UM "PALAVRÃO" CHAMADO: CONSERVADOR!

"Vai tomar caju. Vai se lamber. Seu filho de uma uva." Nenhum palavrão hoje em dia é tão feio para muitos grupos do que o "palavrão" chamado: conservador. Nem mesmo estes citados em sua forma mais literal possível parecem ser tão imoral.

Em ambientes mais "evoluídos," por exemplo, chamar alguém de conservador equivale a quase chamar a pessoa de nazista tamanho a força negativa e pejorativa que essa palavra tem. Ser conservador para estes é estar atrelado ao atraso, burrice, crendice e, por vezes, a canalhice.

Bem, não é preciso ser nenhum sociólogo, antropólogo, teólogo, ideólogo, filósofo ou qualquer outro "ologo," para perceber minimamente que a nossa humanidade não é mais a mesma de antigamente, aliás, ontem ela já foi diferente de hoje que será de amanhã.

Desde que o mundo é mundo sempre foi e será assim. Por isso, desejar e esperar que as pessoas pensem e ajam da mesma maneira que pensavam e agiam há 20 anos (nem indo mundo longe) é pura ingenuidade para não dizer tolice. Imagine a seleção brasileira de 2024 jogando no ritmo da seleção de 70? Não daria muito certo! O jogo hoje é mais corrido e menos pensado.

Portanto, são nesses e, em muitos outros pontos, que o conservador erra, isto é, o de querer viver eternamente no passado. No entanto, do outro lado, o progressismo atual também erra quando tenta a todo custo desqualificar e desmerecer todo o passado sendo com ele preconceituoso e total desconhecedor da história da humanidade.

Porque os seres humanos só chegaram aonde chegaram graças a muitos dos princípios do passado. Princípios que não "deveriam" ser desprezados, mas sim aperfeiçoados, melhorados e até mesmo mudados.

É isso que essa galera mais "evoluída" precisa entender. Não é acabando com o passado que se constrói um bom presente e um perfeito futuro. É verificando o que deu certo ou errado, aperfeiçoando ou consertando. "Ah, vamos acabar com o patriarcalismo, com a visão binária de macho e fêmea, homem ou mulher, vamos "destituir" Deus do seu trono e fazer do ser humano seu próprio dono, diriam muitos."

Será que fazendo tudo isso (se é que já não esta sendo feito há anos) o ser humano finalmente irá melhorar? Pois bem, às últimas duas grandes guerras mundiais e as atuais, a violência urbana nas grandes capitais, o racismo depois de mais de 400 anos de escravidão, à corrupção no mundo, ganância, desprezo, à fome, etc, por enquanto não permitem acreditar. O que resta para muitos é esperar!🤷‍♂️

Danilo D
Enviado por Danilo D em 12/04/2024
Reeditado em 12/04/2024
Código do texto: T8040106
Classificação de conteúdo: seguro