AS RELAÇÕES HUMANAS SETOR PÚBLICO: UTOPIA OU NECESSIDADE?

Escrito por: Wilian de Moura – Graduado em Gestão de Recursos Humanos; Pós graduado em Ciências Policiais Segurança e Ordem Pública; Pós Graduado em Gestão de Segurança Pública e Policiamento.

Na contramão da evolução das Relações Humanas no ambiente de trabalho está o setor público. Atualmente sobrecarregado por ilimitados serviços burocráticos, carregados de muito papel e pouca tecnologia. O serviço público gera ao servidor um alto nível de estresse e desmotivação. A consequência disto é o mau atendimento ao cidadão, uma prestação de serviço ineficiente, que se torna uma grande bola de neve. Gerando mais burocracia, ineficiência e descontentamento de ambos os lados. Tanto de quem é usuário do serviço público, quanto do próprio servidor, sobrecarregado e desmotivado.

Um dos principais vilões deste péssimo ambiente de trabalho no setor público vem das falhas grotescas na elaboração do plano de Cargos das instituições públicas. Seus concursos várias vezes recrutam o profissional para uma área, sem sequer fazer um teste vocacional para aquele setor. O candidato ao cargo público, presta concurso para uma determinada área, sem sequer conhecer as demandas do cargo que o espera. Pois nunca foi feito uma descrição de cargo, que mostrasse realmente qual é função de cada um no funcionalismo público.

Logo, quando o servidor passa em um concurso e começa a exercer aquela função, percebe que ali não é sua área. Mas infelizmente está engessado naquele cargo, pelo resto de sua vida; porque no setor público não existe a menor possibilidade de uma ascensão de carreira, que possibilite ao colaborador fazer planos para o seu futuro profissional, ou ir pouco mais além daquilo que ele está determinado fazer.

Fadado a uma rotina estressante de serviço, na estabilidade de um cargo público, o servidor não se vê motivado, pois sabe que, mesmo estudando, se capacitando e aprimorando seus conhecimentos, pouco será a valia; afinal o atual modelo de gestão de pessoas, deste setor, jamais vai permitir sua acessão de carreira. Salvo, se por uma sorte política, ele consiga um cargo comissionado, mas que também tem data de validade e não garante uma estabilidade financeira, ou mesmo sua satisfação pessoal.

Logo, percebe-se que as diversas reclamações dos usuários do serviço público, estão diretamente vinculadas, ao próprio ambiente de trabalho e a desmotivação do servidor. O que nos faz refletir sobre a necessidade urgente de uma reforma administrativa, que volte também seu olhar para a valorização do capital humano dentro da área pública. Com planos de cargos e salários justos, ascensão de carreira, planos de treinamento e capacitação constantes e benefícios que possam trazer certo nível de satisfação ao servidor público, ao ponto de sentir-se orgulhoso de sua posição e da função de servir sua sociedade.

Mayo dizia que as pessoas são motivadas principalmente pela necessidade de reconhecimento, de aprovação social e de participação nas atividades dos grupos sociais (Conceito de Homem Social). Logo, é preciso compreender que o servidor público, também está em uma linha de produção, no entanto seu produto é a prestação de serviço ao cidadão. E para tanto, ele também quer ser reconhecido pelo seu trabalho, pelo seu esforço e por sua capacidade de prestar um serviço eficiente.

Deve-se lembrar que ninguém motiva outra pessoa, pois a motivação é algo intrínseco a cada pessoa; portanto, o máximo que as organizações podem e devem fazer é criar e consolidar instrumentos que facilitem o processo de desenvolvimento e de explicitação do nível de motivação alcançado pelos executivos e funcionários da organização. (OLIVEIRA, 2004, p146)

Concluindo, é preciso olhar para o serviço público, com uma visão mais humanística, voltada e concentrada para a principal ferramenta de produção deste setor, que são as pessoas. Criar ferramentas e mecanismos que coloque o ser humano, servidor público, como centro das atenções da relação humana no ambiente de trabalho. As Teorias das Relações Humanas mudaram e continuam mudando a todo instante, a relação entre colaborador e patrão no setor privado. E o que se vê são níveis de produção cada vez mais altos e com qualidade alcançada. Trazer para o setor público este olhar mais humano, observando as emoções, os sonhos e as metas do servidor público, podem gerar resultados jamais vistos antes; na qualidade do serviço prestado ao cidadão. E com isto toda sociedade ganha. Definitivamente, o melhor produto oferecido ao cidadão só pode vir de um servidor motivado, reconhecido e disposto a fazer o seu melhor! Isto tudo pode parecer uma grande utopia, mas um ambiente de trabalho humanizado pode fazer toda a diferença, no trato com o cidadão. Hora de começar a pensar nisto!

“Um trabalhador feliz é um trabalhador produtivo” (Elton Mayo)

Wilian de Moura
Enviado por Wilian de Moura em 28/10/2023
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