PRECARIZAÇÃO E SUCATEAMENTO DA RFFSA NOB

DESVALORIZAR PARA PRIVATIZAR A PREÇO DE 🍌

O povo de Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo tinha uma forte ligação e relação com a ferrovia, com os ferroviários e o regime dos trens de Passageiros e cargas.

Quem esteve nas Estações de Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã, Aquidauana, Miranda, Três Lagoas, Araçatuba, estações de trecho com importantes atividades econômicas e também em Bauru sabe o peso desta empresa que fazia parte da Holding RFFSA., além da geração de empregos direta e indiretas, centenas de empresas privadas, hotéis, restaurantes etc que sobreviviam muito bem em função da Rede Ferroviária, além disso a ligação cultural e histórica e desportiva, basta lembrar dos Estádios de futebol como o Noroeste de Bauru, o Noroeste de Aquidauana, os clubes ferroviários de Futebol e mesmo as quadras de Salão, Basquete, o jogo de Malha e diversas atividades culturais etc...

Alem de todas as atividades esportivas e integração com as comunidades e cidades ao longo da via férrea, até Concursos Literários eram realizados na Noroeste do Brasil e haviam atividades culturais e de lazer nos Clubes Noroeste fortemente ligados sociedade.Havia até às Olimpíadas Ferroviárias. Pouco se fala mas até o famoso Rei do ⚽ futebol jogou no Esporte Clube Noroeste de Bauru muito Jovem.

Ferrovias são estruturantes e ao serem destruídas e sucateadas, como ocorreu com a Noroeste do Brasil a desestruturação é Violênta e atingiu milhares de pessoas em dezenas de cidades e centenas de Distritos e localidades que foram devastadas brutalmente com um processo de SUCATEAMENTO e PRIVATIZAÇÃO altamente nefasta e cruel.

O jogo sujo do sucateamento e desmonte da vida e profissão dos FERROVIÁRIOS era jogado na mídia como se todas as precariedades e descaracterização fossem incompetência e inércia dos trabalhadores, grande parte da população acabou seduzida por uma nefasta política de ódio contra a Noroeste, a ferrovia e contra os ferroviarios.

O estrago na vida dos ferroviários e suas famílias foi ignorado, ocasionando doenças, depressão, alcoolismo e até mortes de trabalhadores e mais os acidentes brutais devido ao sucateamento, a exemplo dos maquinistas Wagner e Amazonas vitimados em acidente mortal no Ramal Ponta Porã em Mato Grosso do Sul.

As estações eram precarizadas e foram, muitas vezes , usadas como pressão e castigo a ferroviários que tentavam lutar contra a destruição de trens e contra essa privatização nefasta.

A administração da Estatal impulsionadas pelo governo federal divulgavam fakenews nas rádios e até em comunicados em empresas de TV atacando os dirigentes Sindicais e ferroviários que ousavam resistir e foram, Muitos transferidos, punidos e até demitidos politicamente pelo governo federal.

É triste, mas uma parte da sociedade acabou seduzida pelas mentiras do governo e acabavam reproduzindo críticas a ferrovia e aos Ferroviários o que comprova a gravidade da manipulação e do ódio e maldades dos governantes.

Até litigância de má fé em tribunais de justiça para suprimir direitos trabalhistas, sindicais e constitucionais foram utlizados em prejuízo dos ferroviários, Ferrovias e até do poder Judiciário vítima da má fé e chegaram a usar esse expediente nefasto para dividir a base sindical na NOB e demitir toda diretoria do Sindicato dos FERROVIÁRIOS de Bauru e Mato Grosso do Sul.

Uma das piores crueldades foi o fato de os governantes não realizarem um estudo sério de viabilidade dessa Privatização burra e ao menos analisar o impacto negativo na vida das pessoas e o efeito destruidor de postos de Trabalho no entorno.

Vários ferroviários e dirigentes sindicais até hoje não tiveram seus danos trabalhistas e Humanos ressarcidos pelo Estado brasileiro e muitos já foram a óbito sem ver a luz da justiça. Inclusive no início do governo Lula o Presidente e a Comissão de Anistia recebeu grave denuncia destes fatos vergonhosos para o Estado brasileiro, pois o governo anterior ignorava estes processos e retirou a comissão do Ministério da Justiça e colocou pessoas pró Ditadura e perseguições políticas para administrar estes processos, algo asqueiroso e nefasto. Verdadeiros atos fascistas dentro da empresa em franca destruição.

Acredito que na condição de modesto escritor e poeta, não tenho direito de omitir a realidade que vi e vivo na ferrovia RFFSA, Assim tenho inspirado minhas poesias, pensamentos e textos nesta realidade... Até para que as pessoas tenham acesso a esta triste realidade escondida do povo. É Preciso saber a REALIDADE dos fatos e não viver de ilusões políticas convenientes para minorias que se locupletam em cima da desgraça do povo e destruição do país.

Manoel Vitório

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 05/05/2023
Reeditado em 05/05/2023
Código do texto: T7780420
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