A Ferrovia Noroeste do Brasil foi DESTRUÍDA...

OUVI DIZER OU VI A REALIDADE DA NOB/RFFSA?!

Existe duas concepções sobre a Ferrovia 🚆 Noroeste do Brasil: Aqueles que viram o que era este complexo ferroviário, a sua importância econômica e estratégica para a região Noroeste do Brasil que chegou a ter mais de 9 mil funcionários e aqueles que ouviram falar.

Me recordo da poderosa ferrovia ainda sob a administração do ex governador Pedro Pedrossian.

Não me atenho aqui a ideologias ou fanatismo por Privatização ou Estatização, objetivo discutir as Ferrovias como um Projeto Nacional e Regional e sua capacidade de transportes mais barato, geração de empregos qualificados e o papel indutor e estruturante de um sistema ferroviário numa visão macroeconômica e integração com multimodais.

É preciso voltar no tempo e COMPREENDER que o projeto desta ferrovia surgiu no fim do século XIX e início do século XX e visava a integração do Atlântico com o pacífico, integração regional e até internacional do Brasil, foi nesse sentido um dos Projetos mais avançados de transporte e infraestrutura da América Latina na época.

Quem pesquisar verá que o Brasil chegou a criar a Comissão mista Brasil Bolívia na fronteira do Brasil com Bolivia, exatamente em Corumbá, na época estado MT integrado e antes da divisão.

A ponte de Porto Esperança, ainda de pé, DEMONSTRA por si só a importância desta ferrovia para o Brasil.

Acredito que foi uma monstruosa burrice a Privatização da RFFSA/NOB e o desmonte de nossas ferrovias, principalmente a N.O B. Foi um estrago monumental ao sistema de transporte, a população, ao país e só causou desemprego e transtorno. Atraso de vida para a região e o Brasil.

Hoje vemos discussão sobre criar novas ferrovias, reativar trechos etc... Tudo muito superficial e frouxo a meu ver, só serve para campanhas eleitorais deste ou daquele candidato, na prática a grande besteira foi feita e o custo para corrigir isso é muito alto.

A própria China ao buscar sair do atraso e desenvolver para se tornar a Segunda potência economica do planeta fez imensos investimentos em seu modal ferroviário e está integrando hoje ferrovias, rodovias e navegação fortemente. Uma das razões de virar uma Super potência no planeta, gostemos ou não de Xi Jinping e seu país.

O certo é que sem Ferrovias, os grandes países se inviabilizam cada vez mais.

Eu não ouvi falar da Noroeste do Brasil S/A, eu fui conhecer a ferrovia e depois trabalhei um tempo nela. A Privatização da RFFSA NOB foi uma tragédia, completa.

Uma das provas de que a destruição da ferrovia interessava a grupos econômicos e políticos poderosíssimos foi o verdadeiro Massacre ao conjunto de jovens Dirigentes Sindicais da Noroeste do Brasil que ousaram se contrapor a esse projeto de destruição da NOB/RFFSA.

Demissões em massa da direção do Sindicato de Bauru e MS, violação radical de direitos civis, constitucionais, humanos e trabalhistas , transferências punitivas e até corte de salário e no final demissões em massa além da destruição do patrimônio físico e material rodante etc... Muitos Ferroviários entraram em depressão, problemas de saúde, alcoolismo e até mortes. Só quem esteve dentro destas lutas viu de perto essa situação brutal e covarde. Ninguém faz isso atoa.

Houve uma Guerra destrutiva e brutal contra esta empresa e seus trabalhadores...

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 19/04/2023
Reeditado em 19/04/2023
Código do texto: T7767405
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.