Jovens do Século XXI - Educação Financeira-I

 

1601419.jpg

Jovens do Século XXI - Educação Financeira
 

O futuro tem sido uma fonte de preocupação para muitas pessoas, mas é importante lembrar que não podemos controlar tudo o que acontecerá, embora possamos tomar medidas para estar melhor preparados e enfrentar o futuro com confiança. 

 

Definir metas para o futuro, estabelecer objetivos realistas para si mesmo e começar a trabalhar em direção a eles pode nos  ajudar a nos proporcionar uma sensação de propósito e direção.

 

Aprenda novas habilidades. É importante estarmos sempre aprendendo e adquirindo novas habilidades. 

O mundo muda rapidamente. É necessário estarmos sempre abertos a novas experiências e oportunidades de aprendizado.

 

Fazer orçamentos, ter cuidado com a gestão financeira é uma parte muitíssimo importante da preparação para o futuro. Poupar dinheiro sempre que possível para lidar com eventuais despesas imprevistas - melhor aprender sobre isso o mais rapidamente possível. Algumas pessoas afirmam que “nunca é tarde pra isso ou aquilo…”.
 

Não acredite. Há, sim um momento que é bem tarde pra iniciarmos uma nova jornada. 

 

Portanto, se você é jovem, aproveite sua juventude pra viver as coisas próprias da sua idade, mas não seja irresponsável a ponto de não frequentar uma faculdade, economizar 1 dólar que seja por mês e, sobretudo não seja bobo o bastante a ponto de querer brincar de "super herói" ou de transar sem camisinha. O resultado pode ser um caminho sem volta: perder um membro ou gerar um filho não programado. 

 

Essa parte de guardar dinheiro é primordial, simplesmente porque você não vai conseguir se equilibrar na vida se não fizer um “pé de meia”… 

Você passará toda sua vida empacado se falhar nesse quesito. Escravo de suas dívidas.

Você nunca vai nem conseguir programar uma viagem… Fazer um curso, cursar uma faculdade… 

 

Ter um pouco de recursos para eventualidades e poder se programar poderá afastar de você a ansiedade, e não precisa, necessariamente que seja algo volumoso, até pq, o que é muito pra uns pode significar pouco para outros. 
 

De grão em grão você acumula algo maior e, mais  importante: você estará criando um hábito saudável. 

 

Não é pecado! Guarde um pouco do que vc conseguir ganhar. Só o fato de você não estar no vermelho já será uma vitória. 
 

Também não tem nada a ver com ganhar muito ou pouco dinheiro 💰. Há pessoas que ganham muitíssimo bem, mas não sabem administrar e terminam gastando três vezes mais do que ganha. É um vício, uma droga! Ficam escravizados.  

 

E se o seu espelho for as outras pessoas, -   “ o que fulano vai achar de você, o que poderão achar de vc, - se está assim, assado, sapecado… lascado - no dizer popular.”. Mude! 
 

Viva sua vida de forma plena, em conformidade com as suas condições - nem menos, nem mais. Não viva sua vida pautado no que as pessoas imaginem ser a forma ideal. 

 

Mantenha um estilo de vida saudável - cuide  do corpo e da mente. É fundamental para enfrentar o futuro com força e resiliência. 

 

Certifique-se de comer bem, dormir o suficiente e fazer exercícios regularmente. Pode ser em casa mesmo, apenas crie um hábito bom  e vc vai se agradecer a si mesmo no futuro. 

 

Cultive relacionamentos significativos - tenha amigos e familiares em quem possa confiar. É importante para enfrentar os desafios do dia a dia.
 

Invista tempo e energia em seus relacionamentos pessoais e fortaleça as conexões com as pessoas que importam para você.

 

Não podemos prever o futuro, mas podemos nos preparar da melhor maneira possível para lidar com as incertezas, tanto para podermos ajudar, quanto pra receber ajuda. 

 

Há muitas pessoas que têm preocupações legítimas em relação ao futuro. 

É importante encontrar um equilíbrio saudável entre pensar no futuro e viver plenamente no presente. O passado, como disse Belchior" é uma roupa que já não nos serve mais".
Essas questões são fundamentais para vivermos uma vida tranquila, assertiva e  mais produtiva. 

 

                                     xxx

fev/2023