(A mulher deve ser submissa?)

 

A mulher deve ser submissa ao marido. Todos os cristãos são chamados para se submeterem uns aos outros. Submissão significa respeitar a autoridade e os desejos dos outros. Mas submissão nem sempre significa obediência.
Para entender o que a Bíblia diz sobre a mulher ser submissa, primeiro é preciso entender o que é verdadeira submissão. Na Bíblia, a submissão é uma regra para todo cristão. Todos devem se submeter à autoridade suprema de Deus (Tiago 4:7). A autoridade de Deus está acima de qualquer outra autoridade e devemos sempre obedecer a Deus.
Além da submissão a Deus, a Bíblia fala sobre a submissão entre todos (Efésios 5:21). Submissão significa viver pensando no bem dos outros, largando o egoísmo. Em vez de cuidar somente de si, da crente deve se preocupar com seus irmãos. Submissão é estar pronto para abdicar de seus próprios desejos se isso for melhor para outra pessoa (Filipenses 2:3-4).
Em relação às autoridades (governantes, líderes da igreja, pais...), submissão significa respeitar e honrar os líderes (1 Pedro 2:13-14). As autoridades devem ser obedecidas e tratadas de maneira digna. No entanto, quando as ordens são erradas, a submissão se mostra em recusar respeitosamente. O crente deve procurar a paz com as autoridades, mas deve se submeter primeiro às ordens de Deus, recusando participar do pecado (Atos dos Apóstolos 5:29).
O que a Bíblia fala sobre a mulher ser submissa
A Bíblia ordena que a mulher seja submissa ao marido (Efésios 5:22-23). Essa regra somente se aplica dentro do casamento. As mulheres não precisam se submeter a todos os homens nem estão barradas de serem autoridades. Mas, no casamento, o marido tem uma posição de liderança.

(Da Bíblia on)

A submissão feminina refere-se a um comportamento ou atitude em que uma mulher se submete a outra pessoa ou a um grupo, geralmente homens, sem questionar ou resistir. Esse tipo de submissão pode ser resultado de pressões culturais, sociais ou religiosas que estabelecem papéis e expectativas de gênero muito restritos para as mulheres.
Na maioria das vezes, a submissão feminina é vista como um comportamento negativo, pois pode levar a uma falta de autonomia e poder de decisão por parte das mulheres.
Além disso, a submissão feminina muitas vezes resulta em desigualdades de gênero, uma vez que as mulheres são frequentemente consideradas inferiores e, portanto, menos capazes de tomar decisões importantes ou participar plenamente da vida social e política.
É importante ressaltar que a escolha de ser submissa ou não deve ser livre e consciente, e não uma imposição ou um resultado de pressões externas.

O feminismo busca garantir que todas as mulheres tenham a liberdade de escolher seus próprios caminhos e definir seus próprios papéis na sociedade, sem serem limitadas pelas expectativas de gênero.
(Revista Cláudia)