Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento - PNUD - e seus ODS.

O Brasil nunca esteve tão longe de alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), traçados em 2015 pela PNDU para ser alcançado até 2030 (faz me rir) . Senão vejamos: obs.: Esses ODS só darão resultados se alcançados em conjunto.

Objetivo 1 - ERRADICAÇÃO DA POBREZA; Objetivo 2 - FOME ZERO; Objetivo 3 - SAÚDE E BEM-ESTAR

Objetivo 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; Objetivo 5 - IGUALDADE DE GÊNERO; Objetivo 6 - ÁGUA POTÁVEL

Objetivo 7 - ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL; Objetivo 8 - TRABALHO DESCENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

Objetivo 9 - INDÚSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA; Objetivo 10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES

Objetivo 11 - CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS; Objetivo 12 - CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

Objetivo 13 - AÇÃO CLIMÁTICA; Objetivo 14 - VIDA NA ÁGUA; Objetivo 15 - VIDA TERRESTRE;

Objetivo 16 - PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES e Objetivo 17 - PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO

O mundo está mais interconectado do que nunca. Melhorar o acesso à tecnologia e ao conhecimento é uma forma importante de compartilhar ideias e fomentar a inovação. A coordenação de políticas para ajudar os países em desenvolvimento a administrar sua dívida, bem como promover o investimento para os menos desenvolvidos, é vital para o crescimento e o desenvolvimento sustentáveis, de um "país em desenvolvimento". O Brasil conta com política e coordenação capaz de fomentarem a troca de ideias para ensejar INOVAÇÕES? NÃO! Tudo no oba-oba - tudo no toma lá dá cá...

Os ODS visam melhorar a cooperação entre as Regiões NORTE/ SUL , LESTE/ OESTE e vice versa, apoiando os planos nacionais para atingir todas as metas. Promover o comércio internacional e ajudar os países em desenvolvimento a aumentar suas exportações faz parte do alcance de um sistema comercial universal baseado em regras e equitativo, justo e aberto, que beneficie a todos. Estamos preparado para a concorrência no sistema comercial? NÃO!

A desigualdade de renda está aumentando – os 10% mais ricos detêm até 40% da renda global, enquanto os 10% mais pobres ganham apenas entre 2% e 7%. Se levarmos em conta a desigualdade do crescimento populacional nos países em desenvolvimento, a desigualdade aumentou 11%. - O Brasil ainda é um dos países mais desiguais do mundo, com gigantesco abismo entre ricos e pobres.

Essas disparidades cada vez maiores exigem políticas sólidas para capacitar as pessoas de baixa renda e promover a inclusão econômica de todos, independentemente de sexo, raça ou etnia. Temos políticas sólidas? Ou temos políticos sérios? NÃO!

A desigualdade de renda requer soluções globais. Isso envolve melhorar a regulação e o monitoramento dos mercados e instituições financeiras, incentivando a assistência ao desenvolvimento e o investimento estrangeiro direto nas regiões onde há maior necessidade. No Brasil existe trabalho sério nesse sentido? NÃO?

Facilitar a migração segura e a mobilidade das pessoas também é fundamental para reduzir o fosso que se torna cada vez maior. O Brasil conta com política que facilite essa mobilidade? NÃO!

Então, aquela expressão que diz "le Brésil n'est pas un pays sérieux" há quase meio século, tem seu fundo de razão.

Acorda GIGANTE ADORMECIDO!

Raio Eterno
Enviado por Raio Eterno em 07/04/2023
Código do texto: T7758541
Classificação de conteúdo: seguro