O DOLOROSO CHORO de Vinicius jr. ao Falar sobre RACISMO

Em uma entrevista que deveria ser para celebrar seu futebol, Vinicius Jr. se emocionou ao falar sobre os inúmeros casos de racismo que ele vem enfrentando na Espanha. Abre aspas para ele:

 

"Eu só queria jogar futebol. Eu só quero fazer de tudo pelo meu time e pela minha família", afirmou...

 

"No futebol, há muitos jogadores melhores do que eu que já passaram por aqui. Eu quero igualdade num futuro bem próximo, menos casos de racismo e que as pessoas negras possam ter uma vida normal, como as outras. Eu quero seguir lutando só por isso, porque se fosse por mim, eu até já teria desistido. Poderia ficar em casa sem ninguém me xingar. Vou aos jogos com a cabeça centrada no jogo para que eu possa fazer o melhor para a minha equipe", disse logo antes de começar a chorar... No outro trecho emocionante, ele menciona que até crianças estão o xingando na espanha.

 

Ele trava uma luta praticamente sozinho contra uma sociedade totalmente preconceituosa, que não aceita um negro ser bem-sucedido.

 

Por isso, quando o jogador Robson evoca perseguição racial para seu caso de estupro coletivo, só joga contra a luta em oposição ao racismo.

 

Ao todo, são 11 casos de racismo que ele enfrentou, ocorridos entre 2021 e 2023...

 

Eu nunca sofri esse tipo de racismo na pele, mas sofro todos os dias o pior tipo de racismo, que é o estrutural, que normaliza uma posição de inferioridade dos negros em relação aos brancos, sendo raros em faculdades prestigiadas ou em centros urbanos, sendo relegados à parte periférica da cidade.

 

Na próxima quinta-feira, irei ao jogo do Palmeiras no Allianz Parque, e é revoltante como o meio do futebol, que costumava ser democrático, se tornou cada vez mais eugenista, com pouquíssimos negros, devido ao preço ultrajante do ingresso, proibitivo para negros. O ingresso custou-me 190 reais cada, para mim e meu irmão, que precisaremos comer e pegar um Uber, o preço que você tem que pagar para ir a um evento que costumava ser popular. Não é de se espantar que pouquíssimos negros possam ir.

 

E aí vem um branco reacionário como o Sr. Raffert dizer que eu quero acabar com os brancos, que eu sou preconceituoso, sendo que a pessoa que tanto amo é alva, e a maioria dos meus amigos são brancos.

 

Essa consciência racial eu só adquiri recentemente, devo dizer, por não ser um negro retilíneo, e sim pardo, mas eu não posso ficar à parte da luta dos meus irmãos e irmãs.

 

E o Vinicius Jr. é uma figura tão simpática que até me fez torcer para o sucesso do Real Madrid, que é um clube que sempre detestei.

 

Estou com você nessa luta, Vini. ✊🏽

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 25/03/2024
Reeditado em 25/03/2024
Código do texto: T8027726
Classificação de conteúdo: seguro