para Educar

Liderar para Educar

Segundo Bühler (2005), liderar para educar é permitir que os liderados semeiem suas idéias respeitando a diversidade. Realmente, quando isso ocorre se pode dizer que o líder está alcançando os seus objetivos no processo de ensino-aprendizagem de sua equipe de trabalho. Vive-se em um mundo globalizado, que precisa de líderes que realmente incorporem esses requisitos para que se possa desenvolver uma liderança de qualidade com produtividade.

Senge (1990) afirma que o sucesso de uma empresa vai depender de sua capacidade de expansão de aprendizado, envolvendo todos os membros da organização. Deixa-se de lado a visão de que a solução para os problemas é exclusividade da alta gerência. Parte-se do princípio de que todos são aprendizes, pois o ato de aprender faz parte da natureza humana. Para o autor, o domínio de determinadas disciplinas básicas é o que distinguirá as organizações que aprendem das "organizações controladoras" e autoritárias. As disciplinas são vistas como caminhos de desenvolvimento para aquisição de determinadas habilidades ou competências. Trata-se de um corpo de teorias e técnicas que deverão ser dominadas e colocadas em prática.

O papel das organizações no aprendizado de seus funcionários vem se ampliando cada vez mais e a educação corporativa focaliza o desenvolvimento do quadro de pessoal, com vista a obter resultados no negócio. Esse processo se refere a um modelo de treinamento diferenciado, estruturado tanto para transmitir conhecimentos específicos sobre assuntos nos quais os funcionários apresentam algumas deficiências quanto preparar esses funcionários para os desafios vindouros.

Para Pinto (2005), o trabalho e a aprendizagem caminham juntos. Já se foi o tempo em que havia dois períodos distintos e estanques na vida: primeiro a escola e após a formatura, o trabalho. Há necessidade de uma formação permanente e com visão integral e perspectivas internacionais do mundo dos negócios – uma educação global, continuada.

O líder, acima de todas as outras competências, é educador. Prepara as pessoas primeiramente para a vida. Ele é um verdadeiro coach (COOK, 1994).