A tristeza na longevidade

Como seria viver nesta Terra mais de cem anos? Seria felicidade ou tristeza? Que vantagens haveria nisso?

Conheço pessoas que pretendem viver mais de cem anos, assim como desejava viver aquela que foi a minha mãe. Esta disse que pediu duzentos anos pra Deus. Mas vejo que tais pessoas não sabem o que pedem. Pois, como a maioria vive em média menos de noventa anos na atualidade, viver mais do que a idade média traz várias razões de tristeza. Pois, se isso acontecesse, tais pessoas se sentiriam sozinhas, devido os seus consanguíneos terem deixado de existir, além de não ter nenhum amigo do seu tempo, com os quais pudesse interagir.

A isso deve se somar o fato de não mais ter quem lhe cuide e cuide dos seus negócios junto às entidades, tanto na esfera municipal, estadual ou federal.

Conheço pessoas que, assim como a que foi a minha genitora, quando se aproxima dos noventa anos já não quer mais viver, pois a vida se tornou enfadonha para elas.

Imaginemos as pessoas que viveram centenas de anos, como Adão, Matusalém, Noé, e, mesmo em passado menor, Abraão, Isaque e Jacó.

Portanto, façamos como disse um salmista, Senhor, faz-nos saber o número dos nossos dias, a fim de que alcancemos coração sábio, e não cobicemos uma existência mais do que seria razoável e necessária.

Guarulhos-Sp, 2/03/2024.

Oli Prestes

Missionário