A NOTRE DAME E O TREM DO PANTANAL....

Vejo nas redes sociais ironias e até comparações esdrúxulas da Campanha pela recuperação da Catedral milenar com as campanhas e arrecadações humanitárias, no meu entender é um tipo de comparação sem sentido pratico algum.

Estive na França no inicio em 2001, pela segunda vez e , em missão oficial, onde fui participar de atividades da Organização de Epizotias, pois haviam problemas de exportações de proteína animal do Brasil para a Europa, Asia e Estados Unidos, mas na Agenda também estavam atividades no sentido de conhecer o Sistema Multimodal e os sistema ferroviário e o Trem TGV de alta velocidade frances e também atividades junto a palestrantes e empresários de Turismo franceses e brasileiros.

Perguntei a um dos palestrantes qual a importância da Torre Eifel, Jardim da Tulherias, Arco do Triunfo, Louvre e a Catedral Notre Dame para a atividade de turismo francês: Sr. Michel me informou que aproximadamente 1 milhão de Turistas iam a França anualmente com o objetivo especifico de registrar, fotografar, ver, estudar , apreciar e até fazer orações na histórica Catedral que originou filmes, peças de teatro, livro e milhares de matérias jornalistas e ate poesia e contos, sem falar do filme O Corcunda de Notre Dame. Ele me disse que as atividades de turismo e visitas no entorno e dentro da Igreja acabam gerando na frança e até fora do país, mais de 30 mil postos de trabalho para dezenas de categorias profissionais, favorecendo franceses e mesmo cidadãos de outros países.

Quem nos dera se o nosso famoso Trem do Pantanal fosse valorizado pelo Governo brasileiro para o Turismo , como a Notre Dame e outros monumentos e locais importantes e até as ferrovias deles são valorizados.

Talvez, esta seja mais uma razão obra para compreendermos o valor daquela obra da humanidade, não é só religião, o Projeto Arquitetônico ou a simples curiosidade histórica e cultural que esta em discussão, mas a amplitude do que significa manter e preservar o Patrimônio histórico e cultural de cada país.

As organizações mundiais e as organizações sérias devem organizar Campanhas especificas e ter apoio dos governantes de todos os países para combater a fome e a miséria e afastar grupos picaretas que arrecadam recursos e desviam dinheiro do seu objetivo de socorrer as pessoas carentes e sofrendo com a exclusão, isso é que prejudica conseguir recursos para estas Campanhas, mas é um absurdo comparar a luta para recuperar um patrimônio da humanidade com fotografias de crianças famintas.

Se as grandes potências abandonarem a politica armamentista e os investimentos em guerras e armas químicas , atômicas nucleares capazes de destruir a Terra e investir em Educação, Geração de Emprego , Saude e esporte para o povo, Não haverá mais miseráveis , pobres e famintos na Terra. Essa é a verdade.

Estão certos os franceses em lutar para resgatar a Notre Dame, pois além do valor cultural e histórico gera emprego a milhares de homens e mulheres, sustenta milhares de familias.

Só a Destruição da N.o.B. /RFFSA e o Trem do Pantanal e Cerrado destruiu direta e indiretamente no Cerrado, interior de São Paulo e Pantanal mais de 18 mil postos de trabalho em nosso sofrido Brasil.