Gramado e Canela - relato de viagem

Destino imperdível no inverno ou no natal (no fim do ano, a cidade fica toda enfeitada), Gramado e Canela são duas cidades super charmosas e bem próximas.

Fiquei hospedada em Canela, pois deixei para reservar a viagem em cima da hora e Gramado sempre fica mais cheia. Se você gosta da badalação, hospede-se em Gramado. Se prefere um pouco mais de calma, Canela é tudo de bom. De qualquer forma, é possível circular entre as duas de ônibus ou de táxi, já que apenas 7 km separam as duas cidades.

A Catedral de Canela é simplesmente linda! Bem próxima do centro da cidade onde, aliás, há vários restaurantes interessantes.

Outra atração são as lojas de chocolate, especialmente as lojas de fábrica, com todos os tipos e formatos possíveis de chocolate e bombons.

Em Gramado, você pode conferir o Museu da Harley Davidson e diversos outlets, inclusive uma loja só de sapatos. Eu dispensei o Museu, pois queria aproveitar mais a cidade. Abaixo, algumas fotos de Gramado:

A Rua Coberta, também em Gramado, é muito charmosa. Você pode tomar um café ou uma cerveja. Eu optei por um café expresso com Baileys e chantilly, simplesmente perfeito para o frio!

Aliás, delícias culinárias não faltam: fondue e café colonial são alguns dos exemplos para quem gosta de uma boa mesa. Comi tão bem todos os dias que nem consegui "aguentar" o café colonial. O rodízio de fondues, porém, é divino!

Próximo à Canela, a Cachoeira do Caracol é um dos cartões postais da região. Eu não dei sorte: uma neblina densa simplesmente impedia a vista da cachoeira. Não há ônibus comuns que fazem o trajeto. Do centro de canela até a entrada no Parque onde está a cachoeira são 9 km. Eu fiquei hospedada numa pequena e aconchegante pousada há 3 km do centro da cidade e, portanto, a 6 km do Parque e decidi fazer o trajeto a pé. No caminho, uma pequena parada para experimentar o melhor apfelstrudel do Brasil. Realmente é muito bom!

O Castelinho Caracol serve o apfelstrudel com chá e também é uma espécie de museu com móveis e brinquedos antigos. Outra curiosidade são os relógios cucos, todos importados da Floresta Negra, na Alemanha, com precinhos bem salgados (mas é claro que são lindos!).

Chegando ao Parque você paga uma entrada. Há outras atrações além da cachoeira, mas como estava chovendo, acabei não conhecendo quase nada e voltei de táxi.

E essa ao lado foi a Cachoeira que eu "vi"...rsrs

O Mini Mundo é até uma atração interessante. São miniaturas de vários lugares famosos do mundo, todos com lindos detalhes.

Outro passeio interessante próximo a Gramado é o feito às Vinícolas. Eu conheci a fábrica da Salton, adorei a degustação gratuita (rsrs). Os vinhos têm bons preços e vale a pena levar alguns. Também há um passeio de trem às cidades próximas, como Bento Gonçalves e Garibaldi, com direito à música gaúcha e vinho.

Enfim, vale muito a pena conhecer Gramado e Canela. Ouvi falar muito bem do Hostel de Canela, embora tenha ficado numa pousada. Para chegar à Canela, você pega um ônibus no aeroporto de Porto Alegre ou na rodoviária, são 2 horas de viagem.

Para mais dicas: http://tripsdavida.blogspot.com.br