OBESIDADE EM CÂES.

A obesidade nos animais de estimação como nos humanos, é uma afecção produzida em sua grande maioria pela falta de exercícios físicos, ocasionada pela diminuição do espaço em que vive o animal, assim como da falta de tempo dos seus proprietários para caminhar diariamente com eles, mas principalmente pelo excesso de alimento que animais e pessoas vêm experimentando.

As rações são alimentos produzidos com base em estudos, da necessidade calórica diária dos animais. A indústria normalmente coloca nas embalagens das rações, uma quantidade média do produto diário para os variados pesos dos animais.

Infelizmente quase sempre os proprietários oferecem uma quantidade maior do que a necessária, além disso oferece também sob a forma de agrado, guloseimas que normalmente são consumidos no café da manhã, almoço e jantar dos seus proprietários.

Como a obesidade se desenvolve gradualmente, os proprietários não se dão conta da doença, até que o médico veterinário enfoque o problema.

As doenças decorrentes da obesidade são variadas: Dermatites, artrites, hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva, distúrbios endócrinos etc.

Paulo Cesar Coelho
Enviado por Paulo Cesar Coelho em 03/02/2006
Reeditado em 03/02/2006
Código do texto: T107622
Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.